Autor Tópico: Instalar Programas -> Autopackages  (Lida 5762 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Instalar Programas -> Autopackages
« Online: 04 de MAR?O de 2006, 02:21 »
Ainda não vi falando sobre essa maravilha aki, por isso, na minha condição de noob eu resolvi colaborar

Autopakages consiste em um novo jeito muito supimpa de instalar programas. São pacotes executáveis que instalam tudo automaticamente com 2 cliques (bem parecido com instalação de programas no windows) independente da distro.

São poucos os pacotes já disponibilizados pelo site oficial, mas pelomenos são os pacotes bastante famosos e utilizados pela galera (firefox 1.5, Gaim-vv, etc)

aki vai o site oficial: http://autopackage.org/downloads.html

Para utilizar é só dar a permissão de execução para o arquivo.

MODO MAIS FÁCIL DE FAZER ISSO:
É só abrir o nautilus como root (no terminal):

Código: [Selecionar]
sudo nautilus

Ir até a pasta onde está o arquivo, clicar com o botão direito nele
Na aba permissões, marcar Executável e depois dar 2 cliques no arquivo

Na primeira vez q vc utiliza, ele vai, antes de tudo, instalar uma interface gráfica
Logo após vem a instalação do programa...

A partir daí fica criado um atalho no menu: Aplicações -> Ferramentas de Sistema -> Manage 3rd party software para fácil desinstalação dos programas q foram instalados por esse método.

Dica: Iniciante, não seja um instalador cego. Vá lendo as informações que aparecem na tela... Algumas vezes pode aparecer a mensagem de que falta uma biblioteca (libs), por exemplo. Aí você vai no synaptic, instala a biblioteca que está faltando e repete o processo.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Instalar Programas -> Autopackages
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2006, 10:04 »
Eu uso o autopackage mas somente para um pacote que é o inkscape (que eu uso o snapshot)
http://inkscape.modevia.com/ap/?M=D
 o resto dos pacotes disponibilizados no site dele são facilmente encontrados para sua distro talvez por isto
ele não seja muito divulgado.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Instalar Programas -> Autopackages
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2006, 11:00 »
Estes programas tipo automatix, autopakages, umclique, klik. Eles tem algumas coisas em comum, sua instalação é muito fácil, mas desorganiza um pouco o SO . Não é comum termos um programa em português e ao instalarmos o que seria um update, aparece o programa totalmente em inglês. Também não é raro ficarmos com o mesmo programa com 2  versões diferentes instalados!
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Ivan Finzer

  • Visitante
Instalar Programas -> Autopackages
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2006, 21:19 »
po.. valeu ae

pra mim que tou começando foi de grande ajuda!

 :D

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Instalar Programas -> Autopakages
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2006, 14:59 »
Citação de: "carlosfrancoba"
A partir daí fica criado um atalho no menu: Aplicações -> Ferramentas de Sistema -> Manage 3rd party software para fácil desinstalação dos programas q foram instalados por esse método.


Usei-o para instalar o Firefox 1.5, mas não deu certo. Acho que errei em não ter desinstalado o 1.0.7 primeiro  :? , e agora os ícones do 1.0.7 não funcionam nem acho o 1.5. Além disso, no meu Manager... não há o Ff 1.5, mas apenas o Autopackage Software Installer.

Como desinstalo o 1.5 para fazer tudo de novo?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |