Autor Tópico: (resolvido)Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64  (Lida 10943 vezes)

Offline luiss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #15 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:43 »
Além de adicionar as regras de permissão de acesso ao Samba, eu só consegui resolver o problema do samba + firestarter, desabilitando a opção "Block broadcasts from external network".
Finalmente consigo acessar as pastas compartilhadas do meu pc nos outros pcs da rede com win xp, sem ter que desabilitar o firewall.
Parece que o firestarter interpreta (confunde, na verdade) a rede local como externa, sendo assim esse foi o único jeito.
Não parece muito seguro, mas foi o único jeito mesmo.
"Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como." (Victor Frankl)

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2007, 14:05 »
Consegui resolver, em parte , usando este HOWTO: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202605 .
Li sobre esta solução em outro tópico, mas não lembro quem sugeriu.
Só segui o tópico na primeira parte. Não implementei a partir de "2. Changing network settings in Windows" em diante.

Como sou iniciante no linux, vou explicar de uma maneira mais detalhada (como se eu estivesse pesquisando ).
depois de seguir o HOWTO, para " ver" e adicionar a impressora, vá no Windows em " locais de rede" e clique em exibir computadores do grupo de trabalho. Se der certo, você encontrará o PC com Ubuntu e nele a pasta partilhada e a impressora.Só é clicar na impressora que o Windows perguntará se quer instalar.

Eu disse que resolvi em parte porque continuo com os seguintes problemas:
1- Para acessar a pasta compartilhada no PC com Ubuntu a partir de um PC com Windows, tenho que desabilitar o firestarter ou seguir a sugestão de luiss(algum problema para a segurança se desmarcar  a opção"Block broadcasts from external network" ?);

2- Quando vou acessar, através do Windows, os arquivos partilhados do Ubuntu, é solicitada uma senha.Se tentar imprimir do PC com Windows , antes  de digitar a senha, a impressão é bloqueada;

3- A minha impressora é a HP PSC 1315.Na lista de impressoras apresentadas pelo Windows, durante a instalação, não há driver específico para esta. Tive que instalar o "generic driver". Com isso, verifiquei que não tenho como ajustar a qualidade de impressão, que está péssima e não está imprimindo páginas coloridas.

Se alguém souber como resolver os problemas acima, agradeço a ajuda.

Offline luiss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:28 »
algum problema para a segurança se desmarcar  a opção"Block broadcasts from external network" ?
1. Diminui um pouco a segurança ao desmarcar essa opção, já que permite tentativas externas de conexão. Mas eu acredito que não haja nenhum problema, desde que o acesso seja restrito a lista de usuários que se pode definir em "smbusers" e ainda com senha.
Aqui eu uso um hub conectado ao roteador e aos pcs. Sendo assim a partir do hub o firewall considera tudo como "external network". Deve haver alguma configuração no próprio firestarter ou no hub ou no router pra resolver isso e "dizer" ao firewall que a rede é local. Mas por enquanto, fica a opção desabilitada mesmo. É com certeza melhor do que desabilitar o firewall por completo.

3. Durante a instalação da impressora no Windows, quando ele exibe a lista, se não me engano há uma opção de selecionar o driver em um local específico. Então se vc tiver o cd da impressora é só instalar o driver que vem nele.
"Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como." (Victor Frankl)

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2007, 21:30 »
Consegui resolver, em parte , usando este HOWTO: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202605 .
Li sobre esta solução em outro tópico, mas não lembro quem sugeriu.
Só segui o tópico na primeira parte. Não implementei a partir de "2. Changing network settings in Windows" em diante.

Fui eu quem sugeriu o link.  Precisa seguir tudo que ele funciona pois está muito bem detalhado e documentado.  Para mim funcionou 100% mas precisei fazer ajustes no Firestarter.  Fiz a instalação sem o Firestarter.  Depois de tudo comprovado que funcionava, coloquei o Firestarter e a conexão local foi bloqueada.  Cliquei em Events e apareceram as conexões da minha máquina XP.  Posicionei o cursor sobre cada conexão bloqueada e cliquei com o botão direito do mouse a fim de instruir que aquela conexão era confiável e válida.  Pronto.  As conexões começaram a fluir novamente.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #19 Online: 23 de Novembro de 2007, 05:09 »
csat,

Desculpe-me! Eu guardei o link que você sugeriu, mas não o apliquei imediatamente. Fui tentar outras soluções. Quando voltei para o HOWTO , eu já não me lembrava onde havia lido.
Quando fiz a segunda parte funcionou!

Só me resta esta dúvida:o PC com Windows consegue acessar sempre a pasta compartilhada que está no PC com UBUNTU, mas para acessar do UBUNTU os locais de rede, preciso seguir a sugestão de luiss( desmarcar  a opção"Block broadcasts from external network" no Firestarter). Não há outra saída?

luiss disse:
Citar
3. Durante a instalação da impressora no Windows, quando ele exibe a lista, se não me engano há uma opção de selecionar o driver em um local específico. Então se vc tiver o cd da impressora é só instalar o driver que vem nele.
Eu baixei o drive do site da HP, mas ela informa que o drive não funciona em rede.
Vou tentar depois com o cd de instalação.

Falta pouco para concluir. Só peço  um pouco mais de paciência a todos.

« Última modificação: 23 de Novembro de 2007, 05:21 por adias »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2007, 09:35 »
csat,

Desculpe-me! Eu guardei o link que você sugeriu, mas não o apliquei imediatamente. Fui tentar outras soluções. Quando voltei para o HOWTO , eu já não me lembrava onde havia lido.
Quando fiz a segunda parte funcionou!

Só me resta esta dúvida:o PC com Windows consegue acessar sempre a pasta compartilhada que está no PC com UBUNTU, mas para acessar do UBUNTU os locais de rede, preciso seguir a sugestão de luiss( desmarcar  a opção"Block broadcasts from external network" no Firestarter). Não há outra saída?

Falta pouco para concluir. Só peço  um pouco mais de paciência a todos.



Parece-me ter lógica o que lhe foi sugerido em relação ao desmarcar a opção de "Block broadcasts from external network" porque, ao pé da letra, seria como se você liberasse a "conversa" entre as máquinas que estão na mesma rede e, por essa razão, não vejo fragilidade de segurança nesse ponto que gere preocupação.  Quando você entra em EVENTS e libera o acesso somente de máquinas identificadas por um IP da sua rede interna entendo que as demais tentativas de acesso externo estariam bloqueadas pois é assim que o Firewall trabalha (deny all, allow x, onde "x" é o IP liberado).  Bem, esse seria um entendimento preliminar.  Com toda a certeza outros colegas com experiência nesse tópico poderá contribuir para aumentar sua confiança.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline luiss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #21 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:22 »
Quando você entra em EVENTS e libera o acesso somente de máquinas identificadas por um IP da sua rede interna entendo que as demais tentativas de acesso externo estariam bloqueadas pois é assim que o Firewall trabalha (deny all, allow x, onde "x" é o IP liberado).

Eu já tinha feito isso. Todos os IPs do pcs aqui da rede estão com conexão "liberada". Mas mesmo assim não adiantou. Só adiantou quando eu desmarquei a opção mesmo.
"Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como." (Victor Frankl)

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re:(RESOLVIDO) Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #22 Online: 27 de Novembro de 2007, 03:39 »
luiss está correto, só funcionou quando desmarquei a opção"Block broadcasts from external network"  no firestarte.
Testei a segurança nos sites abaixo e nada foi detectado de errado.

https://www.grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2
http://www.pcflank.com/

Vou colocar uma observação para quem estiver pesquisando.
Se estiver algo errado ou complicando demais, por favor me corrijam.

Para funcionar eu tive que "fixar" o IP do do PC com o Windows instalado. Coloquei nele o IP com terminação 2. Como são 2 PC, o outro sempre pega o IP com final 1.
Para isso ( no PC com Windows):
1º-Antes de mais nada, liguei primeiro o PC com Ubuntu( para ele ficar com o IP de final 1) e depois o outro.
2º- Digitar no prompt do Windows o comando: ipconfig /all
3º- No Windows, Em iniciar > conectar-se > mostrar todas as conecções > na conexão local (adaptar o nome ao caso concreto) , clicar com o botão direito do mouse e entrar em propriedades. Em protocolo TCP/IP clicar em propriedades. Marcar "usar o seguinte endereço de IP" e preencher de acordo com os dados que obteve no ítem 2º acima (comando ipconfig /all) .
Depois marcar " usar os seguintes endereços de servidor de DNS" e preencher de acordo com os dados obtidos no ítem 2º acima.
Como sou novato no linux, estou explicando exatamente como eu fiz. É possível que exista uma maneira mais simples ou melhor.
Mas, para mim ,o importante é que resolvi um problema antigo. Agradeço a todos pelas sugestões.
 
 

Offline luiss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: (resolvido)Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #23 Online: 28 de Novembro de 2007, 17:51 »
adias,
O ideal quando se configura a rede assim, manualmente, é que todos os PCs nela estejam com IP estático (fixo).
Na minha rede todos os PCs tem IP estático e funciona tudo ok.
"Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como." (Victor Frankl)