Autor Tópico: Editor de equações do Ubuntu 7.04  (Lida 3290 vezes)

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Editor de equações do Ubuntu 7.04
« Online: 02 de Setembro de 2007, 10:23 »
Caros amigos, verifico que o editor de equações do Ubuntu é muito simples, com poucas fórmulas, principalmente as de cáculo, pergunto:
Existe uma forma de dar um uggrade nele? Existe algum outro editor de equações melhor? Pois, caso não exista, ficará difícil vir para o linux, não só eu mas um monte de pessoas da Universidade.

Estou usando o Openoffice 2.2.0 - Br

Grato a todos
znovier

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Editor de equações do Ubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2007, 12:55 »
Você está me dizendo que usa o microsoft equation???? Acho que pessoas de universidade deveriam usar Latex... não só da área de exatas, mas de todas as áreas.

Ah, se não sabe o que é latex, wikipedia nele: http://pt.wikipedia.org/wiki/Latex

Na net tem bastante tutorial.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2007, 12:59 por alessandro_ufms »

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Editor de equações do Ubuntu 7.04
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2007, 13:27 »
Para usar LaTeX no Ubuntu, instale os pacotes do texlive. Se quiser algum editor eficiente, um ótimo é o Kile (para KDE).
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Editor de equações do Ubuntu 7.04
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2007, 13:40 »
Assim como Linux, o Tex tem várias distribuições diferentes. Os mais conhecidos são o tetex e o texlive. O texlive é a distribuição mais completa de TeX para sistemas operacionais Windows (apesar de rodar em Linux também). Já o tetex é uma distribuição completa para Linux e Unix. Para instalar o tetex (que eu recomendo):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install tetex-base tetex-bin tetex-extra

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Editor de equações do Ubuntu 7.04
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2007, 14:52 »
Você está me dizendo que usa o microsoft equation???? Acho que pessoas de universidade deveriam usar Latex... não só da área de exatas, mas de todas as áreas.

Ah, se não sabe o que é latex, wikipedia nele: http://pt.wikipedia.org/wiki/Latex

Na net tem bastante tutorial.
--------------------------------------------------------------------------x-------------------------------------------------------------------
Amigo, claro que na Universidade usam também o Latex, porém, eu utilizo ainda, e bastante, e não vejo problema nisso, o Mathtype, que é um programinha que acrescenta agumas particularidades ao editor de equação da microsof. ok.

Mesmo assim ogrigado pela sua informação.

Darcamo

  • Visitante
Re: Editor de equações do Ubuntu 7.04
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2007, 21:55 »
Faz tempo que não faço documentos em processador de texto. Faço quase tudo em latex mesmo. Uso o Open Office praticamente apenas para visualizar arquivos .doc.

O mais eficiente seria utilizar o Open Office para documentos pequenos e trabalhos mais longos fazer no Latex, mas mesmo documentos pequenos faço no Latex quando tem fórmlas matemáticas justamente por não gostar do editor de equações do Open Office. Essa parte do Open Office tem que melhorar ainda um bocado.

Quanto ao tetex, parece que ele vai ser deixar de ser o sistema Tex padrão e substituído pelo Texlive.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Editor de equações do Ubuntu 7.04
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2007, 23:42 »
O tetex não é mais mantido desde maio/2006. Por isso, prefire usar o texlive.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Editor de equações do Ubuntu 7.04
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2007, 11:10 »
ok, grato

Então verei a possibilidade de mudar para o linux usando o Texlive.

znovier