Autor Tópico: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?  (Lida 23022 vezes)

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #45 Online: 03 de Abril de 2008, 09:12 »
Sem querer causar intrigas, essa zona de conforto custou 400 reais?

Não.  ;)

Como eu disse no início, este tópico é seqüência deste, no qual contei que comprei um PC novo no qual ia tentar instalar cópia OEM do XP vinda de meu PC anterior, que pifou. Se não conseguisse ativar a cópia por já estar registrada como ativada em outra máquina minha e como não quero usar nada pirata, então eu teria que mergulhar de cabeça no Ubuntu. Como a Microsoft ativou normalmente essa cópia no novo PC, então permaneço na dita zona de conforto.

No Mac OS X (que também é Unix), esse tipo de configuração básica que você me ajudou a fazer pode ser feita tanto em interface gráfica quanto em linha de comando. Por que no Ubuntu não pode ser assim também?

Um abraço!

boi

  • Visitante
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #46 Online: 03 de Abril de 2008, 09:26 »
Então agora está esclarecido. O sujeito não tinha desativado a onboard, o que era a primeira coisa que deveria ter feito, e acha que o sistema é que deveria fazer por isso por ele, e da forma como ele imagina que deveria ser a correta, via painel de controle. Simples problema de BIOS, e não estou me referindo à Basic Input/Output System. Cada vez dá menos vontade de vir aqui e ter que ficar vendo essas coisas.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #47 Online: 03 de Abril de 2008, 09:30 »
Então agora está esclarecido. O sujeito não tinha desativado a onboard, o que era a primeira coisa que deveria ter feito, e acha que o sistema é que deveria fazer por isso por ele, e da forma como ele imagina que deveria ser a correta, via painel de controle. Simples problema de BIOS, e não estou me referindo à Basic Input/Output System. Cada vez dá menos vontade de vir aqui e ter que ficar vendo essas coisas.

Amigo, calma lá! Ninguém pediu que você viesse dar sua opinião! E se pra você esse assunto já está tão claro e ultrapassado, para nosso amigo Todaro não está. Respeite as diferenças individuais, pois com certeza você exige que respeitem as suas.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #48 Online: 03 de Abril de 2008, 09:39 »
O sujeito não tinha desativado a onboard, o que era a primeira coisa que deveria ter feito

Onde é que está escrito isso?

Por que você acha que sou obrigado a deduzir isso se em outros sistemas operacionais esse procedimento não é necessário?

Se você é tão supra-sumo do conhecimento em Linux e acha que todo mundo tem que ter o mesmo nível de conhecimento que você, que veio fazer na área do fórum para iniciantes?
« Última modificação: 03 de Abril de 2008, 09:43 por Todaro »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #49 Online: 03 de Abril de 2008, 14:00 »
O sujeito não tinha desativado a onboard, o que era a primeira coisa que deveria ter feito

Onde é que está escrito isso?

Por que você acha que sou obrigado a deduzir isso se em outros sistemas operacionais esse procedimento não é necessário?

Se você é tão supra-sumo do conhecimento em Linux e acha que todo mundo tem que ter o mesmo nível de conhecimento que você, que veio fazer na área do fórum para iniciantes?

Boa, Todaro. Ô Boi, sinceramente, já estou me acostumando a ver você alfinetando os outros. Pega leve, né, cara, ou então vá procurar alguma coisa do seu altíssimo nível pra fazer.

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #50 Online: 12 de Junho de 2008, 01:39 »
Olha, é bom saber que alguém conseguiu fazer esta placa funcionar, porque eu nunca consegui!

Tenho um problema parecido com o do colega que iniciou este tópico, mas a diferença é que eu nunca consegui fazer ela funcionar. Quando instalei o Ubuntu neste computador, a placa de som onboard não funcionava nem no Windows, portanto, conclui que era um problema de hardware e comprei esta porcaria da Ensoniq 5880 por 30 reais. Já que o computador era todo velho e ruim mesmo, não ia gastar uma fortuna para colocar uma placa boa num computador porcaria...

Escolhia uma com um chipset Sound Blaster justamente porque achei que teria menos problema no Linux, já que quanto mais difundido o hardware, teoricamente maiores são as chances de ele funcionar no Linux.

Enfim, já tentei fazer de tudo para que ela funcione: desabilitei a onboard na bios, coloquei o driver desta no blacklist, pedia ajuda neste fórum, no fórum em inglês e nunca ninguém conseguiu me ajudar. Inclusive no fórum do Ubuntu em inglês, há uma dica de como fazer para esta placa funcionar com o driver do antigo sistema OSS, já que relatam que o problema é um bug no próprio driver do alsa. Depois de saber disso, resolvi parar de tentar, pois já que o problema era no alsa, achei que não ia conseguir fazê-la funcionar nunca.

Confirmei isso ao testar o funcionamento da placa com outras distros como o Knoppix e o Puppy. Em nenhuma delas a placa funcionou, pelo menos rodando no Live-CD.

Bom, mas agora que alguém com um problema muito semelhante ao meu conseguiu, minhas esperanças encontram-se renovadas, porém apenas em parte, pois as dicas deste tópico não resolveram o meu problema.

Se alguém puder me ajudar, não sabe como ficarei feliz!!!!

Aqui vai o meu output:
Código: [Selecionar]
~$ lsmod | grep snd
snd_ens1371            25632  0
gameport               14472  1 snd_ens1371
snd_ac97_codec         99876  1 snd_ens1371
ac97_bus                2176  1 snd_ac97_codec
snd_pcm_oss            40736  0
snd_mixer_oss          16896  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                75400  3 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss
snd_seq_dummy           3972  0
snd_seq_oss            34048  0
snd_seq_midi            8480  0
snd_rawmidi            24608  2 snd_ens1371,snd_seq_midi
snd_seq_midi_event      7552  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_seq                51152  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_timer              23556  2 snd_pcm,snd_seq
snd_seq_device          8588  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
snd                    54692  11 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
soundcore               7520  1 snd
snd_page_alloc         10504  1 snd_pcm

Abraços,

Legendario