Autor Tópico: Ubuntu virando windows?  (Lida 8576 vezes)

Offline brunopio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ubuntu virando windows?
« Online: 14 de Julho de 2008, 20:04 »
Não que esteja realmente virando, pois o Hardy possui muitos aspectos superiores em comparação com Vista e etc, mas vejo uma apelação visual para chamar usuários como o windows faz e pouca melhora ao acesso do usuário ao sistema pelos iniciantes. Mas algo que o Windows fez e que o Ubuntu poderia fazer para chamar usuários iniciantes seria acabar com o uso do terminal e o acesso ao sistema ser somente GUI. Decorar aqueles comandos como se fazia no MS-DOS é a pior coisa pra quem quer simplesmente usar o sistema como um meio e não um fim (exemplo de tópico: Eu não quero saber como o Ubuntu fuciona - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24472.0.html). Tentei instalar 3 softs (grass gis; quantum gis e saga gis) que não estão na lista e sofri pacas pra um iniciante que acabou de conhecer e instalar o Ubuntu e só consegui instalar e usar dois deles (pelo terminal). Ter que instalar via linha de comando e adicionar as urls foi terrível. Se o Ubuntu é desenvolvido para um usuário realmente final, sugiro fazer mais aplicações GUI para abandonar o uso do terminal, como o Windows fez com o MS-DOS (mesmo com os resquícios que sobraram, mas ninguém é obrigado a utilizá-lo pra instalar um programa de terceiros, por exemplo). Essa foi minha primeira impressão com o Ubuntu, mas vou continuar a testar...
Valeu pela paciência!

Offline Peter Parker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • O destino é inexorável.
    • Ver perfil
    • Kernel Panic!
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2008, 10:51 »
Cara, insdtalar softwares não depende tanto do terminal... Use o Synaptic. E eu acredito que não sou só eu que gosta (e muito) do bom e velho terminal de comandos...

E o objetivo do Ubuntu não é imitar o Windows, e sim, como o próprio slogan diz, ser um Linux para seres humanos, mais amigável e tal.

No mais, boa sorte com o Ubuntu!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2008, 11:58 »
Existe um programa chamado Alien que transforma arquivos  RPM e outros para .deb,assim fica mais fácil instalar os mesmos.Boa sorte.
Usuário Linux- 449417

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2008, 12:31 »
Moçada, nem sempre há programas disponíveis em pacotes deb ou rpm, tem vezes que é necesário compilá-los ou mesmo instalá-los "à lá Slack", colocando manualmente arquivos nas pastas devidas e inserir entradas e links simbólicos que muitas vezes não vem muito bem explicadas nos readmes de tais pacotes. Fica fácil pra qq um chegar no Synaptics e mandar instalar determinado programa, ou mesmo converter o arquivo rpm pra deb e depois mandar brasa, mas a coisa muda de figura na hora de uma eventual compilação que não segue o estilo ./configure, make e make install.
Ainda há coisas que precisam ser feitas no Terminal, como recuperar a parte gráfica qdo se perde essa por alguma má entrada no xorg.conf, até o Windows usa linha de comando, não poderia nem deveria ser diferente no Linux. O Ubuntu e o Linux em geral tem sim que ficar igual ao Windows, mas no sentido de praticidade. Eu detesto fazer compilação, mas sei me virar muito bem qdo é necessário, mas é uma vantagem muito grande saber uns comandozinhos básicos que muitas vezes nos tiram de certas enrascadas.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2008, 17:41 »
O Ubuntu = ao windows ou o Windows = Mac. Tanto faz. Na minha opinião tudo se copia, se isto for para o bem geral da nação.  Gosto de resultados.

Não me importo se o Ubuntu ficar mais parecido com o Windows ou com o Mac.  O que quero é que ele seja bem melhor do que estes.

Na minha opinião falta:
1º Mais facilidade de manuseio (Eu sei que é fácil, mas dá para melhorar)
2° Mais estabilidade (tem muitos bugs ao lançarem versões, alguns pacotes entram em conflito"recentemente o Firefox 3.01 ao ser atualizado ficou em Inglês)
3° Mais drives para todos os aplicativos, principalmente, impressoras, scanner, webcam, enfim, perifericos.
4° Diferenciação - O Linux e suas distribuições tem que ter programas que só devem ser usados neles. A galera usa Firefox, Gimp e outros programas Livres no Windows.

Ou seja deste modo o Linux será sempre periferia, dificilmente crescerá em popularidade.





Offline beavis.network

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2008, 16:43 »
S nao tiver o programa nos repositorios, va ao site oficial, s nao tiver ele em pacote deb, s for rpm, tente converter para deb, s nao der, instale pelo codigo fonte.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2008, 05:31 »
Citar

4° Diferenciação - O Linux e suas distribuições tem que ter programas que só devem ser usados neles. A galera usa Firefox, Gimp e outros programas Livres no Windows.

Ou seja deste modo o Linux será sempre periferia, dificilmente crescerá em popularidade.


Tocou em algo que pensei esses dias.

Com a ajuda do Alarcom, consegui fazer o deluge funcionar, aliás excelente programa.
Ai veio um amigo e me falou, tem deluge pro windows, pensei vou testar pra ver se funciona como no ubuntu.

Por sorte não  ;D

Realmente é um furo ficar lançando lá no windows, o que tem de bom aqui, sendo que raramente e quase nunca vem o que tem de bom de lá pra cá.

Coisa que acho falta um painel de controle, centralizando tudo ali.
Os programas lançados que tenham umas configurações mais simples, digo na organização dos menus do programa, vc entrar em opções, e ter tudo ali.

Não como coloca um filme vai converter, entra aqui, muda isso, fecha, entra ali, e assim vai toda vez.

Posso tar falando besteira, mas é justo a dificuldade que tou tendo agora.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2008, 19:00 »
Citar

4° Diferenciação - O Linux e suas distribuições tem que ter programas que só devem ser usados neles. A galera usa Firefox, Gimp e outros programas Livres no Windows.

Ou seja deste modo o Linux será sempre periferia, dificilmente crescerá em popularidade.


Tocou em algo que pensei esses dias.

Com a ajuda do Alarcom, consegui fazer o deluge funcionar, aliás excelente programa.
Ai veio um amigo e me falou, tem deluge pro windows, pensei vou testar pra ver se funciona como no ubuntu.

Por sorte não  ;D

Realmente é um furo ficar lançando lá no windows, o que tem de bom aqui, sendo que raramente e quase nunca vem o que tem de bom de lá pra cá.

Coisa que acho falta um painel de controle, centralizando tudo ali.
Os programas lançados que tenham umas configurações mais simples, digo na organização dos menus do programa, vc entrar em opções, e ter tudo ali.

Não como coloca um filme vai converter, entra aqui, muda isso, fecha, entra ali, e assim vai toda vez.

Posso tar falando besteira, mas é justo a dificuldade que tou tendo agora.

Abraço.

E ainda tem pior, conhecem o Elisa Media Center ? tou certo que muito aqui conhecem
eles agora estao lançando versoes para mac e windows mas o pior nao é isso, agora que fazem o programa para windows parece que esqueceram o linux, para windows tem a versão 0.5.3 mas para linux só tem o .deb para o 0.3.5 vc tem que compilar e instalar as dependencias manualmente se quiser a versão 0.5.3 eu já desesti do elisa nem compilando nem com a versão antiga consigo por aquilo a funcar, prefiro o Enterteiner, pode ter 1000 bugs mas pelo menos funciona e eu estou ajudando o dev reportando bugs

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2008, 21:19 »
Citar

4° Diferenciação - O Linux e suas distribuições tem que ter programas que só devem ser usados neles. A galera usa Firefox, Gimp e outros programas Livres no Windows.

Ou seja deste modo o Linux será sempre periferia, dificilmente crescerá em popularidade.


Tocou em algo que pensei esses dias.

Com a ajuda do Alarcom, consegui fazer o deluge funcionar, aliás excelente programa.
Ai veio um amigo e me falou, tem deluge pro windows, pensei vou testar pra ver se funciona como no ubuntu.

Por sorte não  ;D

Realmente é um furo ficar lançando lá no windows, o que tem de bom aqui, sendo que raramente e quase nunca vem o que tem de bom de lá pra cá.

Coisa que acho falta um painel de controle, centralizando tudo ali.
Os programas lançados que tenham umas configurações mais simples, digo na organização dos menus do programa, vc entrar em opções, e ter tudo ali.

Não como coloca um filme vai converter, entra aqui, muda isso, fecha, entra ali, e assim vai toda vez.

Posso tar falando besteira, mas é justo a dificuldade que tou tendo agora.

Abraço.

E ainda tem pior, conhecem o Elisa Media Center ? tou certo que muito aqui conhecem
eles agora estao lançando versoes para mac e windows mas o pior nao é isso, agora que fazem o programa para windows parece que esqueceram o linux, para windows tem a versão 0.5.3 mas para linux só tem o .deb para o 0.3.5 vc tem que compilar e instalar as dependencias manualmente se quiser a versão 0.5.3 eu já desesti do elisa nem compilando nem com a versão antiga consigo por aquilo a funcar, prefiro o Enterteiner, pode ter 1000 bugs mas pelo menos funciona e eu estou ajudando o dev reportando bugs

kakita vc tocou num ponto interessante.
Outro dia li sobre planos do KDE em ser uma font-end p/ SO Windows também, do Mac ñ li nada.
Esperemos que essas coisa sejam melhor pensadas, num tempo de tanta evolução do Linux e do SL
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2008, 22:11 »
A vantagem do Linux é o Terminal...mesmo que vc não precise dele para quase nada, no caso do Ubuntu.
Agora, tem muito user Windows que "chora" a morte do DOS...hehehehe!!!!!!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2008, 12:13 »
Não que esteja realmente virando, pois o Hardy possui muitos aspectos superiores em comparação com Vista e etc, mas vejo uma apelação visual para chamar usuários como o windows faz e pouca melhora ao acesso do usuário ao sistema pelos iniciantes. Mas algo que o Windows fez e que o Ubuntu poderia fazer para chamar usuários iniciantes seria acabar com o uso do terminal e o acesso ao sistema ser somente GUI. Decorar aqueles comandos como se fazia no MS-DOS é a pior coisa pra quem quer simplesmente usar o sistema como um meio e não um fim (exemplo de tópico: Eu não quero saber como o Ubuntu fuciona - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24472.0.html). Tentei instalar 3 softs (grass gis; quantum gis e saga gis) que não estão na lista e sofri pacas pra um iniciante que acabou de conhecer e instalar o Ubuntu e só consegui instalar e usar dois deles (pelo terminal). Ter que instalar via linha de comando e adicionar as urls foi terrível. Se o Ubuntu é desenvolvido para um usuário realmente final, sugiro fazer mais aplicações GUI para abandonar o uso do terminal, como o Windows fez com o MS-DOS (mesmo com os resquícios que sobraram, mas ninguém é obrigado a utilizá-lo pra instalar um programa de terceiros, por exemplo). Essa foi minha primeira impressão com o Ubuntu, mas vou continuar a testar...
Valeu pela paciência!

"sofreu pacas ??"

Só abra o synaptic, e procure por grass.... faça o mesmo para o qgis.

ja o gvSIG, baixe a versão Linux direto do site, e tem as instruções de instalação (barbada).

E evite o uso do SAGA, pois o gvSIG com o módulo sextante agregou as funcionalidades dele.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2008, 01:29 »
 Mas pensem bem: o que é mais chato?
a)
  • LÍ E ACEITO O CONTRATO > [NEXT] > [NEXT] > [NEXT] etc...

b) (clique duplo num .deb) > (senha)
c)
  • o programa desejado no synaptic

d) no terminal: sudo apt-get install nomedoprograma
 Gosto não se discute, é verdade, mas eu acho a opção D a melhor, e a opção A de longe a mais insuportável.  Mais chato que isso só a maneira "slack" de se instalar algo, mas somente porque assim não é possível resolver dependências automaticamente. Mas essa coisa de compilar, ou a colocação manual de pastas e binários é cada vez mais rara. As opções C e D dependem basicamente de atualizar repositórios, e fazer algo como melhorar o sources.list é uma coisa que se faz praticamente uma vez na vida, e ainda por cima é só dar um CTRL+C no tópico sobre isso aqui do fórum. Um gerenciador de pacotes que resolve dependências é mil vezes mais seguro que ter que colar no C:\windows uma DLL de procedência duvidosa por causa do VB (e eu já ví sites dedicados a espalhar pragas por DDLs falsas).
 Enfim, que aquela cosiade compilar é chata, isso é, mas tudo o que eu menos quero no mundo é que nesse aspecto o Linux fique igual ao Windows. Aliás, a culpa de o Linux ainda ser meio difícil as vezes é dos fabricantes de hardware que fingem que o Linux não existe. Afinal, qual é o grande problema em matéria de experiência de desktop que faz do Ubuntu mais difícil que o Windows? Eu não vejo nenhuma!


Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2008, 08:49 »
Otacon,

Concordo plenamente com o que vc disse com relação a instalação.

Mas para as empresas fabricantes de Hardware utilizarem o Linux o próprio Linux terá que ter mais participação no mercado e para ter mais participação no mercado tem que ter o apoio dos fabricantes de hardware, parece efeito Tostines, mas essa cadeia viciosa tem que ser quebrada, como fazer isso é que as distribuições não sabem ou estão tendo dificuldade de encontrar o caminho.

Mas penso que uma maneira de fazer isso é através da pressão dos usuários, e como fazemos para ter mais usuários? Ou manter os que estão experimentando?

Temos muitas vantagens, mas também temos muitas desvantagens.

Já escutei um monte de pessoas reclamando do Vista, é o mesmo Windows, e o pessoal mesmo assim anda odiando o mesmo, as mudanças são dificeis de aceitar, o medo de ter que aprender "tudo de novo" é grande.

Então continuaremos conquistando e perdendo usuários mas aos poucos se tornando mais reconhecidos, gostaria que isso não demorasse tanto.
 

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2008, 01:20 »
Citar
Já escutei um monte de pessoas reclamando do Vista, é o mesmo Windows, e o pessoal mesmo assim anda odiando o mesmo, as mudanças são dificeis de aceitar, o medo de ter que aprender "tudo de novo" é grande.
Isso me lembra que quase 3% dos PCs vendidos no Reino Unido vieram com Linux pré-instalado. Culpa, sabe de quem? Do Vista (andam lendo o Ubuntu Fridge?) ;D  Parece que o Vista está fazendo o Linux crescer bastante. 
 Mas eu ainda acho que isso de as empresas de Hardware não utilizarem Linux não justifica. Voce deve estar certo quanto a isso, mas não justifica para eles. Ué, fabricantes de hardware não são uma vanguarda, afinal? Não são cientistas que praticamente desenham o caminho de cada elétron ao longo do circuito? Por que logo eles teriam medo do Linux? Para mim eles têm é preguiça, isso sim...


Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Ubuntu virando windows?
« Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2008, 22:28 »
"sofreu pacas ??"

Só abra o synaptic, e procure por grass.... faça o mesmo para o qgis.

ja o gvSIG, baixe a versão Linux direto do site, e tem as instruções de instalação (barbada).

E evite o uso do SAGA, pois o gvSIG com o módulo sextante agregou as funcionalidades dele.

Carlos

Visite o Blog http://geoparalinux.wordpress.com que lá tem algumas dicas que podem minimizar este sofrimento.