Autor Tópico: Codecs Multimídia para Ubuntu 7  (Lida 23356 vezes)

Offline Thais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Online: 16 de Agosto de 2007, 20:54 »
Oi gente,
Para começar, gostaria que tenham paciencia comigo, pois estou há pouquíssimos dias com o Ubuntu (mas estou adorando =D)

Meu problema é o seguinte, devido a incompatibilidade do meu modem com o sistema, eu não tenho acesso a internet, logo, não tenho como baixar e instalar nada, nem os codecs para, digamos, trazer um pouco mais de vida para o meu computador.

Como posso resolver o problema?

Estou hoje o dia inteiro a procura dos codecs, mas devido a minha falta de conhecimento, nunca sei onde e qual arquivo baixar e depois instalar.

Vendo em tutoriais, vejo que terei que instalá-los pelo Terminal e confesso que estou um tanto assustada, pois jamais cheguei perto de qualquer teminal, mesmo o DOS, quando possuía o windows. Acreditem ao tentar descompactar um arquivo é bem capaz que eu apaque informações vitais para o funcionamento do sistema.

Se tiver como eu instalar os codecs sem ter que inserir zilhões de códigos que eu não sei para o que servem, seria bem mais fácil e, sem dúvida, menos traumático!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2007, 21:13 »
Seja bem-vinda, Thais!...

Não se preocupe que sempre há um jeito de contornar esses problemas... para começar, qual a incompatibilidade entre seu modem e o sistema? Você poderia postar para nós qual o seu hardware, e qual versão do Ubuntu está usando?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Piras

  • Visitante
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2007, 21:13 »
Thais,

Para instalar todos  os codecs necessários você pode perfeitamente recorrer ao Synaptic (Sistema> Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic), que é facílimo de usar. Para saber os pacotes (o equivalente aos exe. do Windows), basta recorrer ao glorioso tutorial do nosso colega galactus:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15522.0.html

Antes, porém, você precisa seguir as intruções do nosso colega aí em cima e descrever tanto o seu hardware quanto seu modem para que nós possamos ajudá-la a fazer a conexão Internet.

Boa sorte!

« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 21:15 por Piras »

Offline Thais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2007, 21:52 »
Bom, vou copiar o tutorial e passá-lo para meu computador, em seguida tentarei executá-lo.

A respeito de minha internet. Meu modem é o DSLink 180U.
Na realidade (eu me expressei errado) o problema dele está relacionado a falta de arquivos que faltam para completar a configuração. Os arquivos são um tal de CGG e o outro é o C++, cujos links que eu encontrei não funcionam...

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2007, 21:54 »
Informe qual o tipo de conexão internet que possui (radio, discada, vivax, speedy, etc) e o seu hardware.
Entre no ubuntu, abra um terminal e digite lspci, poste aqui o resultado.

Se vc conseguir instalar o Automatix2 conseguirá instalar todos os codecs e plugins necessários.
Automatix2: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18277.msg98801.html#msg98801

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2007, 22:00 »
Thais,

creio que o que você procura é o driver para o seu modem... tente em:

http://www.dslink.com.br/Arquivos_DSLink180/Drivers_180_v1_02_USB_Portugues.zip

C++ é uma linguagem de programação, não é o caso... se puder descrever o problema de conexão, ajuda...

VB5
 
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 22:02 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lucianomarques1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:25 »
Pelo que pude ver, um dos seus problemas, é que você não tem um compilador para instalar o modem (ou o VMware por exemplo). Tenta baixar (em outra máquina) o pacote build-essential (é o tal do gcc e c++) e instalá-lo no seu Ubuntu. Muito provavelmente, você vai precisar compilar o seu kernel para que seu modem funcione (o que não é muito difícil). Qualquer coisa posta aqui.

[ ]'s e boa sorte;

Luciano.

Offline Thais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2007, 19:52 »
C++ é uma linguagem de programação, não é o caso... se puder descrever o problema de conexão, ajuda...

Meu problema não é de conexão (ainda), pois o modem ainda nem está totalmente instalado

O meu amigo que tá me ajudando com isso digitou errado ¬¬
Os arquivos são o CGG e o G++

Segundo ele, tendo esses arquivos, ele consegue terminar a configuração, porém todos os links que encontramos para baixá-los, estão quebrados.

Piras

  • Visitante
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2007, 19:57 »
C++ é uma linguagem de programação, não é o caso... se puder descrever o problema de conexão, ajuda...

Meu problema não é de conexão (ainda), pois o modem ainda nem está totalmente instalado

O meu amigo que tá me ajudando com isso digitou errado ¬¬
Os arquivos são o CGG e o G++

Segundo ele, tendo esses arquivos, ele consegue terminar a configuração, porém todos os links que encontramos para baixá-los, estão quebrados.

Taís, seu amigo está procurando compilar o driver do seu modem para que ele funcione no Ubuntu. A operação, além de difícil, pode ser absolutamente desnecessária, se houver pacote adequado para o Ubuntu. Dito de outro modo, ao invés de compilar o seu modem, o melhor é procurar o exe. do Ubuntu, isto é, um pacote deb.

Portanto, o primeiro passo para que possamos ajudá-la é que você forneça informações mais exatas a respeito de sua conexão. Exatamente aquilo que o Versuri pediu aí em cima.

Offline Thais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2007, 11:06 »
Citar
thais@C3PO:~$ lspci
00:00.0 Memory controller: nVidia Corporation CK804 Memory Controller (rev a3)
00:01.0 ISA bridge: nVidia Corporation CK804 ISA Bridge (rev a3)
00:01.1 SMBus: nVidia Corporation CK804 SMBus (rev a2)
00:02.0 USB Controller: nVidia Corporation CK804 USB Controller (rev a2)
00:02.1 USB Controller: nVidia Corporation CK804 USB Controller (rev a3)
00:04.0 Multimedia audio controller: nVidia Corporation CK804 AC'97 Audio Controller (rev a2)
00:06.0 IDE interface: nVidia Corporation CK804 IDE (rev f2)
00:07.0 IDE interface: nVidia Corporation CK804 Serial ATA Controller (rev f3)
00:08.0 IDE interface: nVidia Corporation CK804 Serial ATA Controller (rev f3)
00:09.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCI Bridge (rev a2)
00:0b.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
00:0c.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
00:0d.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
00:0e.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV44 [GeForce 6200 LE] (rev a1)
05:08.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8180L 802.11b MAC (rev 20)

Apareceu isso....

O.O   Assustador...

A respeito do driver, não existe um arquivo .deb
Não que eu tenha achado (e olha que eu revirei o google de cima a baixo)
Se não eu não estaria com todo essa novela

Offline Thais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2007, 11:27 »
Informe qual o tipo de conexão internet que possui (radio, discada, vivax, speedy, etc) e o seu hardware.
Entre no ubuntu, abra um terminal e digite lspci, poste aqui o resultado.

Se vc conseguir instalar o Automatix2 conseguirá instalar todos os codecs e plugins necessários.
Automatix2: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18277.msg98801.html#msg98801

Definitivamente tem alguém de sacanagem comigo ¬¬
Meu instalador de pacotes não funciona!
Diz que eu preciso de um tal de python 2.4

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2007, 18:20 »
Thais,

verifique no Synaptic se a caixa correspondente ao Python 2.4 está marcada (verde). Sei que a linguagem já vem instalada, mas não sei qual versão.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Thais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2007, 22:02 »
Tá marcada a versão 2.5
Não tem nada relacionado a 2.4

alarcon

  • Visitante
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2007, 22:08 »
primeira coisa, para ativar seu modem você certamente deve ter um driver aí com a extensão .tat.gz e por tanto tem de ser compilado.

Para se compilar algo antes é necessário ter instalado no seu sistema os seguintes pacotes .deb:

make
gcc
build-essential
linux-headers-versão_kernel


onde versão_kernel deve ser o valor do seu kernel e para saber esta informação abra um terminal ( Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite: uname -r

por exemplo se ao digitar uname -r der isso como resultado 2.6.20-15-generic aí o pacote a ser baixado seria linux-headers-2.6.20-15-generic

para instalar estes pacotes basta primeiro você adicionar o LiveCd do Ubunu na lista de repositórios do apt-get assim:

Abra um terminal ( Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

sudo apt-cdrom add

aparecerá uma informação no terminal pedindo para você colocar o CD-Rom no driver e depois teclar ENTER para adicionar o CD na lista de repositórios.

depois disso faça:

sudo apt-get --assume-yes install make gcc build-essential linux-headers-versão_kernel

aguarde o processo de instalação terminar e só então tente compilar o driver que você tem.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2007, 22:44 por alarcon »

Offline Thais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Codecs Multimídia para Ubuntu 7
« Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2007, 22:17 »
Tá...... Onde é que eu vejo as coisas que eu já tenho instaladas?
Porque eu tenho certeza que alguns desses pacotes/arquivos/qualquer-que-seja-o-nome já estão instalados.