Uma coisa que me chamou a atenção quando começei a usar o Linux foi que o HD não desliga ou hiberna sei lá, se esta muito tempo parado. Eu tenho dois HDs instalados no micro e no Windows um dos HDs que só contém dados e pouco utilizado desligava qdo. não estava em uso já no Linux isso não aconteçe e se existe uma maneira de configurar para que o mesmo fique igual ao Windows eu ainda não descobri, não seria o caso de haver um gerenciador administrando o uso e desligando quando o mesmo não esta sendo requisitado e porque seguir recomendações de fabricante afinal desligar ou hibernar quando esta muito parado prejudica o HD se prejudica então quem esta danificando é o Windows ou o Linux?
Meu querido amigo G85_1 .
seguinte comom técnico de Eletrônica e Analista técnico de Informática ( Manutenção de equipamentos de informática )
e por experiencia propria posso te dizer que equipamentos eletro-eletronicos quanto mais tempo ligado melhora o tempo de vida útil do equeipamento tanto é que eu vou no gerenciador de energia do setup da minha placa mãe e desabilito todos aqueles troços de desligar hd monitor e por ai vai colocalo monitor e hd em standby para mim é um erro pois desgasta o equipamento eletronicamente.
Veja bem ( comercial da votorantin
) quando o monitor ou hd desliga modo standby quando vc mexe no mouse ele volta a ligar da-se um pico de energia certo se fizer isso varias vezes ao dia os componentes vão se desgastando eletronicamente tipo uma bateria viciada se vc coloca a bateria para carregar várias vezes ao dia ele vicia
meu pc tem 3 hds um de 1 tera 2 de 80 minha máquina eu só desligo uma vez por mês para fazer manutenção de limpeza e fica ligado direto o monitor eu desligo no botão mesmo e os hds ficam todos ligados
assim funciona também um server dev qualquer empresa.
por tanto meu amigo tome muito cuidado com esses liga/desliga de hd e monitor que vc pode acabar diminuindo e muito a vida util de seus equipamentos.
Isso é o que acontece com muita gente ai vem dizer que foi a microsoft ou o linux que deram problema noequipamento
por causa do gerenciamento de energia
PS: tenho minha máquina desde 2003 geralmente ela fica ligada 24:00 por dia e até agora só troquei hd mesmo para aulmentar a capacidade o resto placa mãe monitor e todo o mais nunca me deram problema.