Autor Tópico: (RESOLVIDO) Dúvida com PenDrive  (Lida 15680 vezes)

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
(RESOLVIDO) Dúvida com PenDrive
« Online: 06 de Maio de 2008, 22:48 »
Boa Noite para todos!

Tenho um pendrive de 4 GB que uso normalmente com o Windows e o Linux (Ubuntu e Kubuntu, principalmente).

Acontece que quando vou remover o pendrive mesmo usando o comando apropriado (remover com segurança) a luz dele permanece acesa e piscando. Este problema não ocorre com o Windows.

A minha pergunta é a seguinte: isto é normal ou não? Pode causar algum problema? Como resolver?

As versões que usei foram as 7.10 do Ubuntu e Kubuntu já que não consegui (até agora) baixar a versão nova (8.04) pois está caindo o link no meio do download. Espero baixar as novas em breve.

Obrigado a todos que responderem.
« Última modificação: 24 de Maio de 2008, 18:30 por InfoMan »
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2008, 23:00 »
clique c/ o botão direito em cima do icone do pen drive e o desmonte, depois é que vc deve o retirar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2008, 23:03 »
clique c/ o botão direito em cima do icone do pen drive e o desmonte, depois é que vc deve o retirar.

É exatamente isto o que faço, mas a luz dele fica piscando em vez de apagar como ocorre no Windows.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2008, 23:11 »
As versões que usei foram as 7.10 do Ubuntu e Kubuntu já que não consegui (até agora) baixar a versão nova (8.04) pois está caindo o link no meio do download. Espero baixar as novas em breve.

Obrigado a todos que responderem.

Porque você não faz o download via torrent? via torrent você não perde dados e nem corrompe o arquivo.
instala este programa, qbittorrent. Para baixar o Ubuntu 8.04.
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2008, 23:18 »
As versões que usei foram as 7.10 do Ubuntu e Kubuntu já que não consegui (até agora) baixar a versão nova (8.04) pois está caindo o link no meio do download. Espero baixar as novas em breve.

Obrigado a todos que responderem.

Porque você não faz o download via torrent? via torrent você não perde dados e nem corrompe o arquivo.
instala este programa, qbittorrent. Para baixar o Ubuntu 8.04.

Obrigado pela sugestão. Farei isto.

Com relação ao problema do pendrive, mais alguma idéia do que possa ser?

Obrigado a todos que responderem.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2008, 23:23 »
Isso é normal... nem sempre todos os dados são gravados no momento, é comum que na hora de desmontar isso ocorra. Espere o aviso que o dispositivo pode ser retirado.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline InfoMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
    • Suporte Info 2007
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2008, 23:32 »
OK. Obrigado pela resposta. O problema é que as vezes demora bastante, o que já não ocorre no Windows. Se mais alguém quiser opinar...

Obrigado.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2008, 23:39 »
Não tenho nada para apoiar isso, mas suponho que quando se ordena a transferência de dados para o pen, o Linux apenas anota a tarefa e aguarda para ver se algo mais será transferido;  então faz todas as transferências de uma só vez na hora de desmontar o pen. Já notei que arquivos pequenos geralmente são transferido instantaneamente, enquanto os maiores não.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2008, 00:07 »
isso é uma das coisas que eu acho chato no linux....ele poderia desmontar e gravar os arquivos automaticamente os dados no pendrive assim que a gente o remove do pc, alias com o disquete é a mesma coisa .....outra é ter que desmontar o drive de cd toda vez que vou gravar um cd-r.....
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2008, 15:11 »
Qual a marca do pen drive?

tenho um da kingston e ainda nao tive

problemas...

 ::)
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2008, 15:18 »
Qual a marca do pen drive?

tenho um da kingston e ainda nao tive

problemas...

 ::)

eu tenho um kingstone e um desses genéricos e os dois só gravam se eu desmontar antes de retirar da usb....
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2008, 20:54 »
isso é uma das coisas que eu acho chato no linux....ele poderia desmontar e gravar os arquivos automaticamente os dados no pendrive assim que a gente o remove do pc, alias com o disquete é a mesma coisa

Desculpe, mas não entendi... mas como seria possível gravar os dados no pen após este ter sido retirado?...

Citar
.....outra é ter que desmontar o drive de cd toda vez que vou gravar um cd-r.....

Idem... no seu fstab não há uma linha para montar automaticamente o CD-ROM? E porque é necessário desmontá-lo?... isso nunca me aconteceu.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2008, 21:25 »
isso é uma das coisas que eu acho chato no linux....ele poderia desmontar e gravar os arquivos automaticamente os dados no pendrive assim que a gente o remove do pc, alias com o disquete é a mesma coisa .....outra é ter que desmontar o drive de cd toda vez que vou gravar um cd-r.....

Não entendi... como gravar no pendrive DEPOIS de retirá-lo?
O fato do pendrive "piscar" por algum tempo é que o linux mantém dados num cache e os grava apenas quando precisa... Se seu pendrive "pisca" ao desmontá-lo é porque há algum processo de sincronia sendo feito...

Isso TAMBÉM acontece no Windows... só que, no Windows, às vezes, ele diz que "não é possível" a retirada do pendrive (sem dizer porquê e, algumas vezes, sem descarregar o cache! Já aconteceu comigo!).

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2008, 21:37 »
isso é uma das coisas que eu acho chato no linux....ele poderia desmontar e gravar os arquivos automaticamente os dados no pendrive assim que a gente o remove do pc, alias com o disquete é a mesma coisa

Desculpe, mas não entendi... mas como seria possível gravar os dados no pen após este ter sido retirado?...

Citar
.....outra é ter que desmontar o drive de cd toda vez que vou gravar um cd-r.....

Idem... no seu fstab não há uma linha para montar automaticamente o CD-ROM? E porque é necessário desmontá-lo?... isso nunca me aconteceu.

VB5





deixa eu explicar novamente pq acho que ficou confuso......depois que eu copio um arquivo para o meu pendrive eu tenho de desmonta-lo antes de retirar da usb pq se eu simplesmente o desplugar o arquivo não fica gravado.

quanto ao drive de cd é o seguinte, quando eu insiro uma midia virgem (cd-r) no drive o sistema automaticamente ocupa o dispositivo sendo possível a gravação apenas após eu usar o comando umount, só que de vez em quando esse comando retorna uma mensagem informando que o disposito não está montado no fstab quando isso acontece eu não posso gravar nada....

minha fstab.
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=4cf1ba4c-a0f2-4b73-a358-a660977bbee3 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=41484225-706f-4537-a5d5-6a95106eee8d none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0
« Última modificação: 07 de Maio de 2008, 21:43 por Oni-BR- »
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida com PenDrive
« Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2008, 22:19 »
deixa eu explicar novamente pq acho que ficou confuso......depois que eu copio um arquivo para o meu pendrive eu tenho de desmonta-lo antes de retirar da usb pq se eu simplesmente o desplugar o arquivo não fica gravado.
Perfeito, é assim mesmo que deve ser - seja em que SO for.

Citar
quanto ao drive de cd é o seguinte, quando eu insiro uma midia virgem (cd-r) no drive o sistema automaticamente ocupa o dispositivo sendo possível a gravação apenas após eu usar o comando umount, só que de vez em quando esse comando retorna uma mensagem informando que o disposito não está montado no fstab quando isso acontece eu não posso gravar nada....

minha fstab.
 
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=4cf1ba4c-a0f2-4b73-a358-a660977bbee3 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=41484225-706f-4537-a5d5-6a95106eee8d none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0


O destaque em vermelho nas duas últimas linhas explica... no meu está assim:


/dev/cdrom        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,auto     0       0
/dev/fd0          /media/floppy0  auto    rw,user,auto  0       0


Experimente e veja se melhora... Boa sorte!...

( ),
VB5
« Última modificação: 07 de Maio de 2008, 22:26 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB