Sabe....eu não sou um entusiasta do Console...tem gente que ama, deve ter sonhos com aquela tela preta, mas eu não........eu opto pela praticidade........
prefiro dar 3 cliques a escrever uma frase.......
Só uso pro essencial, de vez em qdo uns apt-get e outros comandos mais comuns ...
To vendo que pra configurar qualquer coisa, pelo menos o Openbox, vai usar
muito o terminal ou editar aqueles arquivos usando gedit, vai precisar de mta paciência e tempo......
Tava vendo um tutorial de Openbox (
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35539.0.html )....assim como costumam ser os tutoriais, teoricamente é só fazer "copiar e colar" em tudo q td vai dar certo e vc vai gostar....
Mas a questão é....e se vc quiser alterar alguma coisa? instalar um programa diferente, acertar tal configuração, personalizar do jeito que é melhor para vc....aí vc tá ferrado, pq não vai ser uma coisa intuitiva e como copiou e colou as coisas, vc vai ter que "começar do zero" e aprender tudo.....e gastar vários minutos, talvez horas para fazer coisas que são muito mais simples de se fazer, por exemplo, no Gnome, que com meia dúzia de cliques vc resolve quase tudo.
O que custava eles fazerem as coisas um pouco mais simples ? Tenho impressão que todos os *box seguem essa linha de vc ir construindo tudo do jeito que vc quiser.......legal, o problema é que uma vez feito tudo isso, ter tido todo o trabalho de ir lá configurar, achar os programas, passar horas acertando as coisas......depois de umas semanas vc resolver dar uma mexida geral, ou dar fazer umas alterações corriqueiras pq enjoou de tal coisa.....vc vai ter que gastar mais tempo, mais google, mais tutoriais, mais fórum, e mais paciência...
Volto a perguntar......O que custava eles fazerem as coisas um pouco mais simples ?
Mas agora me veio na cabeça que a intenção talvez seja essa mesma, complicar as coisas pra restringir o número de usuários do sistema, afinal parece que a natureza humana tem esse dom, de complicar tudo.