Olá a todos,
recentemente, a Dell começou a oferecer no Brasil o
Inspiron Mini 9então, fui correndo no site e pude constatar que:
1- Não vendem com Ubuntu;
2- Não vendem sem SO (isso não pude confirmar);
3- Não há previsão de venderem com Ubuntu;
Diferentemente, infelizmente, do que é ofertado nos EUA:
Inspiron Ubuntu Mini 9 Fui no telechat, e lá a atendente
Denise Souza foi muito solícita e respondeu as dúvidas da melhor forma que pôde, todavia, deu para perceber que era preciso uma iniciativa de fora - da comunidade -, para convencerem os que detém o poder de decisão a [adotarem] oferecerem o Ubuntu como opção.
Desta forma, como sabemos que empresas precisam de um "incentivo" [leia-se lucro à vista], e como é interesse da Comunidade Ubuntu Brasil, por que não iniciamos (desculpem-me se já tem uma assim) uma campanha:
"Dell, eu quero Ubuntu!"O email da atendente Denise está ae para uma campanha massiva de msg, identificando-se como potencial comprador do netbook com Ubuntu, só que enviar email - apenas - para ela não vai resolver.
Precisamos entrar em contato com alguém com poder de decisão dentro da Dell, mostrar a força de um potencial mercado consumidor, por isso minha sugestão é:
enviem também para o sr.
Daniel Vargas, gerente de marteking, se não me engano, pessoa capaz de analisar uma demanda de mercado e viabilizar um possível atendimento a essa demanda.
Por que gastar tempo em uma campanha dessas? Entre outros motivos, posso citar:
1- a Dell tem reputação de fazer as coisas bem feitas, tanto que os PC's com Ubuntu nos EUA vão bem, obrigado;
2- não há, até agora, uma empresa no Brasil com um Linux bem configurado e estável, deixando um mercado órfão de [boas] opções;
3- talvez a Dell não olhe para essa iniciativa, sim é possível, mas, se houver uma grande adesão, outra empresa com visão correrá para atender essa demanda, ou seja, a iniciativa pode dar frutos, de um modo ou de outro.
Logo, de que modo ficará patente que uma empresa pode entender que investir em um note/netbook com Ubuntu será vantajoso, economicamente falando, já que os emails serão direcionados apenas à Dell?
Simples, meu caro
Watson:
quem for enviar o email pode postar aqui, neste tópico, uma msg dizendo que enviou o email querendo Ubuntu, colocando seu nome/nick e UF (estado) para dar mais peso, mostrando que há, de fato, uma demanda reprimida por note/netbooks decentes com linux bem configurado (de preferência Ubuntu =o).
Posto abaixo uma
sugestão de msg à Dell, nos emails informados:
"[Cidade], data tal de 2009.
Caro sr. Daniel Vargas,
Gerente da conceituada empresa Dell,
Entro formalmente em contato com o intuito de solicitar a disponibilização, à semelhança do que ocorre nos EUA, de notebooks e netbooks Dell com o sistema operacional Linux/Ubuntu já instalado e pré-configurado, colocando-me como potencial comprador caso tal solução seja implementada.
Deixo, inclusive, meu contato para uma possível pré-venda e posterior confirmação de compra.
Atenciosamente,
[seu nome]"
Ideia liberada sobre licença CC.
Wallace.