Eu não quero saber como o Ubuntu fuciona
Sou estudante de jornalismo, tenho 24 anos trabalhei a minha vida toda com gestão de projetos e hoje
com gestão de negócios, durante todo esse tempo fui cercada por vários amigos íntimos e colegas de
trabalho apaixonados por informática, em especial Linux, dos amigos mais próximos 6 entre 10 tem
ou estão concluindo formação académica na área, meu antigo chefe, um norteamericano de 31 anos
trabalhou a vida toda com processamento de dados . Por isso a minha aproximação da área foi quase
inevitável, hoje trabalho na gestão de uma cooperativa criada por jovens para reciclagem de mico
computadores.
Apesar de tudo isso sempre digo aos meus amigos e colegas que não quero saber como o Ubuntu
funciona, e foi justamente por isso que eu o escolhi para o meu computador, porque eu não preciso
saber como ele funciona para usalo para o que quiser e precisar e é isso que o tem diferenciado das
outras distribuições.
Eu não sei porque raios todos os técnicos que devoram Linux (principalmente os próximos a mim)
acham que todos precisam saber como tudo funciona, digo a um amigo que estou feliz porque baixei o
nerolinux dei dois cliques e ele instalou e ele responde “mas isso é ruim, porque você não aprendeu
nada, não sabe como funciona” e eu preciso lhe responder “eu não ligo” , o que eu quero é que as
minhas planilhas funcionem, que os vídeos rodem, que a minha Internet rode perfeitamente, porque?
porque eu sou uma USUÁRIA não uma Técnica.
E acredito piamente que será quando os possíveis consumidores/usuários de Linux forem tratados
apenas como USUÁRIOS que o Linux poderá chegar de fato a casa das pessoas sem ser substituído
no dia seguinte por um cd pirata de Windows.
Recentemente montei um desktop novo com Ubuntu, ótima máquina... P4, 512MB 80hd sata, placa
Gforce, a maquina ficaria na casa de duas primas uma com 16 outra com 13, instalei o Ubuntu em
todo hd nada de dualboot, estava a uns 4 ou 5 meses sem visitar o fórum e resolvi procurar por coisas
que ainda não conhecia... e encontrei o automatrix , curiosamente vi um rapaz no fórum perguntando
sobre o programa, e ele foi respondido da seguinte maneira “se você é usuário novo, não instale,
porque ele deixa tudo muito fácil, aprenda um pouco mais” e eu pensei... perfeito pra mim! eu não
quero aprender NADA. instalei o automatrix que me ajudou com o realplayer, que por sinal rodou o
único vídeo que o ubuntu 7.4 ainda não estava rodando na maquina (rmvb), fora isso botei alguns
ícones e papeis de parede diferenciados, instalei pacotes de PTBr para FireFox e oppenoffice, e
pronto fiz toda a configuração em menos de 2 hora, a maquina esta instalada a quase 1 mês, e o
ÚNICO problema que tenho tido é com o celular já que ainda não encontrei forma de sincronizalo
com o computador.
Vi uma vez uma matéria no site do uol sobre a instalação do Ubuntu e as dificuldades que um usuário
comum teria para instalalo, claro que eles listaram uma serie de dificuldades e ai eu questiono, por
acaso se você perguntar a um executivo de uma empresa qualquer que usa computadores todos os dias
se ele sabe instalar Windows ele vai dizer que sim? não, ele vai dizer que não! por ele não precisa
instalar Windows ele precisa USAR o Windows, porque qualquer ser comum, que não seja um técnico
alienígena (com todo respeito) não precisa saber instalar coisa nenhuma, nem Windows, nem ubuntu.
Para mim o computador não é o fim é o meio para alguma coisa, eu entendo os meus amigos técnicos
que passaram horas na frente do computador, vasculhando ele do avesso todos os dias sem nunca
terem escrito um texto ou criado uma planilha no mesmo, porque para eles mexer/fuçar/entender o
computador é o que basta, é na verdade o que eles devem fazer, enquanto para mim o computador é o
meio para devolver orçamentos, textos, conversar com amigos, ver vídeos, baixar musica e enquanto o
Ubuntu continuar oferecendo os caminhos descomplicados para isso ele será a minha escolha e eu
continuarei sem querer saber como ele funciona.
Marcela Freitas
Usuária linux.
celafreitass@gmail.com
Para ver o meu ubuntu:
http://celafreitass.blogspot.com/