Autor Tópico: Impressora em servidor Acesso negado. Não é possivel fazer a conexão.  (Lida 8965 vezes)

Offline emanoeljulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Ola!!!
        Mais uma vez estou recorrendo a esse forum para sanar uma dúvida ... logo agradeço as ajudas anteriores.

Cenário:
     17 máquinas (Windows Home)
      1  máquina (Ubuntu 7.10)
      1 Impressora HP Officejet Pro K5400

Meu problema:

     Tenho um laboratório com 18 máquinas onde uma delas está instalado o ubuntu para compartilhamento de arquivos e impressora. No primeiro instante compratilhei meus arquivos usando o assistente do ubuntu(samba) e compartilhei a impressora com o Cups(Tambem com o assistente do Ubuntu).

     O compartilhamento de arquivos funcionou perfeitamente mas a impressora apresentou alguns problemas:

          * Imprimia a primeira página e travava. Após o reinício imprimia mais uma página e travava.

     Pesquisei sobre o assunto e descobri que o samba alem de compartilhar os arquivos e a impressora tbem disponibilizava o recurso de PNP(point and print) como no windows. Resolvi então compartilhar usando o samba. Fiz tudo como mostrava o tutorial do C.M. do Guia do Hardware. Problema:

          * Ao tentar instalar a impressora recebo um aviso dizendo que não e possível encotrar os drivers de instalação mas eu posso tentar instalar a impresso manualmente. Apesar de ter copiado o conteúdo da pasta c:\windows\system32\spool\drivers\w32x86 para a pasta /var/lib/samba/printers/W32X86

          * Após instalar a impressora compartilhada em uma máquina windows e clicar 2x em seu ícone me depara com a seguinte mensagem "Officejet_Pro_K5400 em servidor Acesso negado. Não é possível fazer a conexão"

este é o meu smb.conf

Código: [Selecionar]

[global]
#Nome do Grupo de Trabalho
workgroup = Informatica
#Nome do servidor
netbios name = Servidor
server string = Servidor
os level = 33
#Caminho do Log do Samba
log file = /var/log/samba/log.%m
log level = 1
#Tamanho máximo de arquivo de Log em kb
max log size = 100
debug level = 2
#Nível de segurança
security = share
domain master = false
enable privileges = yes

printing = cups
load printers = yes
enable privileges = yes


[printers]
   comment = All Printers
   browseable = no
   path = /var/spool/samba
   printable = yes
   public = yes
   writable = no
   create mode = 0700

[print$]
   comment = Printer Drivers
   path = /var/lib/samba/printers
   browseable = yes
   read only = yes
   guest ok = yes
   printable = yes
   inherit permissions = yes

[arquivos]
#Nome do Compartilhamento
comment = Arquivos
#Caminho do compartilhamento
path = /arquivos
#Define se o compartilhamento será publico
public = yes
only guest = no
writable =yes
force create mode = 777
force directory mode = 777

Agradeço a ajuda