Autor Tópico: (RESOLVIDO) Dúvida com PenDrive  (Lida 15681 vezes)

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #15 Online: 07 de Maio de 2008, 22:29 »
o que significa esse exec no fstab???
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #16 Online: 08 de Maio de 2008, 00:46 »
OK. Obrigado pelas explicações.

Então o que tenho a fazer é esperar de piscar a luz do pendrive antes de retirá-lo, pois caso contrário meus dados não serão gravados.

Curiosamente, isto ocorreu apenas duas ou três vezes no Windows. Mas mesmo assim, obrigado pelas respostas. Por isso que gosto do Ubuntu a comunidade aqui é excelente e realmente pronta a ajudar.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #17 Online: 10 de Maio de 2008, 16:00 »
Este problema do pendrive está cada vez mais esquisito.

Ontem, no serviço, copiei alguns arquivos de um computador com o XP para o pendrive, em seguida conectei ele a um computador com Kubuntu 7.10 (instalado pelo CPD, não posso atualizar, nem nada...) para gravar uns arquivos no pendrive.

Reconheceu numa boa, copiou os arquivos tranquilos. Mandei remover de modo seguro, demorou bastante e a luz ficou piscando direto.

Em seguida fui num computador com XP para terminar o serviço, qual não foi a minha supresa em ver que os arquivos estavam todos corrompidos. Repeti o processo mais uma vez, e fui no computador com XP, e percebi que ele simplesmente apagou tudo, inclusive os arquivos que tinha antes.

Gostaria de resolver este problema pois é a única coisa que está atrapalhando minha migração total para Linux.

Obrigado a todos que responderem.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #18 Online: 10 de Maio de 2008, 20:58 »
InfoMan,

Citar
Em seguida fui num computador com XP para terminar o serviço, qual não foi a minha supresa em ver que os arquivos estavam todos corrompidos. Repeti o processo mais uma vez, e fui no computador com XP, e percebi que ele simplesmente apagou tudo, inclusive os arquivos que tinha antes.

isso é bem estranho mesmo... todo processo de transferência pode corromper arquivos, mas isso não é comum em cópia direta. Apagar todos os arquivos do pen, menos ainda... O que posso sugerir é que teste esse pen em outras máquinas ( já vi micros com o conector USB danificado pela conexão forçada de forma errada, e pens idem) para eliminar essa possibilidade. Pode informar qual era o tipo de arquivos que estavam sendo transferidos?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #19 Online: 11 de Maio de 2008, 10:11 »
Já testei com outras máquinas, inclusive a minha de casa e o problema continua. Quanto a possibilidade das USB estarem danificadas, no caso do meu computador de casa, não acredito pois troquei o computador há menos de um mês, sendo totalmente novo. Um dos que usei no serviço também é novo. O outro sim, já é mais antigo. Já fiz testei o pendrive para ver se tinha algum defeito nele e nada. Na chatice do XP tudo certo, sem problema algum. Só no Linux que acontece isso...

Os arquivos que estavam gravados no pendrive eram relatórios de texto e planilhas tanto do Word/Excel como do BROffice Writer/Calc, com dados relativos a atividades do Setor onde trabalho.

Só por curiosidade tentei também com o Mandriva One 2008.1 e deu o mesmo problema.

É a única coisa que está atrapalhando minha migração para o Linux, que coisa mais chata...

« Última modificação: 11 de Maio de 2008, 10:14 por InfoMan »
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2008, 21:13 »
InfoMan,
realmente não  compreendo...  se não conseguisse gravar no pen, poderia ser problema de permissões; se ele estivesse fisicamente defeituoso, não funcionaria no XP. A única coisa que me ocorre, mesmo sem  base real, é tentar reformatar o pen no próprio Ubuntu:

Código: [Selecionar]
           sudo mkfs.vfat /dev/sda

procure pelo arquivo ".hal-mtab" na pasta /media (insira o pendrive antes) ou pelo arquivo "mtab" na pasta /etc, isso para descobrir o "dispositivo" associado ao seu pendrive ( o que substitui o 'sda' acima).

Atenção: esta é uma dica que recolhi, mas nunca usei!...  ;) 

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2008, 21:29 »
OK. Vou tentar isso e depois posto aqui o resultado.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2008, 22:57 »
Fiz isso e infelizmente não funcionou. Está difícil resolver isso, mas obrigado pela atenção...
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #23 Online: 11 de Maio de 2008, 23:07 »
Lamento não ter mais nenhuma idéia... começo a pensar se o problema não está nas máquinas, então; tenho um pen já antigo que navega  por várias versões do Ubuntu, XP, 2000 e 2003 Server  sem qualquer problema. Esperemos que mais alguém possa dar uma luz no assunto!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #24 Online: 13 de Maio de 2008, 12:52 »
Lamento não ter mais nenhuma idéia... começo a pensar se o problema não está nas máquinas, então; tenho um pen já antigo que navega  por várias versões do Ubuntu, XP, 2000 e 2003 Server  sem qualquer problema. Esperemos que mais alguém possa dar uma luz no assunto!

VB5



De qualquer forma muito obrigado pela sua atenção, valeu mesmo. Uma solução que talvez resolva o problema é formatar o pendrive com duas partições, uma FAT32 para o XP exclusivamente e outra em EXT3 para o Linux, se ninguém mais tiver alguma idéia acho que farei isso, pois não quero desistir do Linux por uma coisa tão boba quanto essa.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #25 Online: 13 de Maio de 2008, 21:42 »
Meu pen está formatado em FAT16 e funciona perfeitamente em todos os Sos. Tente usar o GParted para formatá-lo assim, e veja o que dá.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #26 Online: 15 de Maio de 2008, 22:41 »
Meu pen está formatado em FAT16 e funciona perfeitamente em todos os Sos. Tente usar o GParted para formatá-lo assim, e veja o que dá.

VB5


Infelizmente não funcionou. Formatei em FAT16 e nem foi reconhecido, embora o XP funcione corretamente. Está difícil...
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #27 Online: 24 de Maio de 2008, 18:29 »
Depois de apanhar muito do Ubuntu consegui resolver o problema.

Ontem, formatei o pendrive e verifiquei o espaço ocupado nele, 4 KB. Em seguida copiei 115 MB de arquivos e verifiquei o espaço ocupado nele e percebi uma diferença de 500 MB, estando como 615 MB em lugar de 115 MB que era o que copiei.

Estando no XP usei um comando chkdsk /f e o XP detectou que havia erros no sistema de arquivos do pendrive, mas não podia resolver por falta de espaço (embora ainda houvesse mais de 3 GB livres).

Formatei novamente o pendrive e repeti o comando chkdsk /f. Dessa vez ele detectou os erros e conseguiu  consertá-los. Copiei os arquivos novamente e observei o espaço ocupado, desta vez estava tudo certo, ou seja 115 MB em lugar dos 615 MB anteriores.

Testei com diversos Linux, entre eles o Ubuntu 7.04, 7.10, 8.04 e os Fedora 8 e 9 todos conseguiram ler e gravar sem quaisquer problemas. Embora a luz do pendrive não apague, mas os dados não são corrompidos nem nada.

Percebi que se eu tentar acessar uma partição do Windows (NTFS) e copiar arquivos dela no pendrive ou tentar executá-los diretamente, com o pendrive plugado no Linux, o pendrive é acessado e os dados nele são corrompidos.

Hoje (12/06/2008) comprei um Pendrive Kingstone de 1 GB, só para testar com o Linux, pois não desisto do sistema tão fácil assim. Funcionou perfeitamente sem qualquer problema. O pendrive de 4 GB que me refiro ao problema acima é Memory One (na embalagem dele diz que é compatível com Linux 2.4 ou posterior, vai entender... Mas na verdade ele é INCOMPATÍVEL COM LINUX) e tem horas que não funciona de jeito nenhum e outras funciona corretamente. Recomendo usar somente pendrives da Kingstone para não ter problemas...

Assim sendo, depois de muita luta, finalmente resolvi o problema do meu pendrive com o Linux. Fica aí a dica caso alguém também esteja tendo este mesmo problema.
« Última modificação: 12 de Junho de 2008, 21:59 por InfoMan »
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/