Autor Tópico: Privilégios limitados?  (Lida 2986 vezes)

Offline ZROBERTO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Privilégios limitados?
« Online: 08 de Abril de 2009, 16:33 »
 ???
Olá, pessoal.
Quando eu instalei o Ubuntu na minha máquina, criei uma conta com meu nome, conta essa que tem privilégios de administrador do sistema. Além dessa conta, há a conta root. Apesar de ter acesso às configurações do usuário root, em usuários e grupos, eu não consigo me logar no sistema como root, mesmo eu tendo criado uma senha para ele (em usuários e grupos). Também não consigo acessar determinadas pastas. Também Instalei o Plone, mas não consigo acessá-lo em minha máquina. Já até fiz um tópico sobre isso,mas tem uma coisa que vai além disso: o Ubuntu criou um usuário Plone. Eu não consigo acessar algumas pastas que estão no diretório de instalação do Plone, mesmo tendo acesso ao usuário Plone (também em usuários e grupos). Talvez seja por problemas desse tipo que eu não consigo acesso ao Plone, mesmo digitando o endereço corretamente no browser, seja na porta 8080 ou 8081, coisa que eu conseguia quando eu usava o Kurumin. Se eu tenho privilégios de administrador do sistema, por que eu não consigo me logar como root e por que eu não consigo acesso à algumas pastas do Plone? No Kurumin, havia a possibilidade de acessar o Centro de Controle ou o Meu computador ou outro lugar que não me lembro já como root, através de uma opção no menu de aplicações. Eu só sei que, no Ubuntu eu posso acessar o root usando, no Shell, o comando su. Mas, fora isso, não sei outra forma de ter acesso como root.Eu  achei que podia fazer isso normalmente. Achei que, com minha conta, já teria privilégios para acessar quaisquer pastas. Alguém pode me dar uma ajuda?
Obrigado.

Offline ZROBERTO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Privilégios limitados?
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2009, 14:01 »
Ninguém?
Será que eu disse algo absurdo, coisa assim?
Sou iniciante no Linux, se alguém puder dar uma ajuda, eu agradeço.

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Privilégios limitados?
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2009, 14:28 »
faz tempo que eu não faço isso, por que não vejo necessidades, mas voce pode chamar o nautilus com o sudo é so ir em executar comando "alt f2" e digitar "sudo nautilus" voce entra e sai de qualquer diretorio se voce for cuidadoso e souber o que esta fazendo vai em frente.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Privilégios limitados?
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2009, 14:35 »
O usuário root no ubuntu pelo que sei, acessa apenas pelo terminal ou em modo de texto digitando sudo su ou algo do tipo, você pode navegar utilizando o Nautilus, abrindo também pelo sudo nautilus, apenas texto.
Sobre o plone, creio que você pode ter colocado ele apenas para o usuário root acessar. Acho que colocando o botão direito em cima do pacote de instalação (se for .deb, tar.gz ou outros) ir em permissões e mudar tudopara seu usuáro ler e excluir.

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Privilégios limitados?
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2009, 22:31 »
experimente criar a senha de root


sudo passwd

dps fça o login

su
esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Privilégios limitados?
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2009, 22:56 »
experimente criar a senha de root


sudo passwd

dps fça o login

su

Lamento discordar, mas eu não o faria. A segurança do Linux está exatamente no fato de a conta do root não ser ativada automaticamente, o que acontece no W$ e abre a porta para as invasões. Sou partidário de usar o 'sudo' quando necessário, mas não vejo razão para ativar a senha de root.  Nunca o fiz nas máquinas que gerencio, tenho todo o acesso que necessito e jamais tive problemas. Se alguém tentar acessar uma máquina minha como root, não terá senha para isso...

VB5


VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Privilégios limitados?
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2009, 22:57 »
VB5 foi mal, você foi rápido no gatilho... hehehe...



experimente criar a senha de root


sudo passwd

dps fça o login

su

Criar a senha de root pra que?

Uso ubuntu desde a versão 5.10 sem precisar do root.

Use o sudo antes de comandos que precisam de direitos administrativos no ambiente caracter (ou terminal), e o gksudo no ambiente gráfico.

Para tirar mais dúvidas leia: O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar.

A sim, apenas usuários pertencentes ao grupo admin (como aquele criado na instalação) podem usar o sudo/gksudo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lucianobass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Privilégios limitados?
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2009, 20:35 »
ZROBERTO,

Se fosse você amigo, sempre usaria o comando "sudo" por medida de segurança como bem detalhado pelas respostas dos amigos.
Assim você sempre terá seu sistema bem seguro!!! ;)
Um abraço!!!
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)