Autor Tópico: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04  (Lida 30337 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #15 Online: 19 de Maio de 2008, 21:24 »
esqueci dizer que vc tem de dar o comando
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
mas já não lembro se vc dá esse comando antes ou depois do outro, de qualquer das maneiras tem 50% de hipoteses de acertar á primeira  ;D ;D
arlacon vc já descobriu onde fica o tal ficheiro com as informações adicionais do xorg?? Se eu menos soubessesmos onde ele grava as defenições do comando gksu displayconfig-gtk

Já foi tentado isso também e no caso do colega com problemas não resolveu. Resultado, ele voltou a usar o Ubuntu 7.04 Feisty onde tudo funciona bem para ele.

Não encontrei nenhum lugar onde possa obter os valores usados pela configuração automática do xorg até o presente momento. Qualquer coisa aviso a vocês.

É por estas e outras que usuários de distribuições linux mais "espartanas" torcem o nariz para  o Ubuntu, pois em nome da facilidade e do mínimo de interação do usuário com o sistema, visando aos iniciantes, ele acabam que mascarando o sistema e coisas simples passam a ser complicadas.

Um exemplo disso,  em distros como o slackware se você quisesse ao dar o boot no sistema ir direto para o terminal puro sem carregar a interface gráfica, isso é útil por exemplo para instalar o driver Nvidia baixado do site deles, bastaria editar uma simples linha do arquivo inittab que fica na pasta /etc de:

# Default runlevel. (Do not set to 0 or 6) id:4:initdefault

para

# Default runlevel. (Do not set to 0 or 6) id:3:initdefault

aí ao reinciar o sistema  já entraria no terminal puro sem carregar a interface gráfica. No Ubuntu não sei como se faz isso. Nem existe mais este arquivo.


Antes que pensem o contrário eu adoro o Ubuntu e suas facilidades, mas gosto sempre de editar as coisas pelos arquivos de configurações e percebo que cada vez mais isso vai ficando impossível no Ubuntu.

Mas alarcon, eu até entendo o seu ponto de vista, mas você há de concordar que as coisas funcionam diferente mesmo no Ubuntu. E não poderia ser diferente tendo em vista o seu projeto de desenvolvimento.

Lançar uma nova versão a cada 6 meses com tudo o que puder de mais novo é muito arriscado. No fim das contas, nós usuários do Ubuntu e do Fedora, é que estamos servindo de cobaia para as novas funcionalidades a serem implementadas nas distros Linux. Não tô dizendo que isso é exclusividade das duas distros!

A Canonical só não socou o Kernel 2.6.25 dessa vez por ser essa versão 8.04, uma versão  LTS!  Lembram do Ubuntu 7.04 com o novíssimo Xorg 7.2 recém lançado? E como uma distro considerada Final sai com o navegador chefe ainda em estado BETA?

Por isso o pessoal da Mandriva é bem mais cauteloso! Entre outras distros. Quanto tempo levou para o Patrick colocar um Kernel série 2.6 como padrão no Slackware, comparado com a concorrência?   Ele deixou a coisa amadurecer bem, outras distros testar bem tudo pra ele, para só então colocar no Slackware.

Só quero deixar claro que eu uso o Ubuntu por aceitar esse estilo de desenvolvimento! Ninguém é obrigado a usar distro nenhuma! Cada um escolhe a que melhor te serve.

O pessoal vem tentando fazer do Linux um sistema fácil para usuário final, e não só para Geeks de plantão! Mas com isso são obrigados a quebrar com muita coisa já feita e que sabem que funciona. É como já andei lendo sobre a biblioteca GTK2. Chegaram num limite, se quiserem melhorar bastante, vão ter que começar tudo do zero! Tudo novo! E isso vai dar a maior dor de cabeça com certeza! Pois deve ficar incompatível com o que já tinha antes e que eles sabem que funcionam bem, mas chegou no seu limite de desenvolvimento!

É soda esse lance do Xorg.conf, mas era isso ou a coisa não ficava automática. Mas somos nós que estamos na linha de frente dessa bagaça! Por isso sofremos mais com esses problemas.

Era isso.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #16 Online: 20 de Maio de 2008, 08:26 »
faz uma busca, eu encontrei uma copia do meu em /usr/share/xresprobe

É o seguint no meu Ubuntu 8.04 Hardy Heron não encontrei nenhum arquivo ou pasta chamada de xresprobe em /usr/share. Procurei no Synaptic e existe um pacote chamado de xresprobe mais não está instalado e que tem a seguinte definição:

Citar
testador de resolução do X
xresprobe (x resolution probe) é um pacote que testa telas tanto de laptops quanto compatíveis com DCC em busca de suas resoluções padrão e fornece uma saída com formatação específica fácil de ser analisada.

Ele contém o  pacote 'ddcprobe', que realiza um teste DDC no monitor; entretanto, ddcprobe funciona somente em i386 e powerpc. As rotinas de detecção de laptops são, entretanto, suficientemente genéricas para serem úteis em outras arquiteturas.

Talvez este pacote esteja presente no seu sistema por que algum outro pacote .deb que você instalou utilize ele ou por que você atualizou no Gutsy para o Hardy e lá se usava este pacote, mas numa instalação padrão do Hardy ele não veio instalado, pelo menos para mim não. Pelo que entedi ele serve mais para indicar/ detectar a resolução do monitor e as taxas de freqüências (horizontal e vertical ) do mesmo.

o meu é o hardy desde o alpha1, talvez tenham mudado durante o tempo de lançamento, pois foram inumeras atualizaçoes até eu estar usando a versao final do heron, se bem q eu acho q ainda estao mexendo nele, todo dia tem novas atualizaçoes.

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #17 Online: 20 de Maio de 2008, 09:26 »
alarcon, ainda é possível fazer configuração manual do X, aqui no forum várias pessoas estão utilizando o arquivo de configuração do Ubuntu 7.04. Instale o driver da Nvidia e você verá que foi adicionado a seção Device, ficando como o anterior. Quanto as Xorg sobrescrever o arquivo de configuração, é difícil saber, talvez seja algum erro no arquivo de configuração, para isso olhe o log do X que fica no Xorg.0.log atrás de erros.
Com relação ao Slackware, com certeza ele também virá a usar as versões novas do X, assim como outros Unixes que usam o Xorg. E quanto ao arquivo inittab, ele não existe mais por o Ubuntu não usar mais sysvinit[1] e sim o upstart[2], assim como o novo Fedora.

1- http://en.wikipedia.org/wiki/Sysvinit
2- http://upstart.ubuntu.com/

Bom, tentei ajudar o amigo de várias formas , ou seja, ativar a placa de vídeo pelo Drivers e Hardwares e usar o xorg.conf do Feisty que segundo o amigo estava funcionando perfeitamente, Usar o EnvyGN e por fim usar o driver da Nvidia disponível no site em formato .run e em nenhum dos casos deu certo. Tudo isso, ou seja, a minha ajuda, via mensageiro instantâneo (pidgin) ok.

Quanto ao inittab foi só um exemplo de como as coisas são mais mascaradas no Ubuntu devido a opção de ser simples e mais automático para tornar as coisas mais fáceis para os iniciantes. Nada contra isso, mais queria pelo menos que  deixassem alternativas para se editar nos arquivos de configurações ou até mesmo que tivesse configuradores gráficos eficientes para tais edições e não  que ficasse tudo automático, pois quanto este "automático" não funciona adequadamente é a maior dor de cabeça e não contribuiu para a boa fama do Ubuntu de distro fácil e descomplicada, nestes casos ok.

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #18 Online: 20 de Maio de 2008, 09:28 »
faz uma busca, eu encontrei uma copia do meu em /usr/share/xresprobe

É o seguint no meu Ubuntu 8.04 Hardy Heron não encontrei nenhum arquivo ou pasta chamada de xresprobe em /usr/share. Procurei no Synaptic e existe um pacote chamado de xresprobe mais não está instalado e que tem a seguinte definição:

Citar
testador de resolução do X
xresprobe (x resolution probe) é um pacote que testa telas tanto de laptops quanto compatíveis com DCC em busca de suas resoluções padrão e fornece uma saída com formatação específica fácil de ser analisada.

Ele contém o  pacote 'ddcprobe', que realiza um teste DDC no monitor; entretanto, ddcprobe funciona somente em i386 e powerpc. As rotinas de detecção de laptops são, entretanto, suficientemente genéricas para serem úteis em outras arquiteturas.

Talvez este pacote esteja presente no seu sistema por que algum outro pacote .deb que você instalou utilize ele ou por que você atualizou no Gutsy para o Hardy e lá se usava este pacote, mas numa instalação padrão do Hardy ele não veio instalado, pelo menos para mim não. Pelo que entedi ele serve mais para indicar/ detectar a resolução do monitor e as taxas de freqüências (horizontal e vertical ) do mesmo.

o meu é o hardy desde o alpha1, talvez tenham mudado durante o tempo de lançamento, pois foram inumeras atualizaçoes até eu estar usando a versao final do heron, se bem q eu acho q ainda estao mexendo nele, todo dia tem novas atualizaçoes.

Pode ser Wolwerine, mas aqui uso o Ubuntu 8.04 desde o RC e não veio instalado por padrão este pacote.

alarcon

  • Visitante
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #19 Online: 20 de Maio de 2008, 10:03 »

Mas alarcon, eu até entendo o seu ponto de vista, mas você há de concordar que as coisas funcionam diferente mesmo no Ubuntu. E não poderia ser diferente tendo em vista o seu projeto de desenvolvimento.

Lançar uma nova versão a cada 6 meses com tudo o que puder de mais novo é muito arriscado. No fim das contas, nós usuários do Ubuntu e do Fedora, é que estamos servindo de cobaia para as novas funcionalidades a serem implementadas nas distros Linux. Não tô dizendo que isso é exclusividade das duas distros!

A Canonical só não socou o Kernel 2.6.25 dessa vez por ser essa versão 8.04, uma versão  LTS!  Lembram do Ubuntu 7.04 com o novíssimo Xorg 7.2 recém lançado? E como uma distro considerada Final sai com o navegador chefe ainda em estado BETA?

Por isso o pessoal da Mandriva é bem mais cauteloso! Entre outras distros. Quanto tempo levou para o Patrick colocar um Kernel série 2.6 como padrão no Slackware, comparado com a concorrência?   Ele deixou a coisa amadurecer bem, outras distros testar bem tudo pra ele, para só então colocar no Slackware.

Só quero deixar claro que eu uso o Ubuntu por aceitar esse estilo de desenvolvimento! Ninguém é obrigado a usar distro nenhuma! Cada um escolhe a que melhor te serve.

O pessoal vem tentando fazer do Linux um sistema fácil para usuário final, e não só para Geeks de plantão! Mas com isso são obrigados a quebrar com muita coisa já feita e que sabem que funciona. É como já andei lendo sobre a biblioteca GTK2. Chegaram num limite, se quiserem melhorar bastante, vão ter que começar tudo do zero! Tudo novo! E isso vai dar a maior dor de cabeça com certeza! Pois deve ficar incompatível com o que já tinha antes e que eles sabem que funcionam bem, mas chegou no seu limite de desenvolvimento!

É soda esse lance do Xorg.conf, mas era isso ou a coisa não ficava automática. Mas somos nós que estamos na linha de frente dessa bagaça! Por isso sofremos mais com esses problemas.

Era isso.

Como diria Sabrina Sato: " É verdade"

É que temo por isso, pois em nome da facilidade ao extremo pode ser que o sistema se torne totalmente diferente dos outros sistemas linux passando a ficar com cara de windows, tudo fácil de manusear, mas com grandes falhas.

Era até defensor de um xorg automático, visando aquele problema de ao se trocar uma placa de vídeo e/ou Monitor e se dar o boot ir parar no terminal puro, para um usuário iniciante isso é um problema, então era a favor de se detectar sempre novas mudanças de hardware no boot e já configurá-lo evitando do usuário ir parar no terminal, mas acontece é que ainda não está bem implementado isso, pois devia se ter uma opção para, vamos dizer assim, desligar este automático quando ele não funciona de forma correta.

Também, como já disse, gosto imensamente do Ubuntu e até o Gutsy as mudanças que ele teve para mim foi sempre para melhor já a partir desta versão percebo mudanças de gosto duvidoso, mas  talvez seja só questão de  esperar mais para que pequenas falhas de desenvolvimento sejam corrigidas  e melhores implementadas.

Particularmente preferiria um tempo de desenvolvimento de 2 em 2 anos. Um exemplo para isso é o seguinte, quem aqui já viu ou até comprou livros tipo: Dominando o AutoCAD, Delphi a bíblia e etc. Vários softwares e até sistema operacional tem livros explicando os mesmos, então pensei como seria bom ter um livro explicando as particularidades que só o Ubuntu tem e até o sistema em si de uma forma profunda e não apenas superficial, tipo : Dominado o Ubuntu ou Ubuntu a bíblia, rsrsrs

Depois de muito pensar concluí que a resposta pode ser pelo simples fato de seu desenvolvimento ser muito dinâmico (6 em 6 meses) não permitindo que se tenha um conhecimento total e profundo do sistema para que alguém elabore um livro de qualidade sem ficar obsoleto em pouco tempo. É uma questão até financeira mesmo, pois quem vai "bancar" a edição de um livro que em 6 meses pode estar obsoleto, pois pode ser que alguns comandos ou janelas da interface gráfica ou funções não sejam exatamente as mesmas.

Aí vão dizer assim, mais existe a internet e sites como o google para isso, só que a internet é muito boa mais as informações são muito fragmentadas, nada que substitua um bom livro e que fale especificamente sobre o sistema. Muitos usuários também não se adaptam nesta forma de aprendizado de procurar informações soltas na rede que muitas vezes estão desatualizadas ou só servem para outras distribuições linux e como sabemos o Ubuntu cada vez mais está se tornando diferente dos outros sistemas linux.

Repito mais uma vez gosto muito do Ubuntu, uso desde o Ubuntu 5.10 e possuo o Archlinux instalado aqui, também é uma ótima distribuição linux, mas só uso em 20% do meu tempo, dedicando 80% ao Ubuntu que é de onde obtenho as informações para prestar assistência aos colegas de fórum com suas dúvidas e da qual eu saiba responder.
« Última modificação: 20 de Maio de 2008, 10:07 por alarcon »

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #20 Online: 20 de Maio de 2008, 16:29 »
Depois de muito pensar concluí que a resposta pode ser pelo simples fato de seu desenvolvimento ser muito dinâmico (6 em 6 meses) não permitindo que se tenha um conhecimento total e profundo do sistema para que alguém elabore um livro de qualidade sem ficar obsoleto em pouco tempo. É uma questão até financeira mesmo, pois quem vai "bancar" a edição de um livro que em 6 meses pode estar obsoleto, pois pode ser que alguns comandos ou janelas da interface gráfica ou funções não sejam exatamente as mesmas.

Pois eu estou sofrendo isso na pele no momento, dou aula (www.juniormadrigal.pro.br), passei o domingo das 10h até 23h sem parar em frente ao computador, parando só pra aumoçar pra atualizar a apostila do curso e ainda não consegui concluir! :P
Também acho que 6 meses é muito exagerado, uma atualização anual estaria de bom tamanho.
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 22:01 por Madrigal »

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #21 Online: 21 de Maio de 2008, 02:04 »
 Independentemente de quem sofre ou não... essa excessiva automatização do Linux (o caso do Xorg, que não é mais na base do xorg.conf), será que não é um tiro no próprio pé? Eu não sou nenhum desenvolvedor, programador ou coisa parecida, mas no windows sou muito acostumado com arquivos cfg, com mudar coisas de "1" para "0", tudo isso só para ficar feliz com o meu PC, por que gosto de me dedicar a isso. Por isso tenho a impressão que se é para fazer um sistema que "auto-configura-se" seria necessário um suporte mais abrangente de hardware para isso. É necessário lebrar que 90% dos PCs são vendidos com componentes que não são realmente amigáveis com Linux, tipo winmodem ou qualquer coisa da SiS, entre outras. Essa é só a primeira coisa que me veio à cabeça, se eu estiver errado, por favor me digam! Eu já lidei com muito Hardware medíocre, coisa imprópria, antiquada... Não sou técnico profissional, mas sei que o mundo dos usuários simples ainda é baseado nessas adversidades de Hardwares que nem sempre funcionam muito bem. Aí qualquer um pode me dizer que essa automatização é justamente para a coisa se tornar possível para os usuários simples, essa massa que tem razão em não querer esquentar a cabeça com um Xorg.conf da vida... Mas eu acho que é aí quese completa o quebra-cabeças da velha questão "por que o Linux não emplaca": O Pingüim ainda não está pronto. Ou seriam os usuários e suas máquinas que não estão prontas para o Pingüim?
 Se alguém discorda, ou acha essa minha opnião meio deslocada do tópico tudo bem, eu só disse isso porque me parece que esse assunto é mais que uma questão técnica, e chega a ser sobre o futuro do Linux.


Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #22 Online: 22 de Maio de 2008, 16:25 »
alarcon, hoje eu fiz um teste aqui com o displayconfig-gtk. Eu usei ele para configurar e funcionou certinho, para salvar a configuração que ele salvou não basta clicar no botão Ok, mas sim clicar no botão com um desenho de disquete, é um comportamento estranho este. Eu acho que é este o problema que ocorria com você. Veja o arquivo que o displayconfig-gtk gerou:

Código: [Selecionar]
# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "abnt2"
Option "XkbLayout" "br"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
EndSection

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Boardname "nv"
Busid "PCI:1:0:0"
Driver "nv"
Screen 0
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
Vendorname "LG Electronics Inc."
Modelname "LG L1760TQ (Analog)"
Horizsync 30.0-83.0
Vertrefresh 56.0-75.0
  modeline  "640x480@60" 25.2 640 656 752 800 480 490 492 525 -vsync -hsync
  modeline  "640x480@72" 31.5 640 664 704 832 480 489 491 520 -vsync -hsync
  modeline  "640x480@75" 31.5 640 656 720 840 480 481 484 500 -vsync -hsync
  modeline  "800x600@56" 36.0 800 824 896 1024 600 601 603 625 +hsync +vsync
  modeline  "800x600@72" 50.0 800 856 976 1040 600 637 643 666 +hsync +vsync
  modeline  "800x600@75" 49.5 800 816 896 1056 600 601 604 625 +hsync +vsync
  modeline  "800x600@60" 40.0 800 840 968 1056 600 601 605 628 +hsync +vsync
  modeline  "832x624@75" 57.284 832 864 928 1152 624 625 628 667 -vsync -hsync
  modeline  "1024x768@75" 78.8 1024 1040 1136 1312 768 769 772 800 +hsync +vsync
  modeline  "1024x768@70" 75.0 1024 1048 1184 1328 768 771 777 806 -vsync -hsync
  modeline  "1024x768@60" 65.0 1024 1048 1184 1344 768 771 777 806 -vsync -hsync
  modeline  "1152x864@75" 108.0 1152 1216 1344 1600 864 865 868 900 +hsync +vsync
  modeline  "1280x1024@75" 135.0 1280 1296 1440 1688 1024 1025 1028 1066 +hsync +vsync
  modeline  "1280x960@60" 102.1 1280 1360 1496 1712 960 961 964 994 -hsync +vsync
  modeline  "1280x1024@60" 108.0 1280 1328 1440 1688 1024 1025 1028 1066 +hsync +vsync
  modeline  "1280x960@75" 129.86 1280 1368 1504 1728 960 961 964 1002 -hsync +vsync
  modeline  "1400x1050@60" 122.61 1400 1488 1640 1880 1050 1051 1054 1087 -hsync +vsync
  modeline  "1400x1050@75" 155.85 1400 1496 1648 1896 1050 1051 1054 1096 -hsync +vsync
  modeline  "1600x1200@65" 175.5 1600 1664 1856 2160 1200 1201 1204 1250 +hsync +vsync
  modeline  "1600x1200@60" 162.0 1600 1664 1856 2160 1200 1201 1204 1250 +hsync +vsync
  modeline  "1792x1344@60" 204.8 1792 1920 2120 2448 1344 1345 1348 1394 -hsync +vsync
Gamma 1.0
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
#Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
SubSection "Display"
Depth 24
Virtual 1792 1344
Modes "1792x1344@60" "1600x1200@60" "1600x1200@65" "1400x1050@75" "1400x1050@60" "1280x960@75" "1280x1024@60" "1280x960@60" "1280x1024@75" "1152x864@75" "1024x768@60" "1024x768@70" "1024x768@75" "832x624@75" "800x600@60" "800x600@75" "800x600@72" "800x600@56" "640x480@75" "640x480@72" "640x480@60"
EndSubSection
EndSection

Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
  screen 0 "Default Screen" 0 0
EndSection
Section "Module"
Load "glx"
Load "GLcore"
Load "v4l"
EndSection
Section "device" #
Identifier "device1"
Boardname "nv"
Busid "PCI:1:0:0"
Driver "nv"
Screen 1
EndSection
Section "screen" #
Identifier "screen1"
Device "device1"
Defaultdepth 24
Monitor "monitor1"
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "640x480@60"
EndSubSection
EndSection
Section "monitor" #
Identifier "monitor1"
Vendorname "Plug 'n' Play"
Modelname "Plug 'n' Play"
  modeline  "640x480@60" 25.2 640 656 752 800 480 490 492 525 -vsync -hsync
Gamma 1.0
EndSection
Section "ServerFlags"
EndSection

Viu, igual ao anterior. Testa aí também.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #23 Online: 16 de Novembro de 2008, 11:22 »
... hoje eu fiz um teste aqui com o displayconfig-gtk.

Tentei esse comando e deu mensagem que não existe:

Citar
madrigal@inspiron:~$ displayconfig-gtk
bash: displayconfig-gtk: comando não encontrado

Offline olbscherer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2008, 18:24 »
Prezados,

Estou trabalhando com resolução 960x600 o que está me aborrecendo bastante, pois toda vez que re-inicio o micro tenho que acessar o displayconfig-gtk e alterar a configuração manualmente. Isto ocorre mesmo após clicar no botão com um desenho de disquete.

Gostaria de saber detalhes sobre o procedimento citado abaixo:

alarcon, hoje eu fiz um teste aqui com o displayconfig-gtk. Eu usei ele para configurar e funcionou certinho, para salvar a configuração que ele salvou não basta clicar no botão Ok, mas sim clicar no botão com um desenho de disquete, é um comportamento estranho este.

Abraços a todos,

OLBS

!?

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #25 Online: 18 de Dezembro de 2008, 19:00 »
Poderia ter usado a busca, não acha??
Leia isso: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43178.0.html
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline olbscherer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #26 Online: 18 de Dezembro de 2008, 19:49 »
Alakazan,

Muito obrigado pela resposta. Mas não resolverá meu problema, pois tentei os três métodos, antes de descobrir o seu mini-tutorial, e a configuração da placa de vídeo sempre retorna a situação anterior (960x600). Essa "auto-detecção de hardware" que o Ubuntu Hardy executa ao inicializar o sistema é que está atrapalhando. Talvez o tutorial que você escreveu funcione para versões anteriores.

Quanto a utilizar a pesquisa, faço isto desde que me tornei membro do fórum (é a primeira coisa que aprendemos por aqui). O problema para encontrar o seu tópico é que o título não está adequado. Adicione as palavras "configuração" e "vídeo" ao título do mesmo. Isso vai facilitar a vida de outros usuários.

Um abraço,

OLBS
!?

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #27 Online: 19 de Dezembro de 2008, 12:53 »
Esse tutorial funciona totalmente no meu 8.04.
eu usoaqui o 8.04 LTS Hardy Heron e obtenho a resolução de 1024x768 com o primeiro método.
O segundo funciona melhor para versões mais antigas.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline olbscherer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #28 Online: 19 de Dezembro de 2008, 14:01 »
Creio que o problema esteja relacionado com minha placa de vídeo. A marca é SIS, e o comando lspci -v retornou o seguinte:

VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter

Como informei na mensagem anterior, nenhum dos métodos do mini-tutorial do Alakazan funcionaram. Ao reiniciar o computador a configuração retorna à resolução anterior, de 960x600.

Quando tiver algum tempo vou testar no notebook (placa ATI), que também roda o Hardy, mas no momento está bem desatualizado, pois não uso-o para internet.

Se alguém apresentar alguma outra solução para o problema, sou "todo ouvidos".

OLBS
!?

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Onde foi parar as configurações do Xorg.conf no Ubuntu 8.04
« Resposta #29 Online: 19 de Dezembro de 2008, 14:16 »
Engraçado isso.
O meu retorna o seguinte:
Código: [Selecionar]
~$ lspci -v
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 661FX/M661FX/M661MX Host (rev 11)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 8113
Flags: bus master, medium devsel, latency 32
Memory at e0000000 (32-bit, non-prefetchable) [size=64M]
Capabilities: <access denied>

00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge) (prog-if 00 [Normal decode])
Flags: bus master, 66MHz, fast devsel, latency 64
Bus: primary=00, secondary=01, subordinate=01, sec-latency=64
I/O behind bridge: 0000e000-0000efff
Memory behind bridge: d7f00000-d7ffffff
Prefetchable memory behind bridge: d8000000-dfffffff

00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS964 [MuTIOL Media IO] (rev 36)
Flags: bus master, medium devsel, latency 0

00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01) (prog-if 80 [Master])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 128, IRQ 16
I/O ports at 01f0 [size=8]
I/O ports at 03f4 [size=1]
I/O ports at 0170 [size=8]
I/O ports at 0374 [size=1]
I/O ports at ffa0 [size=16]
Capabilities: <access denied>

00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810f
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 23
I/O ports at d800 [size=256]
I/O ports at dc00 [size=128]
Capabilities: <access denied>

00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f) (prog-if 10 [OHCI])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 17
Memory at d7efc000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]

00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f) (prog-if 10 [OHCI])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 18
Memory at d7efd000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]

00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f) (prog-if 10 [OHCI])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 19
Memory at d7efe000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]

00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller (prog-if 20 [EHCI])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 20
Memory at d7eff000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]
Capabilities: <access denied>

00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 90)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 21
I/O ports at d400 [size=256]
Memory at d7efb000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]
Expansion ROM at d7ec0000 [disabled] [size=128K]
Capabilities: <access denied>

00:05.0 RAID bus controller: Silicon Integrated Systems [SiS] RAID bus controller 180 SATA/PATA  [SiS] (rev 01) (prog-if 85)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, 66MHz, medium devsel, latency 128, IRQ 22
I/O ports at d080 [size=8]
I/O ports at d000 [size=4]
I/O ports at cc00 [size=8]
I/O ports at c880 [size=4]
I/O ports at c800 [size=16]
I/O ports at <unassigned>

01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. SiS Real 256E (ASUS P5S800-VM motherboard)
Flags: 66MHz, medium devsel, IRQ 11
BIST result: 00
Memory at d8000000 (32-bit, prefetchable) [size=128M]
Memory at d7fe0000 (32-bit, non-prefetchable) [size=128K]
I/O ports at ec00 [size=128]
Capabilities: <access denied>

gabriel@gabriel-desktop:~$ lspci -v
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 661FX/M661FX/M661MX Host (rev 11)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 8113
Flags: bus master, medium devsel, latency 32
Memory at e0000000 (32-bit, non-prefetchable) [size=64M]
Capabilities: <access denied>

00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge) (prog-if 00 [Normal decode])
Flags: bus master, 66MHz, fast devsel, latency 64
Bus: primary=00, secondary=01, subordinate=01, sec-latency=64
I/O behind bridge: 0000e000-0000efff
Memory behind bridge: d7f00000-d7ffffff
Prefetchable memory behind bridge: d8000000-dfffffff

00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS964 [MuTIOL Media IO] (rev 36)
Flags: bus master, medium devsel, latency 0

00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01) (prog-if 80 [Master])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 128, IRQ 16
I/O ports at 01f0 [size=8]
I/O ports at 03f4 [size=1]
I/O ports at 0170 [size=8]
I/O ports at 0374 [size=1]
I/O ports at ffa0 [size=16]
Capabilities: <access denied>

00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810f
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 23
I/O ports at d800 [size=256]
I/O ports at dc00 [size=128]
Capabilities: <access denied>

00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f) (prog-if 10 [OHCI])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 17
Memory at d7efc000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]

00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f) (prog-if 10 [OHCI])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 18
Memory at d7efd000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]

00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f) (prog-if 10 [OHCI])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 19
Memory at d7efe000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]

00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller (prog-if 20 [EHCI])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 20
Memory at d7eff000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]
Capabilities: <access denied>

00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 90)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 21
I/O ports at d400 [size=256]
Memory at d7efb000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]
Expansion ROM at d7ec0000 [disabled] [size=128K]
Capabilities: <access denied>

00:05.0 RAID bus controller: Silicon Integrated Systems [SiS] RAID bus controller 180 SATA/PATA  [SiS] (rev 01) (prog-if 85)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Unknown device 810e
Flags: bus master, 66MHz, medium devsel, latency 128, IRQ 22
I/O ports at d080 [size=8]
I/O ports at d000 [size=4]
I/O ports at cc00 [size=8]
I/O ports at c880 [size=4]
I/O ports at c800 [size=16]
I/O ports at <unassigned>

01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. SiS Real 256E (ASUS P5S800-VM motherboard)
Flags: 66MHz, medium devsel, IRQ 11
BIST result: 00
Memory at d8000000 (32-bit, prefetchable) [size=128M]
Memory at d7fe0000 (32-bit, non-prefetchable) [size=128K]
I/O ports at ec00 [size=128]
Capabilities: <access denied>
Parece que nossa placa é a mesma.
A minha ambém é SiS....
Quando eu não tinha usado o displyconfig-gtk minha resolução também ficava extamente a 960x600.... e não 800x600 como muita gente.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!