Autor Tópico: Montagem de volumes  (Lida 13994 vezes)

Offline Nadab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Montagem de volumes
« Online: 30 de Abril de 2008, 18:31 »
Bom é o seguinte, eu tenho dois HDs com algumas partições, em uma delas estão todas as minhas músicas, a qual uso como biblioteca do Rhythmbox. Atualizei meu UBUNTU para o HARDY 8.04 e toda vez que o sistema inicia, os volumes NÃO estão montados, quer dizer, aparecem em Locais, mas não estão montados, ou seja, se eu tento abrir um deles, na primeira vez que clico, a partição é montada e só na segunda vez que clico para abrir é que abre o navegador de arquivos. Isso não é um problema muito grave, mas se eu abro o Rhythmbox antes de fazer essa "montagem manual" da partição onde estão as músicas, o programa perde toda a biblioteca, e tem que adicionar tudo de novo. Em Sistemas >> Preferências >> Sessões o Gerenciador de Volumes está habilitado.
Gostaria de saber como resolver isso.

Nadab
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 09:20 por Nadab »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: MONTAGEM DE VOLUMES
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2008, 19:00 »
Vc só precisa colocar esse e outros HD's no fstab, assim eles vão ser montandos logo de cara.

O arquivo para editar é o  /etc/fstab
é só abrir ele com o gedit por exemplo e acrescentar o hd que quer montado.

Por exemplo o meu fstab é assim
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=1961e93a-cb94-4870-99f8-ae867aa0d751 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=0ae11c0a-3e1a-446e-b38a-44826bebde6e none            swap    sw              0       0
# /dev/sdb1
UUID=07e6822b-713d-440f-983f-3bf0f3cfc702 /media/Multimedia ext3 user,errors=remount-ro 0 2
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0

O SDB1 é o segundo hd que eu montei.

No tópico que eu havia criado um tempo atras tem algumas dicas pra montar.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,33222.msg198413.html#msg198413
yari yari...

Offline Nadab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: MONTAGEM DE VOLUMES
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2008, 19:31 »
Vc só precisa colocar esse e outros HD's no fstab, assim eles vão ser montandos logo de cara.

O arquivo para editar é o  /etc/fstab
é só abrir ele com o gedit por exemplo e acrescentar o hd que quer montado.

Por exemplo o meu fstab é assim
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=1961e93a-cb94-4870-99f8-ae867aa0d751 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=0ae11c0a-3e1a-446e-b38a-44826bebde6e none            swap    sw              0       0
# /dev/sdb1
UUID=07e6822b-713d-440f-983f-3bf0f3cfc702 /media/Multimedia ext3 user,errors=remount-ro 0 2
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0

O SDB1 é o segundo hd que eu montei.

No tópico que eu havia criado um tempo atras tem algumas dicas pra montar.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,33222.msg198413.html#msg198413

Valeu Razien, mas ainda estou com umas dúvidas, esse é o meu /etc/fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sdb1
UUID=03d1f4ea-b324-4f3e-9243-04057f44c848 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sdb4
UUID=26d48fe6-bd40-41f6-bda0-159e85334512 none            swap    sw              0       0
/dev/scd1       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/scd0       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0

As partições de que falei são:

sda5 - Arquivos
sda1 - Windows XP
sdb2 - Windows Vista
sdb3 - Músicas/videos

então, se não for pedir demais como ficará meu /etc/fstab "novo" ?

vou arriscar um palpite e você me corrija se eu estiver errado.

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sdb1
UUID=03d1f4ea-b324-4f3e-9243-04057f44c848 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sdb4
UUID=26d48fe6-bd40-41f6-bda0-159e85334512 none            swap    sw              0       0
/dev/scd1       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/scd0       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto          rw,user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/sda5      /media/Arquivos fat32          user,errors=remount-ro ?      ?
/dev/sda1      /media/Windows XP ntfs       user,errors=remount-ro ?       ?
/dev/sdb2      /media/Windows Vista ntfs    user,errors=remount-ro ?      ?
/dev/sdb3      /media/Arquivos_videos ntfs   user,errors=remount-ro ?      ?

se for isso, quais números coloco no lugar dos pontos de interrogação em negrito ?

abraço.
Nadab

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: MONTAGEM DE VOLUMES
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2008, 23:16 »
Lembre-se que vc precisa criar essas pastas para os HD's serem montados.
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/NOMEDAPASTA
e depois por precaução eu mudei a permissão de escrita delas
Código: [Selecionar]
sudo chown 777 /media/NOMEDAPASTA
Eu prefiro deixar uns comentarios - toda linha com # é comentario - ajuda a manter organizado o arquivo

Eu acho que esteja certo o arquivo, mas sou bem iniciante em linux também.
Citar
se for isso, quais números coloco no lugar dos pontos de interrogação em negrito ?

Também não sei não XD
Eu ACHO que tem haver com o sistema verificar integridade dos arquivos no boot e etc, mas não tenho certeza.

-------------
O que eu costumo fazer aqui pra ter certeza que o meu fstab está correto é o seguinte

eu salvo um backup antes de tudo
Monto o fstab com as mudanças que eu quero
e tento montar o HD pra ver se ta permitindo escrita, leitura, se monta ou não.

Se der certo, eu deixo ele montando e no próximo boot o fstab faz o trabalho pra mim e monta ele.
Se não der certo eu volto pro fstab e vejo o que pode dar errado.

---------------

Não sei se vc reparou, mas no meu tpc antigo eu voltei varias vezes falando que não montava 100%, hora funcionava uma coisa outra não.

Seria melhor que aparece o povo que entende do assunto, eu também sou iniciante nisso =\
yari yari...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Montagem de Volumes
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2008, 00:09 »
Nadab tudo bem?!

Favor alterar o título mais do tópico, pois como esta é contra as Regras do Fórum.

Títulos não podem estar em caixa alta (todo em maiúsculo).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nadab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Montagem de Volumes
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2008, 09:22 »
Nadab tudo bem?!

Favor alterar o título mais do tópico, pois como esta é contra as Regras do Fórum.

Títulos não podem estar em caixa alta (todo em maiúsculo).

[]'s

Cristiano

Feito, Cristiano, me desculpe.
[]'s

Nadab

Offline Nadab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: MONTAGEM DE VOLUMES
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2008, 09:31 »
Lembre-se que vc precisa criar essas pastas para os HD's serem montados.
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/NOMEDAPASTA
e depois por precaução eu mudei a permissão de escrita delas
Código: [Selecionar]
sudo chown 777 /media/NOMEDAPASTA
Eu prefiro deixar uns comentarios - toda linha com # é comentario - ajuda a manter organizado o arquivo

Eu acho que esteja certo o arquivo, mas sou bem iniciante em linux também.
Citar
se for isso, quais números coloco no lugar dos pontos de interrogação em negrito ?

Também não sei não XD
Eu ACHO que tem haver com o sistema verificar integridade dos arquivos no boot e etc, mas não tenho certeza.

-------------
O que eu costumo fazer aqui pra ter certeza que o meu fstab está correto é o seguinte

eu salvo um backup antes de tudo
Monto o fstab com as mudanças que eu quero
e tento montar o HD pra ver se ta permitindo escrita, leitura, se monta ou não.

Se der certo, eu deixo ele montando e no próximo boot o fstab faz o trabalho pra mim e monta ele.
Se não der certo eu volto pro fstab e vejo o que pode dar errado.

---------------

Não sei se vc reparou, mas no meu tpc antigo eu voltei varias vezes falando que não montava 100%, hora funcionava uma coisa outra não.

Seria melhor que aparece o povo que entende do assunto, eu também sou iniciante nisso =\

Razien, as pastas das minhas partições já existem no diretório "/media", todas elas! O que acontece é só que elas não iniciam montadas. Aparecem os ícones, mas eu tenho que abrir, efetivamente, para que o volume seja montado. Já com relação aos valores da ordem de montagem das partições (os pontos de interrogação ?), preciso encontrar o lugar onde estão as informações sobre eles.

Valeu.

Nadab

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Montagem de volumes
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2008, 11:22 »
google com certeza tem =p

Boa sorte e qualquer coisas é só pergutar.
yari yari...

alarcon

  • Visitante
Re: Montagem de volumes
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2008, 16:42 »
Isso não é um bug, na minha opinião, apenas mudança de filosofia do Ubuntu e/ou Gnome, pois se vocês pararem para observar no arquivo fstab das versões anteriores do Ubuntu era adicionada a entrada de todas as partições presentes no HD, desde que o Ubuntu fosse instalado por ultimo. Agora no Ubuntu 8.04 Hardy Heron elas não estão no fstab, mas se forem no menu Locais as partições estão por lá e ao clicar pela primeira vez nos volumes, aparecerá uma janela onde se tem que colocar uma senha e só depois os volumes são mostrados no desktop e podem ser acessados livremente.

É verdade que toda vez que se reiniciar o PC os volumes desaparecem do desktop, mas basta ir no Menu Locais e clicar no volume em questão que ele abre e desta vez sem pedir a senha como da primeira vez.

Penso que isso é uma nova característica do sistema e relacionado a política de segurança. Se isso foi bom ou ruim vai depender da cada usuário.

Talvez tenha haver com o tal PolicyKit que permite a execução de algumas tarefas administrativas como usuário comum.

Citar
O PolicyKit é agora visível na interface de administração. Deste modo é possível utilizar aplicações de administração como um utilizador normal, e configurar uma série de privilégios extra para determinadas operações. Isto permite um maior controle sobre as permissões melhorando consideravelmente a usabilidade, eliminando ainda os perigos relativamente a segurança que estava, adjacentes ao uso de uma aplicação como administrador.

« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 16:56 por alarcon »

Offline Nadab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Montagem de volumes
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2008, 17:42 »
Isso não é um bug, na minha opinião, apenas mudança de filosofia do Ubuntu e/ou Gnome, pois se vocês pararem para observar no arquivo fstab das versões anteriores do Ubuntu era adicionada a entrada de todas as partições presentes no HD, desde que o Ubuntu fosse instalado por ultimo. Agora no Ubuntu 8.04 Hardy Heron elas não estão no fstab, mas se forem no menu Locais as partições estão por lá e ao clicar pela primeira vez nos volumes, aparecerá uma janela onde se tem que colocar uma senha e só depois os volumes são mostrados no desktop e podem ser acessados livremente.

É verdade que toda vez que se reiniciar o PC os volumes desaparecem do desktop, mas basta ir no Menu Locais e clicar no volume em questão que ele abre e desta vez sem pedir a senha como da primeira vez.

Penso que isso é uma nova característica do sistema e relacionado a política de segurança. Se isso foi bom ou ruim vai depender da cada usuário.

Talvez tenha haver com o tal PolicyKit que permite a execução de algumas tarefas administrativas como usuário comum.

Citar
O PolicyKit é agora visível na interface de administração. Deste modo é possível utilizar aplicações de administração como um utilizador normal, e configurar uma série de privilégios extra para determinadas operações. Isto permite um maior controle sobre as permissões melhorando consideravelmente a usabilidade, eliminando ainda os perigos relativamente a segurança que estava, adjacentes ao uso de uma aplicação como administrador.



Alarcon,

Eu não acredito que seja uma questão de segurança, porque no meu caso ao tentar abrir a pasta da partição desejada pela primeira vez, não aparece nenhuma janela pedindo senha nenhuma, o que acontece é só a montagem do volume, inclusive isso pode ser identificado pela mudança do ícone de um "volume genérico", para o ícone de um HD. Não parece ser um item de segurança, porque não vejo como isso melhora a usabilidade uma vez que você tem que montar a partição manualmente toda a vez que o sistema é iniciado.

alarcon

  • Visitante
Re: Montagem de volumes
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2008, 17:50 »

Alarcon,

Eu não acredito que seja uma questão de segurança, porque no meu caso ao tentar abrir a pasta da partição desejada pela primeira vez, não aparece nenhuma janela pedindo senha nenhuma, o que acontece é só a montagem do volume, inclusive isso pode ser identificado pela mudança do ícone de um "volume genérico", para o ícone de um HD. Não parece ser um item de segurança, porque não vejo como isso melhora a usabilidade uma vez que você tem que montar a partição manualmente toda a vez que o sistema é iniciado.

Desde de quando regras para se aumentar a segurança melhoram a usabilidade?

É justamente o contrário, quanto mais seguro é um sistema operacional, mais chato vai ficando sua usabilidade.

Bem aqui apareceu sim uma janela com o meu nome de usuário e uma seta ao lado (possivelmente para selecionar um outro usuário, caso tivesse) e um local para digitar a senha e só depois que fiz isso é que nas outras vezes só bastava clicar na partição no menu Locais que ele monta o volume sem perguntar nada, portanto pergunto tem certeza que você já não fez isso e não se lembra.

Melhora na medida que você não queira que outros usuários vejam outras partições existentes mo seu sistema, somente aquelas que você libera o acesso.

Veja que em diferentes pontos neste novo Gnome tem um botão chamado de Desbloquear, cito como exemplo no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos você só consegue alterar alguma coisa lá despois de desbloquear. Esta janela de desbloqueio é a mesma que apareceu quando da montagem pela primeira vez dos volumes do menu Locais.
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 18:22 por alarcon »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Montagem de volumes
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2008, 13:40 »
Essa janela aparece sim.

E ainda pergunta:
 - lembrar senha sempre
 - nunca lembrar a senha
 - Só lembrar para essa sessão

É algo do tipo. É bem util pra caso vc divida o pc com outros e quer uma partição só sua. ( qts segredos escondidos)

Citar
pois se vocês pararem para observar no arquivo fstab das versões anteriores do Ubuntu era adicionada a entrada de todas as partições presentes no HD

Não entendi o que vc quis dizer.  No meu Feisty, o Fstab era praticamente idêntico ao do Hardy. Eu sempre tive que ir la e dizer pra ele que tem um segundo HD na pasta tal com formato tal, e ainda montar a pasta pra esse HD.


yari yari...

alarcon

  • Visitante
Re: Montagem de volumes
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2008, 13:48 »
Essa janela aparece sim.

E ainda pergunta:
 - lembrar senha sempre
 - nunca lembrar a senha
 - Só lembrar para essa sessão

É algo do tipo. É bem util pra caso vc divida o pc com outros e quer uma partição só sua. ( qts segredos escondidos)

Citar
pois se vocês pararem para observar no arquivo fstab das versões anteriores do Ubuntu era adicionada a entrada de todas as partições presentes no HD

Não entendi o que vc quis dizer.  No meu Feisty, o Fstab era praticamente idêntico ao do Hardy. Eu sempre tive que ir la e dizer pra ele que tem um segundo HD na pasta tal com formato tal, e ainda montar a pasta pra esse HD.




Quis dizer o seguinte, tenho 4 partições: WindowXP (sda1), Archlinux (sda5), Ubuntu (sda6) e Swap (sda7) e quando usava o Feisty e o Gutsy no seu arquivo fstab todos eram montados. Já no Ubuntu 8.04 Hardy Heron no fstab só tem montada o Ubuntu (sda6), Swap (sda7), os drivers ópticos, floppy e proc, portanto nele não monta as outras partições que tenho aqui no HD que só são acessíveis via o menu Locais > Nome dos Volumes
« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 13:52 por alarcon »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Montagem de volumes
« Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2008, 13:56 »
Citar
Quis dizer o seguinte, tenho 4 partições: WindowXP (sda1), Archlinux (sda5), Ubuntu (sda6) e Swap (sda7) e quando usava o Feisty e o Gutsy no seu arquivo fstab todos eram montados. Já no Ubuntu 8.04 Hardy Heron no fstab só tem montada o Ubuntu (sda6), Swap (sda7), os drivers ópticos, floppy e proc, portanto nele não monta as outras partições que tenho aqui no HD que só são acessíveis via o menu Locais > Nome dos Volumes

Hmm ja faz um bom tempo que eu usei o feisty eu posso estar errado, mas no meu eu não lembro dele montando o meu segundo hd no fstab. ^^

Ahh eu estava querendo saber um pouco mais do arch, mas para não ir pro off topic te mandar uma mp ok?
yari yari...

alarcon

  • Visitante
Re: Montagem de volumes
« Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2008, 14:00 »
Citar
Quis dizer o seguinte, tenho 4 partições: WindowXP (sda1), Archlinux (sda5), Ubuntu (sda6) e Swap (sda7) e quando usava o Feisty e o Gutsy no seu arquivo fstab todos eram montados. Já no Ubuntu 8.04 Hardy Heron no fstab só tem montada o Ubuntu (sda6), Swap (sda7), os drivers ópticos, floppy e proc, portanto nele não monta as outras partições que tenho aqui no HD que só são acessíveis via o menu Locais > Nome dos Volumes

Hmm ja faz um bom tempo que eu usei o feisty eu posso estar errado, mas no meu eu não lembro dele montando o meu segundo hd no fstab. ^^

Ahh eu estava querendo saber um pouco mais do arch, mas para não ir pro off topic te mandar uma mp ok?

Detalhe caro Razien, estou me referindo a várias partições num mesmo HD, já o seu caso são HDs diferentes e aí eu não sei opinar se nas versões do Feisty e do Gutsy um segundo HD é montado automaticamente no fstab quando da instalação do Ubuntu.