Me interessei pq os "hackers" usavam. :wink:
Idade das Pedras:Isso começou quando eu ainda tinha uns 14 anos, vi um amigo usando e achei interessante, sempre gostei de aprender as coisas. Na época o Windows 98 ainda era novidade mas eu ainda tentei aprender, instalei o Marombi (antes do conectiva) e tentei usar, lembro q instalei, vi vários "OK" iniciando o sitema, loguei e me perguntei na tela preta "e aí? o q faço agora?". Lembro que não tinha conseguido configurar modo gráfico então levei meu pc pra casa desse meu amigo umas 23h da sexta e saí de lah no domingo meio dia, passamos o final de semana configurando, pesquisando e jogando (afinal ninguem eh de ferro). Passei usando o Marombi uns 4 meses, mas usava pouco porque não tinha internet e não tinha o que fazer, usava mais por novidade e por status: "olha, ele usa Linux" (hahahahaha, sim eu era/sou besta). Daí deu um problema no pc, precisei formatar, apareceu o Windows 98SE e eu esqueci o Linux por um bom tempo.
Criação da Roda: O Linux Funciona!Em 2000/2001 mais ou menos eu experimentei o Conectiva pois dizam que era mais simples em portugues blah, blah, blah. Essas cosias que vendedores falam. Instalou, funcionou, mas por incrível que pareça eu não gostei. Não sei, acho que foi pessoal, eu simplesmente não gostei do conectiva e por tabela, não gostei também do Red Hat. Aquilo de insalar fácil, prometer som legal e nao cumprir, instalar rpms que nunca funcionam e exigem milhoes de dependencias navegando no cd... td isso me deixava nervoso. resultado, formatar a partição do Linux.
Me falaram de um tal de mandrake também, eu tentei usar ele mas ele era muito bonitinho pro meu gosto (sou chato também) e dependia muito do ambiente gráfico, alem de precsar de milhooooes de cds. Esse foi pra lata também, acho q nem tenho mais os cds do Mandrake. Ele é muito bom pra fazer terminais leves, soh com o Kernel e soh isso, por mim o cd do mandrake soh precisava de 100MB. O resto eh lixo.
Idade Média:Me apresentaram o Slackware. Foi amor à segunda vista (sim, a primeira nao funcionou pq a instalação dele era incrivelmente complicada). Depois de apresentado ao slackware eu nao larguei mais ateh o meio do ano passado era um sistema legal, um pouco diferente, estável, USAVA APENAS UM CD E TINHA TD... Era um pouco complicado é verdade, mas compensava. Comecei com o Slack 8 ele sobreviveu ao bang dos winmodems (eu comprei um externo soh pra usar no slackware) e ao windows xp com suas vantagens (passei 4 meses soh usando slack e foi uma das épocas mais felizes da minha vida). mas nem tudo eh perfeito, o Slack tinha o defeito de ter poucos pacotes, ter a distribuição de alguns arquivos diferente dos outros por ser baseado no BSD e a ferramenta parecida com o apt-get não funcionava legal. ter q compilar sempre os programas deixava a manutenção do sistema muito custosa, por isso eu usava ele quase que exclusivamente em casa.
Idade Moderna:Comecei a trabalhar! Fui mexer com o FreeBSD. A principio não me foi tão estranho pois eu já usava slack, mas com o tempo cansei e migrei o BSD pelo Slack. E comecei a ver que o apt-get era essencial quando se tinha pouco tempo. Resultado? Sim, o Debian. A príncipio fui contra pq eu adorava/adoro o slack, mas era muito complicado manter atualizado td. Mas o Debian também tinha um defeito: Encrencava muito com o ambiente gráfico, o resultado foi Debian no trabalho e Slack em casa.
Idade Pós-Moderna: A era dos Linux Bonitinhos.Apareceram o Knoppix, Kurumin, Debian cdd-br e Ubuntu.
Me apresentaram o Knoppix, mas aquilo pra mim nao era Linux... Não sei o q era, mas faltava sentimento. Funcionava certinho bonitinho mas eu nao tinha confiança pra colocar "aquilo" rodando como servidor de verdade. pra mim soh serviu como brincadeira e tentar criar uma dist baseada nele.
Kurumin: O Linux Brasileiro! Isso me fez olhar pra ele e tentar, afinal ele tinha sido feito por um cara q entendia, o Morimoto. Instalei ele em casa, funcionou de primeira, ficou legal, parecia mais estável que o Knoppix e tinha suas vantagens em portugues. Usei ele em alguns trabalhos, o LTSP dele funciona muito bem (parabéns ao morimoto por fazer simples). Mas faltava nele a atualização automática e a maturidade.... Pra q p***a ele vinha com o karamba pro default? E os scripts de instlação pareciam armengues jogados dentros dos menus, vc se complicava dentro deles, nao sabia se era programa ou se era script, e se iniciasse o script com ele instalado, se abriria o programa... enfim o menu dele eu achei um mangue. E como eu usava outras dists sempre me perdia, parei de usar mas recomendava e sugeria a clientes pq era simples.
Ubuntu: Me falaram dele mas eu nao acreditava muito que fosse legal ou melhor q o slack (ainda estou em análises :wink: ) tem 3 semanas que instalei ele em casa e me surpreendeu. Detectou td certo, sem complicações (melhor até que o windows), tem atualização, tem apt-get, é Linux
, tem os menus MUITO BEM DIVIDIDOS e assim eu não me perco e sua configuração total nao me levou mais de duas semanas. Digo isso pq sou extremamente chato com o ambiente, uso quase sempre o modo texto pra configurar mas gosto de um desktop legal e duas semanas realmente sao quase nada.... Eu levo mais de mês pra configurar o Windows de uma maneira que eu goste e em média 2 meses pra configurar o Slack.
Eu soh abandonei o Windows totalmente em um pequeno periodo mas estou pensando seriamente em fazer isso outra vez, o Ubuntu está me satisfazendo completamente como desktop, soh falta eu fazer meus jogos rodarem direito no Ubuntu e conseguir meu celular se conectar sem problemas por IrDA (infelizmente a Nokia soh faz soft pra windows). Conseguindo isso, estou pensando em mudar para o Ubuntu de vez.
Fim da epopéia por enqt.