Autor Tópico: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?  (Lida 2287 vezes)

Offline lamsflu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá, amigos. Sou mais um que começa a conhecer o Linux e confesso que esttou gostando bastante. Mas como sou um iniciante, ainda não domino quase nada de Linux, apesar do sistema ser bem menos dificil que eu achava que fosse. Muitas das minhas dúvidas eu desfiz usando a ferramenta de pesquisa daqui, mas tem uma coisa que eu ainda não consegui fazer. Na minha máquina tem dois HD's, um com o XP e o Ubuntu e outro só com músicas, videos, fotos e arquivos de texto. Este último, que eu vou chamar aqui de "Drive D", aparecia no Ubuntu (assim como aparece pra mim a partição onde está o XP), logo que instalei o sistema, como HD de dados. Ocorre que na primeira atualização que eu fiz, cliquei no "Drive D", veio uma mensagem de erro e o Drive D sumiu do Ubuntu. A partição onde está o XP continua a aparecer em "Meu computador", mas o Drive D não. Como faço para fazer com que este HD volte a aparecer no Ubuntu?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2007, 02:59 »
Para que te ajudem, faça isto:

- abra o terminal e digite "cat /etc/fstab" ou, então, digite "gedit /etc/fstab" (ambos sem as aspas);

- copie a saída do comando (1ª opção - "cat") ou o conteúdo do arquivo (2ª opção - "gedit") e poste aqui.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2007, 13:53 »
E só para termos certeza de que nenhum desastre ocorreu: do windows você consegue ver seu outro disco rígido normalmente?
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline lamsflu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2007, 15:13 »
Tô impressinado com a rapidez com que vocês vieram ao meu socorro. Nota 1000 para a disponibilidade de vcs de ajudar. Postei ontem de madrugada e hoje já há dois amigos tentando me ajudar. Isso é louvável. Mas vamos aos fatos:

1) Para o pinduvoz:

Não estou no meu micro hoje, mas amanhã quando eu chegar em casa, dou este comando que voc~e orientou e posto a resposta aqui.

2) Para o celsofaf:

Graças a Deus não aconteceu um desastre com o HD de músicas, fotos arquivos de texto. Consigô v~e-lo e acessá-lo normalmente do XP.

Offline lamsflu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2007, 18:05 »
Para que te ajudem, faça isto:

- abra o terminal e digite "cat /etc/fstab" ou, então, digite "gedit /etc/fstab" (ambos sem as aspas);

- copie a saída do comando (1ª opção - "cat") ou o conteúdo do arquivo (2ª opção - "gedit") e poste aqui.

Pinduvoz, aqui segue o conteúdo do arquivo:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/hda2
UUID=af45de42-6219-408f-b10a-773ae7cd2994 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/hda5
UUID=b02b146b-4cfe-4bf8-af49-3fd477e93ebf none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2007, 18:07 »
Estou de saída agora, mas hoje a noite posto como fazer para incluir sua partição NTFS no fstab (ela não está nele).

Editando para tentar cumprir o prometido:

Pelo seu FSTAB, o Ubuntu está em "/dev/hda2" e a sua SWAP está em "/dev/hda5".

A partição onde está o Windows provavelmente é "/dev/hda1", mas não entendo onde estão as demais partições do primeiro HD, que seriam "hda3" e "hda4".

Vc. tem certeza de que tem dois HDs distintos (dois discos físicos instalados) ou será que vc. tem um só particionado, já que tanto para o Linux quanto para o Windows cada partição é vista como um HD distinto.

Para saber com certeza abra o gparted dando boot com seu live cd ou o cfdisk pelo terminal (sudo cfdisk). Caso opte por abrir o cfdisk apenas copie o conteúdo selecionado com o mouse (poste aqui) e use a tecla "tab" (tabulação) para ir até a opção "sair" do menu de baixo, teclando enter quando chegar nela.

Segue o conteúdo da minha tela do cfdisk, para que vc. tenha uma idéia de como ele é:

cfdisk 2.12r

                                Disco: /dev/hda
                      Tamanho: 80026361856 bytes, 80.0 GB
              Cabeças: 255 Setores por Trilha: 63 Cilindros: 9729

    Nome        Opções   Tipo Part. Tipo SA          [Rótulo]      Tamanho (M
------------------------------------------------------------------------------
    hda1        Inicializar Primária NTFS             []                  20974,47
    hda2                     Primária W95 FAT32                         47237,79
    hda3                     Primária Linux ext3                           11498,95
    hda4                     Primária Linux swap / Solaris              312,57
« Última modificação: 13 de Agosto de 2007, 20:29 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:45 »
Se vc. teve medo de abrir o cfdisk por se tratar de um particionador em modo texto, tente este comando no terminal:

ls /dev/disk/by-uuid -l   # (é L minúsculo no final).

Poste a saída (= resultado) dele aqui, até porque vamos precisar dos UUID para montar o FSTAB como no exemplo abaixo, relativo à minha partição do Windows:

# /dev/hda1
UUID=5084A5C384A5AC42    /media/hda1   ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46     0    1
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline lamsflu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2007, 00:32 »
Estou de saída agora, mas hoje a noite posto como fazer para incluir sua partição NTFS no fstab (ela não está nele).

Editando para tentar cumprir o prometido:

Pelo seu FSTAB, o Ubuntu está em "/dev/hda2" e a sua SWAP está em "/dev/hda5".

A partição onde está o Windows provavelmente é "/dev/hda1", mas não entendo onde estão as demais partições do primeiro HD, que seriam "hda3" e "hda4".

Vc. tem certeza de que tem dois HDs distintos (dois discos físicos instalados) ou será que vc. tem um só particionado, já que tanto para o Linux quanto para o Windows cada partição é vista como um HD distinto.

Para saber com certeza abra o gparted dando boot com seu live cd ou o cfdisk pelo terminal (sudo cfdisk). Caso opte por abrir o cfdisk apenas copie o conteúdo selecionado com o mouse (poste aqui) e use a tecla "tab" (tabulação) para ir até a opção "sair" do menu de baixo, teclando enter quando chegar nela.

Segue o conteúdo da minha tela do cfdisk, para que vc. tenha uma idéia de como ele é:

cfdisk 2.12r

                                Disco: /dev/hda
                      Tamanho: 80026361856 bytes, 80.0 GB
              Cabeças: 255 Setores por Trilha: 63 Cilindros: 9729

    Nome        Opções   Tipo Part. Tipo SA          [Rótulo]      Tamanho (M
------------------------------------------------------------------------------
    hda1        Inicializar Primária NTFS             []                  20974,47
    hda2                     Primária W95 FAT32                         47237,79
    hda3                     Primária Linux ext3                           11498,95
    hda4                     Primária Linux swap / Solaris              312,57


Paulo, passei o GParted e deu o seguinte resultado:

HDA

Partition        Filesystem       size                used           unused          flags

/dev/hda1     ntfs                 54.99 GIB       3.02 GIB      51.98 GIB      boot
/dev/hda2     ext3                18.71 GIB       2.85 GIB      15.85 GIB      ---
/dev/hda3     extended        878.55 MIB     ---                ---                 ---
/dev/hda5     linux-swap      878.52 MIB     ---                ---                  ---


HDB

Partition        Label             Size                 used             unused         flags

/dev/hdb1     dados           74.56 GIB        43.00 GIB      31.55 GIB      boot


Desde já agradeço pela atenção que você está dispensando a mim...

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2007, 02:57 »
Tudo bem.

Precisamos montar no boot, via fstab, o seu hdb1, que é o HD em NTFS "sumido".

Use o comando do meu último post para saber o UUID dele e, com ele copiado (use copiar e colar a partir do terminal, pois assim não tem erro), vamos editar seu fstab.

Abra o terminal e, como primeira medida, crie um backup com o comando:

sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bak

Criado o backup, entre com o comando para edição:

sudo gedit /etc/fstab

No arquivo aberto é preciso inserir as linhas do "HD sumido" (a primeira é um comentário, pois começa com #, inserido para facilitar a leitura do arquivo). Lá vão elas:

# /dev/hdb1
UUID=(cole a UUID aqui)    /media/hdb1   ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46     0    1


É melhor vc. inserir estas linhas antes do # /dev/hdc (o seu cdrom), porque assim fica garantida uma linha em branco no final do arquivo (isso é importante).

Salve o arquivo editado e reinicie o sistema.

Qualquer coisa, grita aqui.

[].

« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 13:58 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2007, 12:57 »
Cuidado ao copiar e colar a primeira instrução! Onde se lê:
Código: [Selecionar]
sudo cp /ect/fstab /etc/fstab.bakleia-se:
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bakUm pequeno erro de digitação que pode passar despercebido na hora de copiar e colar.

O resto tá certo. Divirta-se!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 13:00 por celsofaf »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: HD de músicas e arquivos de texto em NTFS - Sumiu do Ubuntu. Que fazer?
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2007, 13:57 »
Valeu pelo aviso, celsofaf.

E ao autor do post, lamsflu, peço desculpas pelo meu já corrigido erro de digitação.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 13:59 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::