Autor Tópico: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.  (Lida 78712 vezes)

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
[Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Online: 30 de Abril de 2008, 23:04 »
@All

Tenho visto vários tópicos recorrentes sobre a questão da resolução (baixa resolução em verdade) dos monitores após a instalação e/ou atualização do Ubuntu para a versão Hardy Heron (eu já postei uma solução para o caso do SyncMaster 753DF(X) AQUI). Navegando no Ubuntuforums, encontrei um post do usuário hurtstotalktoyou no qual ele explica que o problema é a detecção do monitor e não da placa de vídeo propriamente. Abaixo segue então a tradução deste post, lembrando então que todos os créditos deve-se ao colega do ubuntuforums:

1. Vá ao menu Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware and tenha certeza que o driver proprietário de sua placa de vídeo está desabilitado. Não se preocupe com isso agora, você irá habilitá-lo depois. Reinicie o sistema se necessário (nota: este passo se aplica apenas aos proprietários de placas de vídeos da NVIDIA e ATI com recursos 3D).

2. Vá ao menu Sistema -> Preferências -> Resolução de tela e escolha a resolução mais alta disponível (gerealmente 800x600). Esta irá permitir navegar através do Ubuntu mais facilmente do que as resoluções mais baixas associadas com o driver de vídeo proprietário.

3. Vá ao menu Sistema -> Preferências -> Menu Principal -> Aplicações -> Outras e verifique se a caixa de seleção para "Telas e Placas de Vídeo" está selecionada.

4. Vá ao menu Aplicações -> Outras -> Telas e Placas de Vídeo e selecione a opção que melhor descreve seu monitor (LCD, CRT, etc). *NÃO USE* a função de "detecção"; também *não* escolha "Plug & Play".

5. Agora retorne ao menu Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware e habilite o driver proprietário (NVIDIA/ATI) de sua placa de vídeo.


Espero que seja útil. :)

Sds,

Danpos.

P.S.: Aparentemente não há entrada no menu "Outras" em instalações outras que não Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, ...). Neste caso, basta pressionar ALT+F2 e então digitar:

Código: [Selecionar]
gksu displayconfig-gtk
« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 01:06 por danpos »

Offline dosv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu... beauty!
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2008, 23:55 »
Foi muito útil, danpos.

Muito obrigado por disponibilizar essa dica para nosso forum pt!

É engraçado que às vezes pensamos que algum driver ou até o Ubuntu mesmo vem com bug ou defeito porém somos nós mesmos maravilhados com o mundo linux que esquecemos que o sistema tem que ser configurado nos minimos detalhes!

Mais uma vez parabéns pela dica!

Obs.: Todos que tentarem, mesmo não conseguindo, "devem" (não é uma obrigação) postar uma resposta (Agradecimento ou dica) ao nosso colega pois ele disponibilizou tempo para apresentar o seu post, concordam?
==========================
dosv01

"Ubuntu is a community developed, Linux-based operating system that is perfect for laptops, desktops and servers..."

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2008, 00:15 »
Valeu pela dica. Resolveu o problema da resolução de tela que eu não conseguia configurar.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2008, 00:46 »
@dosv01

Obrigado pelas suas gentis palavras.  :D

A minha motivação é essa e por isso faço parte desta excelente comunidade pt/pt_br do Ubuntu, um sistem GNU/Linux que gosto muito. :)

Com respeito a questão dos agradecimentos (voluntários), acho interessante o sistema disponível no Ubuntuforums, onde você pode agradecer ao usuário no post que ele considera útil. Eu mesmo postei lá uma solução para a configuração da impressora laser HP 1020 (uma das quais eu tenho) e recebi alguns agradecimentos, o qual fica registrado no profile, muito interessante (ah, eu postei em primeira mão essa solução aqui no Ubuntu PT Forums ;) ).

Sds,

Danpos.

Offline nielpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2008, 09:50 »
Muito útil essa dica. valew cara!

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2008, 11:36 »
Aqui não deu certo  :'(. Ou bem habilito o drive nvidia ou ajusto a resolução.

Segui todos os passos, mas não deu certo.

EDITADO:

Tive que acrescentar novo passo:

Após tornar a habilitar a nvidia, fui novamente em "Telas e Placas de Vídeo" e coloquei o modelo de meu monitor, que havia retornado ao Plug n Play.
Então deu certo.

Abraços
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 12:26 por jamiro »

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2008, 12:51 »
@jamiro

Excelente. Fica então registrado então mais esse cuidado.  :D ;)

Sds,

Danpos.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2008, 13:12 »
@jamiro

Excelente. Fica então registrado então mais esse cuidado.  :D ;)

Sds,

Danpos.

Snif. Acho que vou chorar ou gritar! Quando reiniciei voltou o mesmo problema!

Vi aqui no fórum que é possível copiar o xorg do 7.10 para o 8.04. Verei como fazer isso - talvez seja essa a (louca) solução.

Offline webjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2008, 13:21 »
Cara e quando vc vai em outras e esta vazia que eu faço

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2008, 14:35 »
Cara e quando vc vai em outras e esta vazia que eu faço

Não sei ... você está usando o Hardy Heron? Se sim, era para ter esse aplicativo instalado (dúvida: você seguiu o passo 3 corretamente?).

Sds,

Danpos.

Offline webjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2008, 15:41 »
Cara eu to usando o Ubuntu Studio 8.04 sera que e por isso se for isso e não tiver como arrumar isso vou ter de instalar o Ubuntu normal e depois atualizar para Ubuntu Studio...?

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2008, 19:52 »
Cara e quando vc vai em outras e esta vazia que eu faço

O "outras" vem vazio por padrão. Primeiro vc tem de ir em sistema - preferencias -menu principal, aí vc habilita "outras", marcando a caixinha.

Aí, na mesma tela (sistema-preferncias-menu principal) - seleciona "outras" do lado direito e marca na caixinha do lado esquerdo aquilo que vc quer que apareça no menu (no caso especifico deixe selecionado "telas e placa de video" .

è exatamente o que está no post. O fato de estar no Ubuntu studio não muda as opções padrão.

« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 19:54 por advogama »
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2008, 22:08 »
@webjr

Com certeza é a versão (customizada e não oficial) do Ubuntu que está dando problema.  :(

Instale o Ubuntu 8.04 oficial, configure de acordo com suas necessidades e então instale as aplicações multimídias a parte ... ;)

Sds,

Danpos.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2008, 09:45 »
Só para registro: o meu problema da resolução do monitor estava relacionado ao menu.lst! Explico:

Na hora do boot o sistema estava ligando o kernel novo à partição errada, então eu escolhia a opção de kernel antigo, mas utilizando a mesma raiz "/".
Foi só consertar isso (alterar o menu.lst para que o kernel do 8.04 enxergasse a minha partição corretamente) e tudo se resolveu.

Abraços,

Jamiro.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2008, 09:56 »
@jamiro

Parabéns pela persistência!  :D ;D Pôxa, que coisa hein!  :o Ainda bem que resolveu a contento o problema. Isso significa que a dica 'tá valendo'...  :D ;D

Sds,

Danpos.