Oi pessoas!
LedStyle, o primeiro contato que tive com o Linux foi com o Conectiva 7, que comprei em um shopping por R$ 20,00. Uma caixinha com 4 CDs, sendo 2 deles o código fonte todo. Lembro que instalei sem nenhum problema. Funcionou bem, mas não aprendi nada de muito diferente. Segui trabalhando com Web, ASP, Windows... tempos depois vi uma matéria sobre o Live CD do Kurumin na Info. Curioso, baixei a ISO e instalei. Achei ótimo! Uma verdadeira aula sobre Linux começou a rolar na minha frente. O Morimoto explicava tudo certinho, o que poderia acontecer se eu fizesse tal coisa ou outra. Comecei a aprender de fato naquele momento. Por isso discordo. Acho que o Kurumin não é só "apertar botões". Há muito para um iniciante ler "entre os botões". Muitas explicações sobre o sistema.
Fiquei com a versão 3.0 preview do Kurumin por muuuuito tempo, dividindo espaço com o Win. Apesar de preview, não havia problemas. Coloquei meu modem ADSL / USB pra funcionar seguindo um tutorial ENORME (
http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=29280&highlight=nds1060) sem nem saber o que era e pra que servia pppoeconf. Não sei hoje, mas não haviam drivers corretos. Instalei o Gnome, enfim, aprendi bastante mesmo. Estou longe de ser um expert, tenho muito em aprender, mas é claro que canso ao ver os textos que são exibidos no Kurumin hoje. Mas isso acontece porque eu já os li. São coisas que já aprendi. Cansa, mas está perfeito! Os textos estão todos ali para quem quer aprender. A informação é óbvia pra você e pra mim (hoje). Mas é novidade para muitas pessoas. Um "painel de controle","adicionar e remover programas" não iria ensinar muito sobre o sistema, não acha?
Aliás, fizeram quase isso: tem o "Clica Aqui", que é um painel de controle recheado de explicações, pra quem não sabe e quer aprender.
O Ubuntu é mais direto, tenta fazer quase tudo sozinho, mas tem uma comunidade muito ativa, como este fórum. Mas aí depende da vontade de cada um em querer aprender, ler, perguntar e pesquisar.
É isso!