Autor Tópico: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?  (Lida 10039 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Online: 04 de Julho de 2008, 12:40 »
É isso o que promete a Hitachi daqui a dois anos em um HD de 5 Terabytes!

Segundo seus pesquisadores, o cérebro humano seria capaz de armazenar 10 Terabytes de Dados!

Leiam toda a notícia e as informações sobre a nova teconologia que tornará possível esse feito nos pratos magnéticos dos HDs:

http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2008/07/03/hitachi_planeja_hd_de_5_terabytes_1415707.html

Fonte: iG Teconologia

 :o :o :o

Incrível, não sei mais onde vamos parar! Já estou pensando em comprar mais um HD de 500GB e já sei que vai ser pouco!  ::)

Segundo o artigo, o primeiro HD surgiu em 1956 e podia armazenar impressionantes 5MB! 
« Última modificação: 04 de Julho de 2008, 12:44 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2008, 12:47 »
Pra que isso tudo? Eu não acho necessário, a não ser que você use muitos programas grandes. Tenho o Ubuntu aqui num Hd de 10GB velhinho, faz o mesmo efeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D
Acho que tem gente por aí, com bem menos de 10 Terabytes na cabeça!!!!!!!!!!!! :D rsrsrsrsrsrsrrs
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2008, 13:18 »
Aí que a gente vê a importância de um bom programa indexador. :)

Hoje achamos exagero um HD de 5 tera, mas daqui a alguns anos será pra lá de necessário, um exemplo simples são os filmes de alta-definição, um filme apenas em blu-ray pode ter até 50 Gb de dados, sem falar nos jogos que não param de aumentar de tamanho.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2008, 16:23 »
isso realmente é um HD grande.............

engraçado como a uns.... 8 anos atras 10Gb era muito espaço, hoje em dia tenho 120Gb (um HD de 80Gb e um de 40Gb) e ta dando pra guardar tudo, mas como foi citado acima, quando copio muitos filmes pra ver mais tarde fico com o HD cheio.......... muitas vezes sendo necessario deletar algum sem nem almenos ter assistido
imagina um de 10Tb............ isso realmente é grande......... quanto tempo seria necessario pra enche um desses?? ???

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2008, 16:26 »
  Não concordo com essa forma de medir nosso cérebro, para mim é somente um truque de marketing.
  As formas de armazenamento são totalmente diferentes; não se conhece como o cérebro humano armazena dados, só teorias não comprovadas. A que mais concordo são de pulsos elétricos e neurotransmissores/neuropepidídeos fazendo conexões entre neuronios. Se for a sim, a capacidade poderia ser até "infinita".

  Agora, somente pense o número de sensores que nos temos, em cada nome, imagem, áudio, vídeo - com qualidade extremamente superir à maioria dos periféricos atuais - que gravamos em nossa mente. Pense em características complexas como o próprio sentimento. Logo, a capacidade do cérebro até nesse ponto já deveria ser incrível em se comparando aos computadores.
  Lembrando que, fomos projetos para pensar em como colher bananas da árvore, e hoje arriscamos dizer como o universo foi contruído; nossa capacidade deve crescer muito, não?

  Outra coisa que você já deve saber é que quanto mais informação você bota no HD, mais lento fica o acesso à informação, no cérebro é justamente o contrário, quanto mais informação você enfiar nele, mais rápido ele fica nas respostas.
« Última modificação: 04 de Julho de 2008, 16:27 por IgorM0L »

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2008, 22:59 »
isso realmente é um HD grande.............

engraçado como a uns.... 8 anos atras 10Gb era muito espaço, hoje em dia tenho 120Gb (um HD de 80Gb e um de 40Gb) e ta dando pra guardar tudo, mas como foi citado acima, quando copio muitos filmes pra ver mais tarde fico com o HD cheio.......... muitas vezes sendo necessario deletar algum sem nem almenos ter assistido
imagina um de 10Tb............ isso realmente é grande......... quanto tempo seria necessario pra enche um desses?? ???

acho que encho um desses em uns 2,3 meses. só de anime tenho mais de 2 tera. ;D
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2008, 01:13 »
Citar
acho que encho um desses em uns 2,3 meses. só de anime tenho mais de 2 tera. ;D

  :o 2 tera?! Mas em que formato? Se for em AVI (200MB cada epi) fica fácil. Nessas horas dá vontade de ter um blu-ray, pra não precisar ficar guardando tudo em HD.


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2008, 02:38 »
Citar
(...)Lembrando que, fomos projetos para pensar em como colher bananas da árvore, e hoje arriscamos dizer como o universo foi contruído; nossa capacidade deve crescer muito, não?

Você acha que viver comendo frutas em ambiente selvagem é tarefa fácil? :)

Imagine quantas informações você precisa armazenar simplesmente para poder fazer isso e não morrer de fome, desde saber a cor certa de um fruto maduro, até a localização das frutas, na época do ano certa além de lembrar a localização exata delas para poder voltar posteriormente.

Voltando ao assunto principal do tópico, meu colega de trabalho sempre fala que quando ele conseguiu comprar um HD de 100 Mb top de linha para a época, soltou a pérola:

"Eu nunca mais vou ter problemas de espaço, com um disco tão grande nunca mais vou precisar comprar outro!"

Hoje 100 Mb é piada!  :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2008, 13:29 »
Citar
Imagine quantas informações você precisa armazenar simplesmente para poder fazer isso e não morrer de fome, desde saber a cor certa de um fruto maduro, até a localização das frutas, na época do ano certa além de lembrar a localização exata delas para poder voltar posteriormente.

  E nesse ponto, nosso cérebro foi cada vez armazenando mais dados, e ficando mais rápido e complexo. ;)

Citar
quanto mais informação você bota no HD, mais lento fica o acesso à informação, no cérebro é justamente o contrário, quanto mais informação você enfiar nele, mais rápido ele fica nas respostas.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2008, 14:38 »
5 terras é muito mas é possivel de se gastar e não é muito dificil vejam estes exemplos:

Se vc tiver placa de tv e gostar de gravar programas, pelo menos aqui 1 hora é cerca de 5 GB, é claro que vc depois pode passar para divx e fica por 600 mb ou menos.
Edição de video tambem consome muito e muito espaço porque antes de vc ter o filme final tem muitos bocadinhos que ocupam muito espaço.
Um jogo normal hoje em dia leva 8 gb de uma só vez.
E se for assim como eu que gosta de filmes e series e gosta de guardar para rever ou só porque simplesmente guarda(nem sabendo para quê)
Workstation e servidores tambem agradecem, em vez de terem 50 discos podem ter só um - (e depois avaria e lá vai tudo) ;D
E claro os backups que consomem muito espaço.

Eu aqui tenho o windows num disco de 80 gb, o linux num de 40 gb (e ainda tenho 10 gb livre, realmente o sistema de dependências é muito bom), um de 500 gb em ntfs para dados e um de 30 gb em fat32 para fazer ponte windows-linux, visto que não há maneira decente de entrar em ext3 pelo windows.

5 terras é muito na maior parte dos casos mas noutros é mesmo aquilo que faltava



Quanto aos 2 também em Animes, acho que cada faz o que quer mas não deixa de ser um desperdício de espaço, vc realmente ve ou vai ver isso tudo, eu Aqui tambem cometi uma loucura e fiz download dos 200 episódios de Urutsei Yatsura (vc deve conhecer ;D) e ainda mais os 6 filmes, mas em dados em tenho 250 gb e meu pai já acha muito.

O informático é que nem mulher, mas em vez da mala com tudo é no computador que tem um monte de tralha inutil ;D

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2008, 16:44 »
  :o 2 tera?! Mas em que formato? Se for em AVI (200MB cada epi) fica fácil. Nessas horas dá vontade de ter um blu-ray, pra não precisar ficar guardando tudo em HD.

tenho em varios formatos "Containers", MKV, OGM e AVI. pena que o blu-ray ainda é inviável.

Quanto aos 2 também em Animes, acho que cada faz o que quer mas não deixa de ser um desperdício de espaço, vc realmente ve ou vai ver isso tudo, eu Aqui tambem cometi uma loucura e fiz download dos 200 episódios de Urutsei Yatsura (vc deve conhecer ;D) e ainda mais os 6 filmes, mas em dados em tenho 250 gb e meu pai já acha muito.

O informático é que nem mulher, mas em vez da mala com tudo é no computador que tem um monte de tralha inutil ;D

não acho disperdicio quarda os arquivos que a gente gosta, até porque é uma coleção pessoal.
se vou ver tudo não posso afirmar, mas se daqui 10 anos eu sentir vontade de assistir sei que vou ter, ao contrario do que já me aconteceu com um anime que queria reve-lo e não o achei mais.

e esse anime "Urutsei Yatsura" eu não conheço.  ;D
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2008, 16:50 »
Enganei-me no nome Urusei Yatsura, já passou ai no brasil e aqui em portugal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Urusei_Yatsura

desculpem o off-topic ;D ;D

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2008, 17:18 »
ahuahauhauhauahuahau

Não deixa de ser engraçado a comparação (sátira) do Cérebro de 10 tera, tem uma amiga minha que seu cérebro pode ser comparado a um pen-drive de 256mb.

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Código: [Selecionar]
Não pude perder a piada.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2008, 19:43 »
  Acho que os "pesquisadores" que chegaram à esse resultado devem ter seus cérebros comparados à disquetes; e quem acredita então deve ter comparado à relógios de pulso!
  Existem algum link que mostra essa pesquisa? Pois para mim, é nada mais que um truque de marketing.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Que tal a metade da capacidade do seu cérebro em um HD?
« Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2008, 21:26 »
  Acho que os "pesquisadores" que chegaram à esse resultado devem ter seus cérebros comparados à disquetes; e quem acredita então deve ter comparado à relógios de pulso!
  Existem algum link que mostra essa pesquisa? Pois para mim, é nada mais que um truque de marketing.

Eu já li alguma coisa relacionada a isso, não tenho a fonte no momento, mas idéia de medir a capacidade do cérebro é relativamente simples, não é marketing não. :)

Parte-se do princípio que cada sinapse, que é a ligação entre um neurônio e outro, pode armazenar alguns bits, grosseiramente um byte, então multiplicando-se a quantidade estimada de sinapses no cérebro (10³ se eu não me engano...) consegue-se um número em também.

Acredita-se que esse número estimado seja maior do que o real, já que o nosso cérebro possui várias "partições de backup" onde os dados estão replicados, por isso pode ser que nem sequer tenhamos 1 também de memória, talvez bem menos. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740