Autor Tópico: Tutorial de C++???  (Lida 2637 vezes)

Offline EduTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • hããã? LINUX! \O/
    • Ver perfil
Tutorial de C++???
« Online: 23 de Dezembro de 2007, 12:58 »
Olá, estou querendo aprender c++, mas nao consigo achar um bom tutorial, jah procurei no apostilando e tudo mais, mas nao consigo achar... todos sao para um nives mais avançado, e eu nao sei nada de programação. Então quem poder me indicar fico muito agradecido! ;)

e6750, GA-P35-DS3, GeForce 8600GT, 2x 1gb ddr2 800 Kingston, HD 250GB, Samsung 732NW =)

Offline ricardofantin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2007, 23:36 »
Encontrei no Wikilivros o Começo sobre C++, a versão em inglês está mais completa.
Partir direto para o C++ é complicado procure por C. Um livro que conceituado é o C Completo e total. Ler muito no computador é cansativo e faz mal para os olhos, garanto que você encontrará um bom livro para aprender a programar (mesmo que seja em C) em uma biblioteca.

Tchau,
Ricardo

Darcamo

  • Visitante
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2007, 12:26 »
Não acho que começar do C ao invés do C++ vai facilitar muita coisa (facilita um pouco, mas não muito).
Você não precisa usar orientação a objetos só porque está usando C++.

De qualquer forma, se você não sabe nada de programação e vai aprender sozinho, acho melhor começar com uma linguagem como python. É bem mais fácil de programar nela e você encontra muitos tutoriais, além do excelente livro  "Dive into python" (gratuito - inclusive se for na ajuda do Ubuntu e procurar por python você vai ver que tem o livro todo  lá). Já vi esse mesmo livro também para vender e em português ("Mergulhando no python").

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2007, 13:34 »
Para aprender C++ eu aconselho os livros "Treinamento em linguagem C++" vol. 1 e 2. O primeiro livro irá te ensinar a como programar estruturalmente e o segundo a programar orientado a objeto. Sei várias linguagens de programação e para aprender primeiro eu aconselho C++ pois ela é a mais completa de todas as linguagens possuindo quase todos os conceitos de programação que outras linguagens não possuem. Por exemplo em Python não existe o conceito de métodos/atributos privados, públicos ou protegidos, apesar do Python ter uma, vamos dizer gambiarra, com uso de underscores no nome do atributo/método, no fundo são todos públicos. O java não possui conceito de herança múltipla, etc.

Apesar de ler muitos argumentos que Python deveria ser estudada como a primeira linguagem de programação, na minha opinião, ainda prefiro C++, pois se aprender essa linguagem pode aprender qualquer outra facilmente e ainda é uma linguagem bem explicita não escondendo "coisas" do programador.

Por ela ser a mais completa também é a mais complexa, sendo assim um pouco mais difícil de aprender do que as outras linguagens. Ela é uma linguagem que equilibra poder/rapidez. Fora que ela é parecida com C, Java e PHP, sendo que aprendendo uma aprende as outras bem facilmente. Python já é mais parecida com VHDL e Pearl e Ruby.

Bom, mas a palavra final é sua... vai a pílula vermelha ou azul?  ;)
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 22:24 por alessandro_ufms »

Offline EduTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • hããã? LINUX! \O/
    • Ver perfil
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2007, 20:19 »
Eu agradeço a todos vocês, realmente estão me ajudando...
Eu consegui uns tutoriais aqui de C++ e tenho um amigo que faz Ciências da Computação, e assim que eu tenho uma dúvida estou perguntando pra ele. Então acho que vou seguir no C++, pois dificuldade e complexidade não é nenhuma barreira para quem quer ser alguem na vida (sem desmerecer os que tentaram ajudar falando das outras linguagens... ;) ). Então MUITO OBRIGADO DE NOVO e mais uma coisinha qual programa eu uso para programar C++ no LINUX, assim como o DEV-C++ pra windows, tem como usá-lo com Wine???
Obrigado ;D :D ;) ;) :D ;D

e6750, GA-P35-DS3, GeForce 8600GT, 2x 1gb ddr2 800 Kingston, HD 250GB, Samsung 732NW =)

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2007, 22:20 »
Só vai precisar do Gedit (ou qualquer outro editor de texto) e de um compilador. Para o compilar é só usar o g++, que vem no pacote build-essential. Para novatos é bom começar a programar sem o recurso de autocompletar. Mas se quiser mesmo o autocompletar o NetBeans 6 tem suporte nativo ao C++. Infelizmente ainda não está nos repositórios do Ubuntu e portanto tem que ir no site baixar.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 22:23 por alessandro_ufms »

Darcamo

  • Visitante
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2007, 14:11 »
Só o gcc/g++ é suficiente para compilar, mas uma maneira mais fácil é criar um makefile. Com um makefile você também poderá compilar o programa facilmente a partir do gedit.

Nesse tópico expliquei como criar um makefile básico que compila todos os arquivos .h e .cpp da pasta atual. Eu sempre uso esse makefile (com poucas variações) nos programas que faço.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,21155.0.html

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:23 »
EduTux, eu também tenho interesse em C++, achei um site que talvez possa nos ser útil :)

http://www.cprogramming.com/begin.html

Bom, tenho interesse em iniciar por conta própria também no C++, e ouvi dizer que com C++ eu posso fazer um programa pra diverssas plataformas como Linux, Windows™ e MAC OS™, alguém sabe se isso é verdade? Podem dar umas dicas? (Aproveitando o tópico do colega EduTux X^D )
E também, eu ouvi que o programa Anjuta é bom para se trabalhar com C++ no Linux, alguém sabe se é verdade? Podem dar alguma dica?


Desde já, obrigado, abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 20:35 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2007, 21:05 »
O Anjuta é o melhor para se trabalhar em conjunto com o Glade, ou seja fazer aplicativos para Gnome.

Mas ainda tem o vi e o Emacs, isso vai do gosto de cada um, também estou iniciando no C++ a pouco tempo e uso o Anjuta, mas pretendo migrar para o Emacs pois ele compila bem mais rápido do que no Anjuta..

Alternativas é o que não falta. E sim, o C++ é multiplataforma, a fonte em C++ pode ser compilada em diversas plataformas sem muita diferença ( depende do compilador também ), com exceção claro para as instruções especificas para a plataforma.

E você pode iniciar em C++ sem problemas, no meu caso comecei estudando PHP depois Python, tentei Perl, Pascal, até chegar no C++, a questão é analisar o tipo de desenvolvimento que você planeja, para aplicativos grandes é melhor o C, para triviais é melhor Python, para Jogos e banco de dados: C++, tem até linguagem para espião http://compsoc.dur.ac.uk/whitespace/ .. etc, então analise sua necessidade e cai de bruços nos livros :)


kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2007, 22:33 »
Obrigado pelas dicas Esfinge! :)

Darcamo

  • Visitante
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2007, 20:37 »
Uso o Emacs para programar e não tem igual.
A curva de aprendizado é maior em comparação com IDEs, mas depois que se aprende o ganho é grande.

Uso ele para programar em C++, de vez em quando em python, além de escrever documentos em latex e outras coisas.

Offline dougufpa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • "Não distribua apenas Linux. Distribua conteúdo."
    • Ver perfil
Re: Tutorial de C++???
« Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2007, 22:50 »
Caro colega, talvez alguns fiquem chateados mas pra ajudar você posso disponibilizar um material..





Senha para descompactar: www.forum-invaders.com.br