Autor Tópico: Até mais!  (Lida 23843 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #45 Online: 14 de Julho de 2008, 10:52 »
Chucknorris,

Eu gostaria de esclarecer que minha ação de trancar o tópico não foi nenhum tipo de revanchismo contra o Piras. Acontece que eu o Cristiano somos os membros da Equipe que mais tempo passamos no fórum (eu tenho uma questão pessoal que me deixa mais tempo logado) e também porque somos um pouco viciados aqui e deu de eu estar presente na hora. Qualquer um da moderação faria a mesma coisa.

Não tenho nenhum prazer em trancar, banir, ou assuntos deste tipo. Talvez você me tenha visto menos no fórum depois de moderador porque a gente acaba tendo algum trabalho mais burocrático (banir spam, configurar servidor) e diminui o tempo ajudando nas mensagens. Qualquer um pode olhar meu histórico de últimas mensagens e verá que sempre que dá estou repassando o que sei, e aprendendo o que não sei nos tópicos criados por todos.

Não entrei neste tópico no final de semana. Preferi esfriar a cabeça. É muito fácil ficar reclamando "tá tudo errado". Por outro lado notei que a gente não estava sendo claro no porquê de algumas limitações. Por isso escrevi o texto hoje. Se de um lado tem erros da Equipe, tem muita gente querendo provocar discussões desnecessárias. Este fórum tem conseguido ajudar muita gente. É um fórum com muitos usuários, muitas cabeças diferentes. Pode ser melhorado se a gente parar de discutir de forma agressiva, levando pro lado pessoal e pensarmos em como melhorar o fórum.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #46 Online: 14 de Julho de 2008, 11:30 »
Salve!
Desculpe-me responder(dar um Up) aqui ,mas....o esquema é não esquentar a cabeça ,deixe esse trabalho para o fósforo(piadinha mais sem graça hein?),sabe por que?

Porque a vida continua .

Abraços

Piras

  • Visitante
Re: Até mais!
« Resposta #47 Online: 15 de Julho de 2008, 02:13 »
Volto aqui apenas para agradecer aos amigos pelas palavras calorosas e esclarecer o seguinte: não foi um fato específico que motivou minha saída, mas fatos recorrentes, que vêm se reproduzindo de dois anos para cá, e de tal modo, que, para mim, eles expressam uma filosofia de administração/moderação, filosofia com a qual discordo.

Não sou contra regras. São, aliás, boas regras que permitem que todos gozem as suas respectivas liberdades. Nem tampouco sou contra a tal da meritocracia que, segundo nosso Administrador, rege nosso fórum. Tanto assim que cansei de denunciar postagens ofensivas e grosseiras aos moderadores, assim como já cumprimentei publicamente a moderação pela suspensão de um colega que fizera um comentário extremamente rude - na verdade, até mesmo de conteúdo sexual - a respeito de um de nossos frequentadores. E várias vezes fiquei ao lado do moderadores quando se tratavam de certas regras, como aquelas relativas à linguagem, por exemplo. Penso, porém, que, ao restringir em excesso as regras deste fórum, estão simplesmente "matando a conversa" e, ao fazê-lo, tornando este espaço muito menos atraente para aquele que vem aqui não só em busca de ajuda ou de ajudar, mas também, para trocar idéias e fazer amigos. Na minha opinião, fórum de suporte não é viável somente como tal; se ele não atrair os usuários experientes por outros motivos, dificilmente haverá gente suficiente para oferecer o auxílio técnico de que tanta gente precisa. Enfim, conversa animada é também uma forma de assegurar bom suporte. Evidente que "conversa animada" implica riscos de conflitos. Aliás, é para isto que existe moderação.

Em relação ao comentário "extremamente rude" de que o Agente100gelo afirma ter sido vítima da minha parte, insisto de que não pretendi ferir sua pessoa. Repito que, se nós queremos restringir a liberdade de alguém, é preciso fazê-lo de maneira bem fundamentada. Se ele não encontrou bons argumentos para defender seus conceitos, o problema não está nos meus comentários, mas na indigência dos conceitos por ele defendidos. O que ele afirma ter sido uma frase ofensiva da minha parte é somente orgulho ferido da parte dele. Tanto assim, que ao invés de me punir, ele preferiu romper relações comigo, o que é inadmissível da parte de um moderador. Seria o mesmo que um guarda de trânsito "ficar de mal" com o infrator ao invés de aplicar-lhe uma multa.

Quanto ao tópico recentemente trancado - a gota d'água, eu admito - o que a moderação fez naquele momento foi simplesmente aceitar uma provocação. Mas, ao aceitar a provocação de um, ela prejudicou o direito dos outros, impedindo que se continuasse a discutir o assunto. Está faltando claramente serenidade e, ao meu ver, a serenidade acabou desde o momento em que a moderação decidiu que era necessário afirmar a sua autoridade, quando, na verdade, esta autoridade nunca esteve em questão, pois mesmo pessoas que discordavam das regras, como eu, não se furtavam a obedecê-las.

Não subestimo a importância do trabalho desenvolvido pelos moderadores, nem a sua responsabilidade pelo espetacular sucesso deste fórum. Tanto assim, que um recente tópico que postei - "O fórum das multidões" - tinha também o objetivo de homenagear a administração/moderação. Agora, não se pode usar a toda hora a desculpa do trabalho voluntário ou do trabalho excessivo para desculpar todos os equívocos cometidos pela moderação, como tem sido comum de uns tempos para cá. Tenho certeza de que muitos dos usuários presentes e muitos daqueles que se ausentaram poderiam ter contribuído se fossem chamados a contribuir. Nós temos muitos frequentadores capazes e muitos deles dispostos a contribuir com seu trabalho. Tanto assim, que vários deles já estão contribuindo em favor de outros projetos. Aliás, na minha opinião, todo colaborador do Ubuntu tem o dever moral de sempre estimular novos colaboradores, o que é bem melhor do que reclamar do excesso de trabalho.

Enfim, na minha opinião, este fórum sempre foi um espaço rico, amistoso e maduro. Se excessos sempre existem e sempre existirão, eles nunca chegaram a tomar uma proporção importante e o mérito aqui não cabe somente aos moderadores, mas, sobretudo, ao bomnível que a grande maioria dos frequentadores se esforçava em manter. Haverá sempre gente egocêntrica, prepotente ou mal educada, gente que é incapaz de ler ou de aceitar opiniões contrárias às suas. E, com sempre digo, a maior paixão aqui é o software: não há assunto mais polêmico ou apaixonante do que este para quem frequenta um fórum de software livre. Por esta razão, haverão sempre opiniões apaixonadas por aqui. Penso, porém, que na sua ânsia de melhorar ainda mais este espaço, a administração/moderação errou a mão. Ao invés de explorar as nossas pontencialidades e vantagens, enfim, aquilo que prevalecia, passaram a perseguir um nível de calma e pureza quase impossível de manter num fórum qualquer, com todos os excessos e equívocos daí decorrentes. Além disso, confesso que a saída de muitos colegas que me eram caros me desanimou um pouco. Há muito tempo que eu já não encontrava ao navegar por aqui o prazer de antigamente. E os aborrecimentos, apesar de toda a "calma e pureza", têm sido muito mais numerosos.

Não me omiti de opinar incessantemente em favor da mudança, mas como passaram a tomar a coisa como questão pessoal e a parte que cedia ou era voto vencido era sempre a mesma, percebi que não adiantava mais falar. Há momentos em que só os fatos são capazes de convencer.

De qualquer modo, serei sempre grato à administração/moderação, inclusive o Agente100gelo, por tudo que aprendi com eles e com os demais colegas deste fórum, sem contar, é claro, as boas risadas que dei lendo nossas mensagens. Houve tempo em que havia excelente humor por aqui. Espero que, muito em breve, vocês tenham este clima de volta. Mais uma vez, obrigado por tudo, e um forte abraço em todos vocês!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #48 Online: 15 de Julho de 2008, 05:58 »
Fico triste ao ver que as coisas aqui estão em ambiente de guerra Moderação/Administração vs Utilizadores.
Espero sinceramente que as coisas voltem ao normal rapidamente.
Eu fui um dos que saiu deste forum, não por ter tido problemas com alguém, pelo contrário nunca tive problemas com a moderação.
Lembro-me de não ter cumprido as regras umas duas vezes, por causa do avatar e do tamanho de umas imagens de um tópico. Avisaram-me com toda educação que deveria resolver o problema , algo que fiz prontamente.
Eu saí deste forum porque o Fedora acabou por tornar-se a minha distribuição do coração e como tal hoje participo no forum do Projeto Fedora Brasil com o nick de "stig".
Sempre foi um prazer postar neste forum e encontrar amigos como o Piras, Eunir, samuelBh, maudy, kernelscript, hqxriven e tantos outros.
Mas hoje sou obrigado a concordar inteiramente com o Piras e entendo a frustação dele com o que aconteceu.
Eu penso que o problema parte da Moderação/Administração.
Eles por um lado invocam a falta de tempo, mas por outro lado não abrem as portas para que outros colaborem.
Não dão conta do recado porque são poucos e este forum tem muita gente? Porque não nomeiam mais dois ou três moderadores? Tem aqui gente que já provou bem o seu valor.
Acho exagerado quando chamaram a administração de ditadura, mas o ponto é que esta administração dá poucas oportunidades de progresso.
Vejam o caso da futura Revista Ubuntu - é compreensivel que o n3t0 tenha tido problemas pessoais e não possa ter dado atenção ao projecto. Mas porque não delegar a tarefa também a outros?
Vejam o meu caso no Fedora.
Foi só eu me por à disposição e deram-me a oportunidade de participar num projecto. E mesmo tendo carencia de conhecimentos para executar certas tarefas estou a ser muito apoiado. E creio que estamos no bom caminho para em Agosto/Setembro apresentarmos o portal do Projecto Fedora Portugal.
Então o que eu acho é que a Administração deveria fazer era delegar tarefas a outros utilizadores deste forum.
Desta forma, não estariam tão sobrecarregados e poderiam fazer melhor o vosso trabalho.
Ao meu amigo Piras - um grande abraço!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #49 Online: 15 de Julho de 2008, 08:44 »
Não dão conta do recado porque são poucos e este forum tem muita gente? Porque não nomeiam mais dois ou três moderadores? Tem aqui gente que já provou bem o seu valor.

Antes desta discussão já haviam sido selecionados outros nomes que se integrarão em breve.

Citar
Fico triste ao ver que as coisas aqui estão em ambiente de guerra Moderação/Administração vs Utilizadores.

Por favor, não vamos generalizar. Eu já expliquei as razões da limitação dos assuntos em outro tópico. Não há capricho dos admin/mods.... há uma necessidade.
« Última modificação: 15 de Julho de 2008, 08:59 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #50 Online: 15 de Julho de 2008, 11:34 »
Não me sinto bem ao saber que foi um comentário meu que deu início à polêmica do tópico, não tive em momento algum a intenção de iniciar um debate ou uma guerra política, foi apenas um comentário sobre algo que vinha em minha mente na hora, um pouco impensando talvez, mas sem intenção de provocação ou algo do tipo, aliás fui bem esclarecido posteriormente sobre o que eu tinha comentado.

Peço desculpas aos moderadores ou a quem tenha se sentido ofendido.

Piras espero que um dia retorne, você fará falta.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #51 Online: 15 de Julho de 2008, 12:10 »
Não dão conta do recado porque são poucos e este forum tem muita gente? Porque não nomeiam mais dois ou três moderadores? Tem aqui gente que já provou bem o seu valor.

Antes desta discussão já haviam sido selecionados outros nomes que se integrarão em breve.

Citar
Fico triste ao ver que as coisas aqui estão em ambiente de guerra Moderação/Administração vs Utilizadores.

Por favor, não vamos generalizar. Eu já expliquei as razões da limitação dos assuntos em outro tópico. Não há capricho dos admin/mods.... há uma necessidade.
Amigo, longe de mim dizer que há capricho da parte dos moderadores. Eu acredito que vocês tentam dar o vosso melhor para existir um bom ambiente no forum. O conflito existe porque este forum é muito grande e a tarefa de moderar torna-se dificil. Fico feliz pela nomeação de mais alguns moderadores. Acredito que vocês vão poder fazer um melhor trabalho. Um abraço e desejo tudo de bom para vocês.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Até mais!
« Resposta #52 Online: 18 de Julho de 2008, 13:45 »
Vejo que o tópico citado por Piras foi trancado com uma participação minha.
Esclareço meu ponto de vista e minha afastada ao fórum aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,37609.msg226145.html#msg226145

Obrigado.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #53 Online: 18 de Julho de 2008, 14:26 »
Espero que todo este barulho tenha feito alguma coisa, eu acho que sim, vejam como se faz uma boa moderação

Hoje fiz um tópico que podia dar a entender que pirataria é bom e o rjbgbo enviou-me uma PM pedindo com educação para alterar o tópico.

Assim é que deve ser feita a moderação e não trancando tópicos, se foi devido a este tópico que houve esta mudança então estamos no bom caminhos, aceitando criticas e mudando as atitudes.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #54 Online: 18 de Julho de 2008, 22:44 »
A moderação sempre envia uma mp pedindo para alterar topicos e assinaturas, são trancados somente em ultimo caso. Isso ja é feito antes mesmo de ´você entrar no forum e não por causa de um topico como esse que não ajuda em nada a não ser ocupar espaço no banco de dados. O que o rjbgbo fez foi nada mais que seguir os procedimentos que todos os moderadores ja seguiam e que foi passado para ele no momento em que virou moderador. É extramamente facil criticarem o trabalho de quem tem que por na reta para ajudar o forum e aguentar as criticas.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #55 Online: 19 de Julho de 2008, 02:56 »
Conforme eu disse em cima, acho que o erro desta administração era não nomear mais moderadores - algo que já foi resolvido. ( e com excelentes escolhas)
Quem acompanha o forum sabe que todos os dias entram novos membros, que todos os dias há tópicos reptidos, spam, tópicos com titulo AJUDEM(que nada esclarece), etc
Por isso o trabalho dos mderadores não é fácil. Embora conforme eu disse, compreenda o Piras e até concorde com uma injustiça fechar o tópico - a culpa foi de quem?
Não foi dos moderadores concerteza que apenas se limitaram a cumprir com as regras. E se as regras existem é para que haja um pouco de harmonia no forum.
Além disso são poucos os foruns que tem uma secção "Criticas e sugestões" o que prova que esta admnistração está aberta ao diálogo.
Acho que agora é tempo de deixarem os moderadores trabalharem em paz.
Lembrem-se que se todos cumprissem as regras eles não eram necessários!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #56 Online: 19 de Julho de 2008, 11:43 »
No dia que o Fórum tiver mais moderadores como o rjbgbo, que humildemente se colocou por baixo e já está mostrando trabalho, as coisas vão melhorar muito.
Agora, os moderadores que chegam aqui e, simplesmente pedem pra quem não estiver satisfeito se retirar, deviam baixar um pouco a bola...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Até mais!
« Resposta #57 Online: 19 de Julho de 2008, 12:19 »
  Bom, queria deixar claro que irei continuar no fórum, mas somente em assuntos não relacionados a administração, já que não foi possível tentar colaborar.
  E parabéns pelas escolhas.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #58 Online: 19 de Julho de 2008, 17:09 »
No dia que o Fórum tiver mais moderadores como o rjbgbo, que humildemente se colocou por baixo e já está mostrando trabalho, as coisas vão melhorar muito.
Agora, os moderadores que chegam aqui e, simplesmente pedem pra quem não estiver satisfeito se retirar, deviam baixar um pouco a bola...

Pintinho,

Até entendo que por vezes as ações de alguns moderadores pareçam mais "ríspidas". Mas atualmente passamos por um período muito difícil em que alguns moderadores precisaram se afastar, inclusive eu fiquei quase 2 meses fora, e outros tiveram que sair. Nesse período ficamos apenas com 3 ou 4 membros da Staff ativos para tomar conta de todo o Fórum.

Então eu entendo que não deve ter sobrado paciência, nem mesmo tempo para tomar cuidado com mensagens e usuários. Infelizmente foi bem nessa época que essa situação triste aconteceu. Na verdade meu afastamento foi tão grande que só tomei conhecimento da situação agora.

Felizmente estamos com novos membros na equipe e todo o Staff ativo novamente, tudo deve se acertar agora.

Fico feliz por se preocupar com a nossa atuação, esse tipo de crítica é até positiva para que tenhamos idéia do como está sendo visto nosso trabalho. Mas espero que entenda que passamos por momentos difíceis e os que ficaram ativos, segurando as pontas esse período se sacrificaram muito e se sentiram muito mal pelo que aconteceu.

Foi uma situação extremamente desagradável e eu me sinto muito mal por não poder estar aqui para ajudar no trabalho. O pessoal trabalhou muito além do que se espera de um trabalho voluntário aqui.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Até mais!
« Resposta #59 Online: 19 de Julho de 2008, 18:11 »
No dia que o Fórum tiver mais moderadores como o rjbgbo, que humildemente se colocou por baixo e já está mostrando trabalho, as coisas vão melhorar muito.
Agora, os moderadores que chegam aqui e, simplesmente pedem pra quem não estiver satisfeito se retirar, deviam baixar um pouco a bola...

Pintinho,

Até entendo que por vezes as ações de alguns moderadores pareçam mais "ríspidas". Mas atualmente passamos por um período muito difícil em que alguns moderadores precisaram se afastar, inclusive eu fiquei quase 2 meses fora, e outros tiveram que sair. Nesse período ficamos apenas com 3 ou 4 membros da Staff ativos para tomar conta de todo o Fórum.

Então eu entendo que não deve ter sobrado paciência, nem mesmo tempo para tomar cuidado com mensagens e usuários. Infelizmente foi bem nessa época que essa situação triste aconteceu. Na verdade meu afastamento foi tão grande que só tomei conhecimento da situação agora.

Felizmente estamos com novos membros na equipe e todo o Staff ativo novamente, tudo deve se acertar agora.

Fico feliz por se preocupar com a nossa atuação, esse tipo de crítica é até positiva para que tenhamos idéia do como está sendo visto nosso trabalho. Mas espero que entenda que passamos por momentos difíceis e os que ficaram ativos, segurando as pontas esse período se sacrificaram muito e se sentiram muito mal pelo que aconteceu.

Foi uma situação extremamente desagradável e eu me sinto muito mal por não poder estar aqui para ajudar no trabalho. O pessoal trabalhou muito além do que se espera de um trabalho voluntário aqui.

Estou torcendo muito para que esse período de turbulência acabe logo e, o Fórum volte a ser o que era antes quando aqui entrei. Sei que é muito difícil manter tudo sempre na paz e, essas encrencas acabam mesmo acontecendo, mesmo porque o número de participantes está sempre aumentando e, o número de moderadores até então me parece pequeno (não me convidem por favor! hehehe!!!).
Devo dizer que fiquei muito chateado com a proibição dos avatares esportivos (o que na minha opinião não tem nada a ver, porque um avatar não é discussão de nada mas, apenas uma maneira da pessoa se identificar e, acho que isso devia ser revogado) e, foi só por isso que fiz alguns comentários.
Além do mais acho que qualquer Fórum devia fazer suas regras e, deixá-las pelo menos um tempo sob a apreciação dos usuários, para que todos pudessem dar a sua opinião sobre elas, porque dessa maneira ninguém poderá dizer que recebeu tudo goela abaixo e, poderá ser cobrado mesmo.
Eu sempre procuro seguir as regras mas, acho que se alguém deixar de seguí-las deve ser avisado no próprio tópico e, só depois de uma ou duas advertências ter o seu tópico trancado.
Concordo também que muitos dos participantes de peso que saíram do Fórum já deviam estar com essa idéia e, os últimos acontecimentos é que precipitaram suas saídas mas, é melhor, na minha opinião, tentar trazê-los de volta do que simplesmente dizer adeus e boa sorte.
No mais desejo sorte à turma nova de moderadores que está assumindo, concordo que foram muito bem escolhidos e, espero que o Ubuntu também entre nos eixos por que essa última versão como LTS tá de doer (cada nova atualização dá um frio na barriga).


« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 18:39 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog