Autor Tópico: Ubuntu como servidor de Intranet numa rede Windows de WinServer 2003 ?  (Lida 2675 vezes)

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Olá a todos. Depois de muito pesquisar, resolvi implantar aqui na empresa a dobradinha PHP+MySQL. Para tanto vamos passar o site atual que é em ASP e programas feitos em VB+SQL, tudo para PHP+MySQL. Só de não precisar atualizar o VB e o SQL Server já vou fazer a empresa economizar muito. Fora os problemas que teríamos com compra de funções ASP.

Bom, tanto o site como os programas vão rodar em nosso servidor para a Internet, mas eu quero também uma versão off-line, rodando aqui na empresa como Intranet. Todas as máquinas são XP e temos dois Servidores com Windows 2003. Um de domínio e o outro para arquivos e Banco de Dados. Não tenho como me desfazer do Windows dos servidores e nem das estações. No início queria colocar PHP e MySQL no servidor de arquivos onde está o IIS rodando o site ASP internamente. Até já mudei o IIS para a porta 8080, para deixar a 80 para o Apache. Mas eu pensei melhor e achei que seria mais certo colocar na rede um PC com uma distribuição Linux exclusivamente para o PHP e MySQL.

Minha dúvidas:
1) Acertei em querer o Ubuntu para ser este servidor ? (escolhi ele pq será meu primeiro contato com Linux, e neste caso preciso que seja algo gráfico para sofrer menos  ;) )
2) Este servidor estando na rede que hoje é 100% Windows terá algum conflito? Eu poderei da minha estação XP fazer a programação PHP e jogar pela rede os arquivos neste servidor para testes?
3) As outras estações poderão acessar sem problemas pelo navegador as páginas PHP com acesso ao MySQL ?
4) Quais versões do Ubuntu, PHP e MySQL usar? (posso estar falando errado, então "versões" podem ser arquivos... sei que tem vários tipos de arquivos para fazer o download. E nesta hora preciso pegar o arquivo certo. Certo ?)

Um grande abraço e espero ser bem feliz nesta minha decisão.  ;D
« Última modificação: 23 de Novembro de 2007, 17:01 por Perk »

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu como servidor de Intranet numa rede Windows de WinServer 2003 ?
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2007, 14:26 »
Amigos,

Por favor, eu preciso muito desta ajuda. Se eu escrevi algo aqui muito errado em minhas idéias, é só me corrigir. Mas eu preciso mesmo fazer este servidor e já queria começar hoje a fazer o download dos arquivos.

Grato

Offline felbue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Ubuntu como servidor de Intranet numa rede Windows de WinServer 2003 ?
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2007, 18:33 »
com relação ao ubuntu nunca o usei como server de intranet mas como sua ideia é usar um ambiente grafico vai cair bem então.

com relação a distribuição vc precisa ver o hardware que vc possui 64 ou 32bits só baixar a distro server e mandar bala.

com relação a criação de pags em php no windows não tem nenhum problema, vc pode configurar um ftp e upar como se fosse um servidor remoto :D.

um bom começo é estudar um pouco o apache e o mysql e como é seu primeiro contato da uma lida no foca-linux também.

Quanto mais sei mais sei que nada sei . . . .