Sim, já aconteceu, e eu obtive muitas respostas ultimamente. Estou na 3ª instalação do Ubuntu em 4 meses, por opção e não realmente por necessidade. Por outro lado, o meu XP eu vou ter que formatar em breve por necessidade, e não por opção. Mas Vou deixar as comparações com Redmond de lado, pois isso reflete falta de argumentos (vamos inventar a Lei de Godwin do GNU: Regra das analogias microsoftistas - o debate está se prolongando demais quando surgem as comparações com Windows.)
Então, para deixar meu sistema redondo, tem sido questão de escolhas pra mim. Sobre aplicativos, eu passei pelo Kubuntu, e assim pude conhecer alguns ótimos aplicativos do KDE que superam seus análogos em GTK. Então, não insisto mais com Brasero e Deluge, por exemplo. É melhor fazer o K3B e o KTorrent rodarem no Gnome, a perda de desempenho é insignificante. Para discar, o KPPP é mil vezes melhor que o Gnome PPP, e estando com ele sempre aberto, por causa do DCOP eu ganho tempo na abertura do MPlayer, e este é tão bom que o Totem torna-se inútil. O Konverter também faz um bom trabalho. Por outro lado, existem aplicativos realmente ruins do KDE. O Rosegarden é bom, mas só para MIDI, e para gravação de áudio eu uso o Ardour GTK2. O Kafeine então, chega a ser pior que o Totem. E o Kopete também é estranho, o Pidgin mesmo rodando KDE é bem melhor. Claro que tudo isso é a minha opinião, e como eu estou bem satisfeito com esses aplicativos, já são minhas escolhas definitivas.
Sobre essa de codecs, o negócio é não deixar o Ubuntu fazer o serviço sozinho. Vá ao terminal e use os comandos apt-get para limpar a sujeira e pedir pessoalmente a instalação do W32codecs. Este resolve 80% dos problemas com codecs. O negócio é utilizar um bom tutorial como esse
http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/ para se orientar sobre os pacotes certos para suas necessidades.