Acho pouco provavel que um "usuário comum" possa vir a gostar/utilizar qlqr distro de linux, pois isso ocorre quando estamos meios que fartos do windows, qremos novidade, ou seja, estamos num nivel mais avançado de usuário.
Minha esposa só usa internet e editor de texto e não troca o Ubuntu pelo Windows (poderia citar outras pessoas que me procuram aqui e pedem para instalar Ubuntu para elas).
Nunca vi ninguem que tenha como seu 1º Sistema Operacional uma ditro de linux, por que será?
Eu (e novamente porque não citar minha esposa) temos o Linux como nosso único sistema operacional
Eu sinceramento me senti muito realizado ao entender a estrutura do Xorg.conf, por exemplo. Isso no windows é transparente, não se tem a necessidade de se entender como funciona, ou pelo menos não se quer. Desculpe minha grosseria mas continue no windows, pois todas as suas dúvidas poderiam ser respondidas utilizando o Persquisar - http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=search do forum, e quanto aos comando, o que não lhe falta são listas e arquivos como todos os comandos possiveis do terminal (console).
Bem no windows você não precisa entender, mas quando não funciona também a solução é formatar, e se não funciona mesmo assim é trocar o hardware incompatível, enquanto no Linux tem como mexer (no
xorg.conf por exemplo).
Concordo que um usuário novo tem que estudar, pesquisar para se dar bem no Linux, mas acho que ele é aberto para qualquer um que realmente queira usar ele, não podemos generalizar. Não vou dizer que já não tenha tido vontade de falar para o
Razien que realmente o melhor para ele seria usar o Windows, assim como já falaram aqui (esta no plural porque foi mais de um), mas como acho o Ubuntu melhor acabei não falando, porque acho que pode atender a ele melhor, só que ele também precisa ver que não vai achar o windows aqui.
Cada sistema é um sistema, com diferenças e cada um com suas limitações. Não troco a segurança, a rapidez, e o fato de não ter tela azul que o Ubuntu me proporciona por nada vindo do windows.
[]'s
Cristiano.