aleksandre infelizmente para azar meu, um dia antes de chegar o CD do Ubuntu 6.06 Dapper o meu PC queimou a palca-mãe, o processador e a memória e fiquei sem PC por um bom tempo. Como o preço para se trocar as peças já comentadas ficariam muito próximas do valor de um novo PC e como o resto que seria aproveitado do meu PC antigo já tinham mais de 4 anos de uso inclusive o Monitor, por exemplo, tinha passado por um conserto recentemente, resolvi partir para um novo PC, porém o meu calvário começou aí pq o LiveCD do Ununtu 6.06 Dapper teima em travar no boot, ou seja, quando aparece aquela parte para para escolher as opções de boot eu simplesmente teclo ENTER escolhendo a padrão, como nas outras versões, e quando chega naquela tela que aparecem os textos em laranja com os Ok o sistema trava em:
loading drivers ....................................ok
mounting root file system....................
e não sai mais disto ficando congelado a tela, sendo preciso desligar o PC no botão liga/desliga.
Pensei se tratar de algum parâmetro de inicialização tipo: linux apm=off acpi=off e etc, mas ao usar o LiveCD do Ubuntu 5.10 e fazer o mesmo procedimento, ou seja, teclar ENTER para escolher a opção de boot padrão ele abre normalmente e detecta todo o meu hardware sem problemas, então descartei esta hipótese e fiquei com a impressão de se tratar de algum bug no processo de detecção do hardware desta nova versão. Um detalhe é que com o kurumin 6 também trava o LiveCD dele. Só o Ubuntu 5.10 e o Kurumin 5 é que tudo ocorre normalmente que são versões que possuem o kernels de versões 2.6.12.x e 2.6.11.x respectivamente e as versões mais novas destas distros possuem os kernels de versões 2.6.15.x e 2.6.14.x respectivamente. Talvez seja algum tipo de bug para o meu tipo de hardware e o udev, por exemplo, nestas novas versões linux.
Por isso estou fora do mundo linux por enquanto até resolver este tipo de problema que tenho no momento e não posso fazer o pacote para o Dapper.
tupa o motivo de seu modem não funcionar mais depois de uma atualização, principalmente no Ubuntu, é que em algumas atualizações o kernel é mudado e como o pacote ou driver que vc compila só serve para aquele kernel específico e não para outros o modem deixa de funcionar, mas o que vc tem de fazer após atualizar o kernel é entrar no ubuntu por ele e apenas instalar novamente, como root, o pacote sotmodems-smartlink.deb (dpkg -i --force-all softmodems-smartlink.deb) sem precisar instalar todo o resto. Agora chamo a atenção que às vezes estas atualizações só instalam o novo kernel e esquecem de instalar o linux-headers deste novo kernel, então sugiro que vc verifique isso e caso ele só instale o novo kernel, vc pode abrir o synaptic ou usar o apt-get para instalar o novo linux-headers de mesma versão do kernel novo, isto é claro antes de vc reiniciar o sistema depois que instalou o kernel novo.
Vc tem sempre que atualizar o par linux-kernel-xx.yy.zz e linux-headers-xx.yy.zz e só depois reiniciar o sistema entrando neste novo kernel e só aí, como root, rodar novamente o pacote debian que fiz chamado de softmodems-smartlink.deb para recompilar o driver do modem para o novo kernel e depois reiniciar o sistema para ver se o modem funciona novamente.
Há talvez vc tenha que instalar novamente o sl-modem-daemon (se é que o nome é esse mesmo), pois me parece que no dapper vcs instalaram outro e não usaram o que coloquei no pacote softmodems-smartlink.deb, por favor verifique isso também. Em todo caso é só instalar o meu pacote softmodems-samrtlink.deb e depois o sl-modem-daemon.deb (seja lá qual for o nome correto dele) que vc pegou da net ok.
Por fim obrigado pelos elogios de vcs e saibam que fico satisfeito em saber que os pacotes que fiz ajudaram mais alguém além de mim, pois sei o quanto é fundamental uma ajuda de quem já sabe um pouquinho a mais que nós quando se está iniciando e precisando de uns toques afinal de contas a comunidade linux é para isso mesmo, ou seja, ajuda mútua entre seus participantes.
Bom, como relatado aqui, agora sou eu quem precisa de ajuda para pôr o Ubuntu 6.06 neste novo PC . :-)
Será que vou ter de esperar por uma nova versão do Ubuntu daqui à 6 meses ou mais?
Nossa como navegar na internet pelo Windows, que obrigatoriamente tem de ter firewall+antivirus, é lento!!!!
Ô saudades do Linux.