Autor Tópico: Nvclock script de inicialização [RESOLVIDO]  (Lida 3314 vezes)

Offline AlexandreMonobe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Nvclock script de inicialização [RESOLVIDO]
« Online: 14 de Janeiro de 2008, 19:47 »
Olá gente!

Estou com um problema que esta persistindo faz dias... Eu sou usuário da versão 7.10 do ubuntu, e tenho tentado manter as configurações de clock da minha placa de vídeo, modificadas pelo Nvclock, mas não tenho conseguido.

Já tentei criar um script no /etc/init.d e depois usar o comando "update-rc.d NOMEDOSCRIPT defaults", bem como já tentei colocar o meu script no final do /etc/rc.local. Depois de muito pesquisar, parece-me que tds conseguiram se livrar deste problema menos eu.

Como uso efeitos 3D preciso do meu clock alterado logo na inicialização da máquina. Se alguem puder me ajudar eu agradeço mto! E viva o Linux!

Obs: eu fornecerei qualquer esclerecimento caso seja necessário

Ps: O meu script funciona quando eu executo-o, e ele está assim :

#! /bin/sh

nvclock -m 225 -n 205

exit 0


« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 16:28 por AlexandreMonobe »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Nvclock script de inicialização
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:12 »
Só uma pergunta. Quando colocou a chamada do Script no final do seu rc.local você diz no final mesmo?

Porque qualquer alteração que vá fazer neste script deve ser feita antes da linha exit 0.

[]'

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline AlexandreMonobe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Nvclock script de inicialização
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:24 »
Fiz antes do exit 0 sim. Realmente não faço do porque não da certo... Deveria iniciar no runlevel 2 e o comando "update-rc.0 defaults" coloca links nos run levels de 0 a 3 ou 4. Vai entender...

Offline AlexandreMonobe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Nvclock script de inicialização
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:29 »
É... Parece-me que esse problema não é tão simples de ser resolvido.

Vou colocar aqui dados mais específicos.

- criei um script com gedit dentro de /etc/init.d com o nome de "autonvclck.sh" e depois o tornei executavel com o comando chmod +x

- depois, com o comando update-rc.d autonvclck.sh defaults, criei link nas pastas de inicialização rc#.d

- também tentei o comando update-rc.d -f autonvclck.sh start 99 2 3 4 5, mas o terminal disse que já havia links, naquelas pastas, direcionados para o script

- minhas pastas de inicialização ficaram assim
/etc/ :


/rc0.d/K20autonvclck.sh

/rc1.d/K20autonvclck.sh

/rc2.d/S20autonvclck.sh

/rc3.d/S20autonvclck.sh

/rc4.d/S20autonvclck.sh

/rc5.d/S20autonvclck.sh

/rc6.d/K20autonvclck.sh

/rcS.d/ Sem Link para o script


- Todos os links acima descritos estão corretamente direcionados para o script criado, ou seja /etc/init.d/autonvclck.sh . O script altera o clock corretamente quando executado.

- Usei informações deste site, e nele há um usuário com os mesmos problemas que eu tive (Jay Holler ) http://ubuntu.wordpress.com/2005/09/07/adding-a-startup-script-to-be-run-at-bootup/

PS : Fiquei pensando se o problema não estaria no nome dado aos links dentro das pastas rc#.d... tds eles  se iniciam com S ou K, um número de dois digitos e depois nome do script.
Li num dos README das pastas que o número que vem após o S ou K é que define a ordem de inicialização, será que o Nvclock não tem que ser inicializado numa ordem específica ?

Offline AlexandreMonobe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Nvclock script de inicialização [RESOLVIDO]
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2008, 16:36 »
É o inesperado aconteceu! Eu descobri como resolver meu problema sozinho eheh !

Pois bem vou colocar como eu fiz para executar o Nvclock no inicio do sistema.

1º Entre em -> sistema/preferencias/sessões

2º Neste local vc pode adicionar programas para serem executados na inicialização. Então, é só clicar em adicionar e completar os campos com:
                      a- O nome do programa, no meu caso, Nvclock
                      b- O comando para acioná-lo, no meu caso, nvclock -m y -n X (sendo y e x valores de clock)
                      c- alguma espécie de especificação para esse programa do tipo ( Este programa altera o clock padrão)


Não sei se algum dos passos anteriores que fiz antes de testar isso teve alguma influencia, vou fazer alguns testes e depois digo o que descobrir

Fico feliz em poder ajudar, de alguma forma, a comunidade!

EDIT: EU FIZ OS TESTES E OS SCRIPTS ANTERIORES NÃO SÃO NECESSÁRIOS PARA INICIAR O NVCLOCK NA INICIALIZAÇÃO, OU SEJA, BASTA O PROCEDIMENTO AQUI, NESTE POST, DESCRITO
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2008, 20:04 por AlexandreMonobe »