Autor Tópico: Quero liberar espaço no Ubuntu...  (Lida 13346 vezes)

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Online: 06 de MAR?O de 2008, 03:45 »
Minha partição linux tá quase estourando (está com 94% da capacidade ocupada - dá uns 400 MB mais ou menos) e também estou querendo passar umas coisas do meu cpu p/ um outro (tipo, Emerald, Plugins de áudio,etc..).

Já li muita coisa por muito tempo, mas ainda não entendi muita coisa claramente... Por exemplo, não tenho segurança em copiar nada pois não entendi direito, mando um cp no terminal, mas não sei se ele vai copiar um certo aplicativo, pois há partes dele espalhadas por outras pastas, no windows pelo menos eu sabia que o aplicativo tava na pasta tal... eu estou querendo copiar pra um pen drive e depois jogar tudo no outro cpu...

A partição tá em 94%, mas o windows tá com 83 %, tenho o Eclipse p/ poder programar (no windows), e estou querendo baixar uma versão pra linux e assim passar mais tempo neste SO. Só isso dá uns 110 MB, então preciso saber como remover, mas isso pelo menos já tenho uma idéia melhor de como fazer (o problema é achar todas as pequenas coisas que eu baixei mas que não me serviram muito - aliás se não me engano a remoção deve ser recursiva, por aí...)

Como não sei exatamente como copiar arquivos, não sei se consigo fazer backup corretamente no linux...
Qualquer coisa dando errado, pelo menos poderia voltar tudo ao normal... mas ainda tenho meus receios sobre estas operações todas...

Se der tudo certo, a tendência é ficar cada vez mais no linux, usando windows apenas para jogos, o que me daria um grande espaço disponível, e assim, teria que aprender a reparticionar o hd de forma a deixar muito mais espaço para o linux...

Resumindo, minha dúvida é : na intenção de liberar espaço p/ o ubuntu, como fazer para copiar PERFEITAMENTE, SEM DEIXAR NENHUM RASTRO NEM ESQUECER NENHUM ARQUIVINHO EM ALGUMA OUTRA PASTA POR AÍ (ou como fazer para recortar, que é um copiar seguido de remover...) ?

É isso, me desculpem, sei que a dúvida é básica mas como disse não entendi muito bem certas coisas que andei lendo por aí...

Ficarei no aguardo de alguma resposta.
Desde já, agradeço...

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #1 Online: 06 de MAR?O de 2008, 09:36 »
Primeira coisa para liberar um espaço no HD: Entre como root no terminal e digite o comando "apt-get clean" (sem aspas). Isso irá limpar o cache do apt-get, e dependendo de vc ter atualizado seu sistema e nunca feito essa limpeza, fará uma grande diferença.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #2 Online: 06 de MAR?O de 2008, 10:16 »
Só uma correção:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get clean
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #3 Online: 06 de MAR?O de 2008, 10:19 »
Primeira coisa para liberar um espaço no HD: Entre como root no terminal e digite o comando "apt-get clean" (sem aspas). Isso irá limpar o cache do apt-get, e dependendo de vc ter atualizado seu sistema e nunca feito essa limpeza, fará uma grande diferença.

Amigo Samuel é bom lembrar que a função apt-get clean é bem radical, ao limpar o cache total/ o usuário fica sem poder usar caso queira o APTonCD.

Eu por exemplo, sou adepto do APTonCD e p/ limpar os resíduos de pacotes da que sobram de desintalação de programa uso, no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #4 Online: 06 de MAR?O de 2008, 11:50 »
Amigo Samuel é bom lembrar que a função apt-get clean é bem radical, ao limpar o cache total/ o usuário fica sem poder usar caso queira o APTonCD.

Eu por exemplo, sou adepto do APTonCD e p/ limpar os resíduos de pacotes da que sobram de desintalação de programa uso, no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove

Eu não uso mais o APTonCD, em parte porque já tive problemas uma vez onde o aplicativo não conseguiu fazer uma mídia com tudo que tinha no diretório /var/cache/apt/archives (e não sei porque),  e também porque acho fácil simplesmente queimar um CD com o conteúdo do tal diretório de cache do apt.

Assim ainda fico com a dica do Samuel, mas caso não queria perder os dados apenas tomo o cuidado de gerar uma mídia de backup deles.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #5 Online: 06 de MAR?O de 2008, 13:11 »
Primeira coisa para liberar um espaço no HD: Entre como root no terminal e digite o comando "apt-get clean" (sem aspas). Isso irá limpar o cache do apt-get, e dependendo de vc ter atualizado seu sistema e nunca feito essa limpeza, fará uma grande diferença.

Amigo Samuel é bom lembrar que a função apt-get clean é bem radical, ao limpar o cache total/ o usuário fica sem poder usar caso queira o APTonCD.

Eu por exemplo, sou adepto do APTonCD e p/ limpar os resíduos de pacotes da que sobram de desintalação de programa uso, no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove

Eu nunca usei o APTonCD, ainda mais que minha internet é banda-larga. Sempre que faço qualquer atualização eu sempre rodo esse comando depois, pq detesto ficar ocupando espaço no HD.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #6 Online: 06 de MAR?O de 2008, 14:30 »
Eu nunca usei o APTonCD, ainda mais que minha internet é banda-larga. Sempre que faço qualquer atualização eu sempre rodo esse comando depois, pq detesto ficar ocupando espaço no HD.

Em casa também não me preocupo com o cache, mas no trabalho é uma preocupação válida, afinal são muitas máquinas a atualizar.

Inclusive estou vendo aqui a possibilidade de criar um repositório interno para facilitar a atualização de todos os desks.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #7 Online: 06 de MAR?O de 2008, 15:16 »
Eu nunca usei o APTonCD, ainda mais que minha internet é banda-larga. Sempre que faço qualquer atualização eu sempre rodo esse comando depois, pq detesto ficar ocupando espaço no HD.

Em casa também não me preocupo com o cache, mas no trabalho é uma preocupação válida, afinal são muitas máquinas a atualizar.

Inclusive estou vendo aqui a possibilidade de criar um repositório interno para facilitar a atualização de todos os desks.

[]'s

Cristiano

No seu caso acho o melhor a se fazer! Aí deixa um script rolando de madrugada para atualizar esse repositório e durante o horário de trabalho arruma as outras, vai ficar bem mais rápido e cômodo do que esperar baixar em cada uma e talvez até mais do que levar o CD pra atualizar cada uma.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #8 Online: 08 de MAR?O de 2008, 20:21 »
err.. sou novato, vendo tudo isso fiquei ainda mais confuso...

pelo que entendi esse tal aptonCD remove eventuais lixos que o sistema tenha após remoção de arquivos, ou não ?

e para copiar seguramente, uso só cp ?
certos comandos meio "perigosos", eu ainda não chego muito perto disso...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #9 Online: 09 de MAR?O de 2008, 01:11 »
Não, o APTonCD cria uma mídia com todos os programas que instalou pelo apt-get (ou synaptic) e ainda estão no cache.

De uma lida no tópico APTonCD - Tópico Oficial para entender mais sobre ele.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #10 Online: 09 de MAR?O de 2008, 12:23 »
bah, já que o apt-get clean é perigoso, então use este:
Código: [Selecionar]
sudo rm -rf /var/cache/apt/archives/*.deb
fim de papo :)

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #11 Online: 09 de MAR?O de 2008, 14:47 »
Bom eu ainda não entendi, vc quer remover, os lixos do sistema, certo, bom, pode começar limpando sua pasta home, salvando seus arquivos em outro lugar ou em cd, esses dados que vc quer passar pra outra pasta são os dados dos aplicativos, tipo, caixa de email, proteção de tela, que vc ta usando etc, ou seja são suas configurações pessoais, se sim, estão todas na sua pasta home.

a cach do apt são os pacoteces de instalação dos programas que vc baixa, como os exe's do win, se por exemplo vc ja atualizou o kernel umas 3 vezes, tem la uns 150 mb de espaço so com os pacotes deles, que vc não vai usar mais, se seu sistema esta redondo com o seu kernel atual, vc também pode ir no synaptc e remover os antigos, recomendo deixar dois kernel's no sistema caso o atual sofra algum problema por qualquer motivo e vc não consiga efetuar logon por ele, além também do

sudo apt-get autoremove

se vc usar o aptoncd, a vantagem é que vc cria um cd apenas com os pacotes mais novos, eu recomendo.(pacotes de instalação de programas, assim como os exe do win)

depois vc pode rodar um, apt-get clean, sem problemas.

outra coisa a fazer, é quando for remover um programa que vc não usara mais, usar

sudo apt-get purge

esse comando remove o programa, todas as lib's, suas configurações na pasta home, e também seus instaladores na pasta cache do apt.

 ;D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #12 Online: 09 de MAR?O de 2008, 16:11 »
bah, já que o apt-get clean é perigoso, então use este:
Código: [Selecionar]
sudo rm -rf /var/cache/apt/archives/*.deb
fim de papo :)

Mas o comando sugerido faz o mesmo que o apt-get clean.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #13 Online: 09 de MAR?O de 2008, 17:01 »
sim Cristiano, mas já que o apt-get clean deixa o ApTonCD inutilizável, então é melhor usar mesmo o apt-get autoremove e esse que apresentei :)

abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quero liberar espaço no Ubuntu...
« Resposta #14 Online: 09 de MAR?O de 2008, 21:58 »
sim Cristiano, mas já que o apt-get clean deixa o ApTonCD inutilizável, então é melhor usar mesmo o apt-get autoremove e esse que apresentei :)

abraços

Esse que apresentou faz o mesmo com o APTonCD, lógico!

Como já falamos acima você pode gravar os pacotes para uso posterior, ou até pode usar o APTonCD e depois limpar o cache.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!