Autor Tópico: Ubuntu num laptop antigo  (Lida 1592 vezes)

Offline mad_maximo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu num laptop antigo
« Online: 21 de Fevereiro de 2008, 16:43 »
Olá a todos,

Tenho aqui um velho laptop parado há muitos anos. É um Texas Instruments Extensa 900CDT. Pentium 133Mhz, 32mb de RAM e 1,2Gb de HDD. Tem o win95 instalado e a funcionar mas lembrei-me estes dias de lhe instalar o ubuntu. Só por curiosidade.
Sou completamente noob no que toca a linux, já tive o ubuntu a rodar no meu laptop actual em dual boot, mas agora já não tenho.

Acontece que não consigo arrancar com live cd, aparece o ecrã para escolher a lingua, etc, faço "start...",  carrega o kernel, aparecem algumas linhas, mas depois o arranque pára com a mensagem "ACPI: Unable to locate RSDP"

Que opções de boot terei que carregar?

Obrigado a todos, espero que consigam ajudar-me, gostava de por este laptop a funcionar e não apenas transformar-se num pisa-papeis.

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Ubuntu num laptop antigo
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 01:12 »
Olá mad_maximo,

Achei algumas referências a este erro, e ele parece ser bem genérico, pois várias pessoas conseguiram resolver este problema, mas cada uma de uma forma diferente.
Algumas mudaram configurações da BIOS, ou mudaram os parâmetros de boot e outras instalaram versões antigas do Ubuntu e depois atualizaram para a mais nova.

Uma das soluções é mudar os parâmetro de boot, e esta neste link:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/showthread.php?t=838430

A solução que funcionou neste caso, é apertar a tecla "E" durante o boot e tirar o parâmetro "quiet" da linha, e iniciar o sistema com a linha alterada.

Já no fórum do Ubuntu em inglês há várias soluções, por isso é melhor que você mesmo veja cada uma e teste para ver qual funcionará no seu computador. Segue o link:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=189190&page=1

The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline mad_maximo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu num laptop antigo
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 06:13 »
Tive a tentar usar outras distros, e o Damn small Linux funcionou. Com o ubuntu, tentei de tudo e nada. As specs do laptop são demasiado baixas

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Ubuntu num laptop antigo
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 08:24 »
É, pra essa configuração, só o bom e velho e leve DSL mesmo.
Tentei certa vez salvar um Pentium que meu sogro tinha em casa, também. Mas não teve jeito. Nem com o DSL.
Bom, poste aí qual foi o destino final do jurássico pc.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004