Autor Tópico: VirtualBox Personal para Ubuntu Gutsy  (Lida 13286 vezes)

isdiru

  • Visitante
VirtualBox Personal para Ubuntu Gutsy
« Online: 23 de Novembro de 2007, 04:07 »
Boas
Autor:hamacker
http://hamacker.wordpress.com/



O VirtualBox é um software capaz de virtualizar inteiramente um hardware x86 (full virtualization).

O VirtualBox possui duas licenças de uso : a versão comercial e a livre conhecida como Open Source Edition (OSE). As diferenças entre uma e outra são as seguintes, a versão comercial possui os seguintes recursos extras que a versão OSE não possui :

    * Possui um servidor RDP completo integrado, permitindo assim que usuários se conectarem a qualquer cliente RDP e rodar apenas um único aplicativo ou uma sessão inteira.
    * Suporte a USB (mesmo numa sessão interativa usando o RDP)

Com a licença comercial também lhe é permitido usa-lo desde que seja para uso Pessoal ou para Avaliação.

Os repositórios do ubuntu possuem pacotes prontos para a versão OSE (virtualbox-ose).

Apesar disso, vou demonstrar como instalar a versão comercial. Estou presumindo que voce tenha o kernel-headers instalado no seu computador e compilar modulos não seja um problema. Se estiver tudo OK então siga os procedimentos :
1) Dê um ALT+F2 no seu teclado …

… e execute “gksu gnome-terminal”, com isso abrir-se-á um terminal com acesso de root.
2) Execute “gedit /etc/apt/sources.list” e acrescente ao final deste arquivo :

    deb http://www.virtualbox.org/debian gutsy non-free

Depois salve o arquivo e saia do editor de textos.
3) Execute no terminal :

    cd /tmp
    wget http://www.virtualbox.org/debian/innotek.asc -O- | sudo apt-key add -
    apt-get update

4) Para enfim iniciar a instalação, também execute no terminal :

    apt-get install -y virtualbox

Prepare-se para 20MB de downloads.
5) Compilando o módulo vboxdrv

    cd /usr/share/virtualbox/src
    make
    make install
    ldconfig

6) Acrescente seu login ao grupo drvbox

    adduser seulogin vboxusers

7) Cadê o /proc/bus/usb/* ???

Aparentemente o Ubunu Gutsy removeu o suporte ao /proc/bus/usb/* , e este é necessário para que todos os usuários tenham suporte USB pelo VirtualBox, para corrigir a situação, execute no terminal :

    gedit /etc/init.d/mountdevsubfs.sh

Por volta da linha 40, você encontrará :

    #
    # Magic to make /proc/bus/usb work
    #
    #mkdir -p /dev/bus/usb/.usbfs
    #domount usbfs “” /dev/bus/usb/.usbfs -obusmode=0700,devmode=0600,listmode=0644
    #ln -s .usbfs/devices /dev/bus/usb/devices
    #mount –rbind /dev/bus/usb /proc/bus/usb

Pois é, habilite as 4 linhas acima que vão fazer a “magica para /proc/bus/usb funcionar”, ficando assim :

    #
    # Magic to make /proc/bus/usb work
    #
    mkdir -p /dev/bus/usb/.usbfs
    domount usbfs “” /dev/bus/usb/.usbfs -obusmode=0700,devmode=0600,listmode=0644
    ln -s .usbfs/devices /dev/bus/usb/devices
    mount –rbind /dev/bus/usb /proc/bus/usb

Saia do editor e depois execute no terminal :

    /etc/init.d/mountdevsubfs.sh start

A partir daí, os dispositivos USB estarão disponíveis a qualquer usuário.
8) Reinicie o computador
9) Manual do VirtualBox

O manual pode ser obtido no seguinte endereço :

    http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

10) Para executar o VirtualBox …

Basta ir no menu do GNOME->Ferramentas do Sistema->Innotek VirtualBox

Conclusão

O VirtualBox é muito bom e rápido, uma instalação típica do Windows 2000 professional levou apenas 12 minutos, incluindo o boot pelo CD. Possui alguns recursos interessantes como teclar HOST+L(HOST+H=desativar) e seu aplicativo (por exemplo o Internet Explorer) escapar da area de VM e ter a sensação que está rodando este aplicativo nativamente no Linux.

Obs: A tecla HOST é uma tecla dedicada ao VirtualBox (por padrão o CTRL do lado direito), com ela você consegue cambiar entre o HOST e o sistema hospedeiro ou entre o HOST e as principais opções do VirtualBox.


Instalei o VirtualBox seguindo esse tutorial,ficou bala.




http://hamacker.wordpress.com/
« Última modificação: 23 de Novembro de 2007, 04:21 por isdiru »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Personal para Ubuntu Gutsy
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2007, 09:49 »
O VirtualBox é realmente excelente! Estou usando, ou brincando, com ele a alguns dias e até aqui tem sido ótimo. Para configurar USB,  rede como eu precisava, e mais algumas coisas necessitei de algumas dicas adicionais, e se não for problemas vou postá-las:


Estas dicas eu peguei aqui no fórum, muitas com ajuda do yzarc.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Personal para Ubuntu Gutsy
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2007, 23:12 »
eu to tendo um pequeno problema aqui..
eu to tentando virtualizar o XP aqui, mais na hr do boot, tela azul, que ele vai tentar formatar o disco, da tipo um erro, sei la, só sei que aparece la como abortado e fecha a tela da maquina virtual sozinho..
alguém sabe o que fazer?

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Personal para Ubuntu Gutsy
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:34 »
Olá!
Estou pensando em retirar o dual boot com windows e começar a virtualizá-lo!
Já que minhas necessidades são mínimas, ficar reiniciando não compensa!   :-*

Gostaria de saber se a compatibilidade com aparelhos USB é a mesma do windows instalado.
Por exemplo, é possível usar recursos do tipo Webcam no MSN? (a minha não funciona no linux..)
ou mesmo se eu plugar algum celular aqui ele será reconhecido no windows? (aqui é só 50% compatível com linux)


Agradecido! o/

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Personal para Ubuntu Gutsy
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 12:11 »
a versão ose não tem nada de suporte a USB? nem um tiquinhozinho?

se funcionasse pelo menos o mouse USB, eu tava feito... o windows ia ficar só pra alguns joguinhos mais bestas e pra CAD...


mas, se a OSE não vai, vou botar a comercial mesmo...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: VirtualBox Personal para Ubuntu Gutsy
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2008, 12:51 »
Complementando a dica desse excelente programa, segue outra forma mais fácil para instalar o Virtual Box para usuários iniciantes. A versão abaixo é totalmente funcional, com usb e tudo.

Fonte.: http://cianureto.wordpress.com/2007/12/15/virtualbox-com-seamless-mode/

1. Pegar a última versão aqui: VirtualBox 1.5.2
Obs.: se preferir outra compilação, pode encontrar aqui: http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

2. Após baixar, basta ir na pasta que gravou, selecionar o arquivo, clicar com o botão direito, selecionar "Abrir com instalador de pacotes gDebi" e dai em diante seguir as instruções.
Obs: se preferir linha de comando: sudo dpkg -i virtualbox_1.5.2-25433_Ubuntu_gutsy_i386.deb

3. Se correr tudo bem, o Virtual Box irá aparecer em "Aplicações >> Ferramentas do sistema >> Innotek Virtualbox"

4. Para finalizar, basta adicionar o usuário no grupo do vbox, indo em "Sistema >> Administração >> Usuários e Grupos >> Gerenciar Grupos >> vboxusers >> propriedades >> marcar a caixa com "seu nome de usuário"
Obs: em linha de comando: sudo addgroup “nome do seu usuario” vboxusers (seu usuário sem aspas)

Espero ter ajudado e muita sorte para nós!
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline mvzereks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
VirtualBox Tools
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2008, 14:59 »
Olá amigos! Preciso configurar minha placa de vídeo no VirtualBox e li que é necessário instalar o VirtualBox Tools, para isso. Como faço para instalar ele?
Ubuntu 8.10
Asus M2N+Athlon64X2-5600+4GB800+HD500GB+GF7300GS