Volto aqui apenas para agradecer aos amigos pelas palavras calorosas e esclarecer o seguinte: não foi um fato específico que motivou minha saída, mas fatos recorrentes, que vêm se reproduzindo de dois anos para cá, e de tal modo, que, para mim, eles expressam uma filosofia de administração/moderação, filosofia com a qual discordo.
Não sou contra regras. São, aliás, boas regras que permitem que todos gozem as suas respectivas liberdades. Nem tampouco sou contra a tal da meritocracia que, segundo nosso Administrador, rege nosso fórum. Tanto assim que cansei de denunciar postagens ofensivas e grosseiras aos moderadores, assim como já cumprimentei publicamente a moderação pela suspensão de um colega que fizera um comentário extremamente rude - na verdade, até mesmo de conteúdo sexual - a respeito de um de nossos frequentadores. E várias vezes fiquei ao lado do moderadores quando se tratavam de certas regras, como aquelas relativas à linguagem, por exemplo. Penso, porém, que, ao restringir em excesso as regras deste fórum, estão simplesmente "matando a conversa" e, ao fazê-lo, tornando este espaço muito menos atraente para aquele que vem aqui não só em busca de ajuda ou de ajudar, mas também, para trocar idéias e fazer amigos. Na minha opinião, fórum de suporte não é viável somente como tal; se ele não atrair os usuários experientes por outros motivos, dificilmente haverá gente suficiente para oferecer o auxílio técnico de que tanta gente precisa. Enfim, conversa animada é também uma forma de assegurar bom suporte. Evidente que "conversa animada" implica riscos de conflitos. Aliás, é para isto que existe moderação.
Em relação ao comentário "extremamente rude" de que o Agente100gelo afirma ter sido vítima da minha parte, insisto de que não pretendi ferir sua pessoa. Repito que, se nós queremos restringir a liberdade de alguém, é preciso fazê-lo de maneira bem fundamentada. Se ele não encontrou bons argumentos para defender seus conceitos, o problema não está nos meus comentários, mas na indigência dos conceitos por ele defendidos. O que ele afirma ter sido uma frase ofensiva da minha parte é somente orgulho ferido da parte dele. Tanto assim, que ao invés de me punir, ele preferiu romper relações comigo, o que é inadmissível da parte de um moderador. Seria o mesmo que um guarda de trânsito "ficar de mal" com o infrator ao invés de aplicar-lhe uma multa.
Quanto ao tópico recentemente trancado - a gota d'água, eu admito - o que a moderação fez naquele momento foi simplesmente aceitar uma provocação. Mas, ao aceitar a provocação de um, ela prejudicou o direito dos outros, impedindo que se continuasse a discutir o assunto. Está faltando claramente serenidade e, ao meu ver, a serenidade acabou desde o momento em que a moderação decidiu que era necessário afirmar a sua autoridade, quando, na verdade, esta autoridade nunca esteve em questão, pois mesmo pessoas que discordavam das regras, como eu, não se furtavam a obedecê-las.
Não subestimo a importância do trabalho desenvolvido pelos moderadores, nem a sua responsabilidade pelo espetacular sucesso deste fórum. Tanto assim, que um recente tópico que postei - "O fórum das multidões" - tinha também o objetivo de homenagear a administração/moderação. Agora, não se pode usar a toda hora a desculpa do trabalho voluntário ou do trabalho excessivo para desculpar todos os equívocos cometidos pela moderação, como tem sido comum de uns tempos para cá. Tenho certeza de que muitos dos usuários presentes e muitos daqueles que se ausentaram poderiam ter contribuído se fossem chamados a contribuir. Nós temos muitos frequentadores capazes e muitos deles dispostos a contribuir com seu trabalho. Tanto assim, que vários deles já estão contribuindo em favor de outros projetos. Aliás, na minha opinião, todo colaborador do Ubuntu tem o dever moral de sempre estimular novos colaboradores, o que é bem melhor do que reclamar do excesso de trabalho.
Enfim, na minha opinião, este fórum sempre foi um espaço rico, amistoso e maduro. Se excessos sempre existem e sempre existirão, eles nunca chegaram a tomar uma proporção importante e o mérito aqui não cabe somente aos moderadores, mas, sobretudo, ao bomnível que a grande maioria dos frequentadores se esforçava em manter. Haverá sempre gente egocêntrica, prepotente ou mal educada, gente que é incapaz de ler ou de aceitar opiniões contrárias às suas. E, com sempre digo, a maior paixão aqui é o software: não há assunto mais polêmico ou apaixonante do que este para quem frequenta um fórum de software livre. Por esta razão, haverão sempre opiniões apaixonadas por aqui. Penso, porém, que na sua ânsia de melhorar ainda mais este espaço, a administração/moderação errou a mão. Ao invés de explorar as nossas pontencialidades e vantagens, enfim, aquilo que prevalecia, passaram a perseguir um nível de calma e pureza quase impossível de manter num fórum qualquer, com todos os excessos e equívocos daí decorrentes. Além disso, confesso que a saída de muitos colegas que me eram caros me desanimou um pouco. Há muito tempo que eu já não encontrava ao navegar por aqui o prazer de antigamente. E os aborrecimentos, apesar de toda a "calma e pureza", têm sido muito mais numerosos.
Não me omiti de opinar incessantemente em favor da mudança, mas como passaram a tomar a coisa como questão pessoal e a parte que cedia ou era voto vencido era sempre a mesma, percebi que não adiantava mais falar. Há momentos em que só os fatos são capazes de convencer.
De qualquer modo, serei sempre grato à administração/moderação, inclusive o Agente100gelo, por tudo que aprendi com eles e com os demais colegas deste fórum, sem contar, é claro, as boas risadas que dei lendo nossas mensagens. Houve tempo em que havia excelente humor por aqui. Espero que, muito em breve, vocês tenham este clima de volta. Mais uma vez, obrigado por tudo, e um forte abraço em todos vocês!