Autor Tópico: [Ubuntu] Preciso de ajuda a configurar o Grub num portatil para Dual-Boot.  (Lida 3945 vezes)

Offline Gunn3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Sou um novo utilizador deste forum, e tenho Ubuntu no meu desktop desde 2006 (1º com 6.06 e agora ainda tenho o 7.04).
Precisava de uma ajudinha quanto à instalação do GRUB num portátil novo que comprei, o Toshiba A200-21T.

Comprei o tal portátil e aquilo traz uma partição de recuperação do Vista logo no inicio do disco, mais uma de 112GB pro Vista e o restante para dados pessoais. Ora eu vou diminuir a partição do Vista para os 100GB com o Shrink do próprio Vista e apagar a dos dados e refazê-la com 50GB ficando com o restante para o Ubuntu (root, /home e swap).

Estava a pensar ficar neste esquema:

Partição Recuperação 1.4GB
Partição Vista --> 100GB
Partição dados -->50 GB
Partição /root ---> 25 GB
Partição /home --->51 GB
Linux swap ---> 6GB

Eu quero usar o metodo de instalar o GRUB na partição do Ubuntu e nao no MBR porque depois vou usar o EasyBCD no Windows Vista, mas não sei como é a identificação da partição correcta na parte da instalação manual do GRUB, aquela parte onde se coloca algo como hd(0,0).
Tenho de contar com a partição de recuperação aquando da instalação do GRUB?
Ficaria correcto afirmar que a partição de recuperação é a 1ª partição e então a partição do Ubuntu seria hd(0,3)?

Expliquem-me lá isso sff...

Agradeço a ajuda.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: [Ubuntu] Preciso de ajuda a configurar o Grub num portatil para Dual-Boot.
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2008, 23:50 »
Sou um novo utilizador deste forum, e tenho Ubuntu no meu desktop desde 2006 (1º com 6.06 e agora ainda tenho o 7.04).
Precisava de uma ajudinha quanto à instalação do GRUB num portátil novo que comprei, o Toshiba A200-21T.

Comprei o tal portátil e aquilo traz uma partição de recuperação do Vista logo no inicio do disco, mais uma de 112GB pro Vista e o restante para dados pessoais. Ora eu vou diminuir a partição do Vista para os 100GB com o Shrink do próprio Vista e apagar a dos dados e refazê-la com 50GB ficando com o restante para o Ubuntu (root, /home e swap).

Estava a pensar ficar neste esquema:

Partição Recuperação 1.4GB
Partição Vista --> 100GB
Partição dados -->50 GB
Partição /root ---> 25 GB
Partição /home --->51 GB
Linux swap ---> 6GB

Eu quero usar o metodo de instalar o GRUB na partição do Ubuntu e nao no MBR porque depois vou usar o EasyBCD no Windows Vista, mas não sei como é a identificação da partição correcta na parte da instalação manual do GRUB, aquela parte onde se coloca algo como hd(0,0).
Tenho de contar com a partição de recuperação aquando da instalação do GRUB?
Ficaria correcto afirmar que a partição de recuperação é a 1ª partição e então a partição do Ubuntu seria hd(0,3)?

Expliquem-me lá isso sff...

Agradeço a ajuda.

Procure saber como remover e instalar um HD de teste e faça todos os testes sem compromisso de afetar sua instalação original.  No meu que é um Dell-131-L é muito fácil.  Basta colocar a parte inferior para cima, remover 3 parafusos e puxar a gaveta do HD SATA para fora.  O HD fica preso numa gaveta.  Basta soltar depois 2 para fusos para remover os suportes e encaixar o novo HD lá, aparafusar de novo e encaixar na mesma posição (claro com tudo desligado, inclusive a bateria).  Foi assim que fiz no meu e fiquei mais a vontade para criar e errar na instalação de diversos tipos de Linux.

Outra coisa.  O tamanho do SWAP deve, em teoria, ser o dobro da memória.  Se você tem 1 GB de memória então a sugestão seria um SWAP de 2 GB.  Isso tudo é teoria pois tem gente que nem usa SWAP.  Colocar 6 gb de SWAP acho um exagero.

Quando instalo Ubuntu ou outro Linux na máquina somente crio uma partição de SWAP e outra para o raiz "/".  Algumas distribuições de Linux permitem que se crie o /home separado em outro disco.  No Ubuntu não me parece que seja uma opção nem muito menos partições com /usr  ou /etc.  Como gosto de testar várias distribuições tão logo são lançadas tenho, na realidade, a seguinte configuração:
 
          /dev/sda1 = XP
          /dev/sda5 = SWAP
          /dev/sda6 = Mint
          /dev/sda7 = Ubuntu 32 bits
          /dev/sda8 = Ubuntu 64 bits
          /dev/sda9 = openSUSE 32 bits

E deixo sempre um espaço para criar outra partição de outra versão que surja.  A partição de SWAP é comum a todas.  Não uso partições primárias pois estão limitadas a 4 apenas e o disco rígido é SATA.  Normalmente escolho uma distribuição que conterá o boot e a cada acréscimo vou lá no /boot/grub/menu.lst e acrescento ou modifico uma qualquer.


Boa sorte.


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Gunn3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Ubuntu] Preciso de ajuda a configurar o Grub num portatil para Dual-Boot.
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2008, 08:12 »
Agradeço a sugestão mas não tenho um disco de 2,5'' para experimentar partições, só tenho mesmo o portátil.
Eu só preciso mesmo de saver se o Grub contará com a partição de recuperação e a identificará como hd(0,0) ou a vai ignorar completamente. É que se for assim, pelo meu esquema, a partição do Ubuntu é a hd(0,3).

Estou farto de procurar na iNet e não consigo achar info sobre isto, um exemplo de como o Grub identifica varias partições num mesmo disco. Nem nos foruns oficiais me dão esta informação...

Quato à memória, ate so tinha 1GB mas um user de outro forum disse que tinha de ter o dobro da memória fisica... ora eu tenho 3GB e portanto é fazer as contas... mas também achei um exagero.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: [Ubuntu] Preciso de ajuda a configurar o Grub num portatil para Dual-Boot.
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2008, 08:57 »
Agradeço a sugestão mas não tenho um disco de 2,5'' para experimentar partições, só tenho mesmo o portátil.
Eu só preciso mesmo de saver se o Grub contará com a partição de recuperação e a identificará como hd(0,0) ou a vai ignorar completamente. É que se for assim, pelo meu esquema, a partição do Ubuntu é a hd(0,3).

Estou farto de procurar na iNet e não consigo achar info sobre isto, um exemplo de como o Grub identifica varias partições num mesmo disco. Nem nos foruns oficiais me dão esta informação...

Quato à memória, ate so tinha 1GB mas um user de outro forum disse que tinha de ter o dobro da memória fisica... ora eu tenho 3GB e portanto é fazer as contas... mas também achei um exagero.

Todas as partições que o sistema de instalação do Ubuntu identificar, sejam elas NTFS, FAT, FAT32, EXT3, EXT2, REISERFS, etc serão incluídas no menu do GRUB por default.  Durante a instalação o sistema pergunta se quer a importação de alguma coisa que ele reconhece.  Nunca aceitei a optei por ir adiante.

Quanto a procurar coisas na intenet não temos alternativas melhor do que esta e o Google é a fonte inspiradora de todos ou o Yahoo.  Muitas das soluções encontradas se encontram em Ingles.  Normalmente uso as chaves de pesquisa no Google com a palavra "ubuntuforums e o assunto principal".  Veja:  no momento encontrei 461.000 ocorrências com "ubuntuforums grub".  Observe no =>neste<= endereço resultante.


Quanto ao HD sobressalente eu comprei à parte pois originalmente o notebook vem sem nenhum acessório.  Achei mais prudente ter algo sobressalente para ter como laboratório do que perder uma instalação feita de fábrica e que estava funcionando, incluindo os backups do sistema operacional, no meu caso, o Vista que a Dell instalou.

Boa sorte.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086