Autor Tópico: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!  (Lida 11398 vezes)

Offline andremedeiross

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Online: 08 de Maio de 2009, 01:01 »
ai galera pesquisei, aqui no forum mas so achei respostas de alguem que estava usando o ubuntu 9.04 alpha e ia voltar para o 8.10

o meu estava com o 8.10, atualizei para 9.04 release e o layoute do teclado estava ok, porem hoje resolvi formatar e instalar do zero pois não ficou bom apenas com a atualização, e ainda eu estava precisando de mais espaço no hd pois eu tinha uma partição windows enorme q eu ja não usava a anos,

ranquei logo o windows e deixei tudo para o ubuntu, mas tive este problema o layoute do teclado até tem a especificação Thinkpad R60, T60, T61, R61, mas não é o mesmo que eu usava no ubuntu 8.10 pois na propria imagem do teclado mostra a tecla control ao lado direito, porem no lugar do ctrl-direito é / e ?

estou ficando doido de tanto ter que ficar digitando Alt-Gr + Q para dar / e Alt-Gr + W para dar ?

como posso pegar o modelo de teclado do ubuntu 8.10 e colocar de volta uma vez que quando atualizei para o 9.04 não tive o mesmo problema

meu notebook é um Thinkpad lenovo R61

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2009, 23:01 »
Citar
oh, 36 ja olharam e ninguém respondeu?Hein?Hein??

Provavelmente porque você não especificou que computador está usando, nem o tipo de teclado ( US-Intenational, ABNT2...), nem a disposição que está usando... Fica difícl adivinhar.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline andremedeiross

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2009, 10:39 »
desculpe por não ser claro mas, se der uma olhada eu escrevi no começo do post que a disposição está ibm thinkpad R60 T60 T61 R61 brasil = ou seja ABNT2 para thinkpad

é um modelo próprio para o notebook

escolhi a disposição pelo fabricante>ibm>e o modelo especificado

no ubuntu 8.10, esta disposição a / estava normal, ja no 9.04 a disposição da / não está no local certo
é como se minha / virasse o Ctrl da direita

ja ouvi falar q tem como alterar a disposição das teclas na unha, como q faço isso

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2009, 23:07 »
desculpe por não ser claro mas, se der uma olhada eu escrevi no começo do post que a disposição está ibm thinkpad R60 T60 T61 R61 brasil = ou seja ABNT2 para thinkpad

é um modelo próprio para o notebook

Eu é que me desculpo, mas não uso note e por isso a descrição ficou confusa para mim...

Citar
ja ouvi falar q tem como alterar a disposição das teclas na unha, como q faço isso

Não saberia dizer, mas sugiro que primeiro descubra onde a / está ( p. ex., está em : ?); isso pode lhe dar uma pista para escolher outro tipo de teclado que funcione sem precisar reprogramar as teclas.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline andremedeiross

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2009, 09:29 »
tenho certeza que não tem outra disposição, quando eu estava com o ubuntu 8.04 e 8.10, tive o problema, e descobri que a lenovo que inventa teclado diferente, então me instruiram para trocar a disposição do teclado para ibm thinkpad, porém no Jaunty a mesma disposição não funciona

o meu notebook só tem Ctrl esquerdo e no lugar do Ctrl Direito é a "/" e "?"

a disposição das teclas inferiores são

"Fn" - "Ctrl" - "Janela" - "Alt" - "Barra de Espaço" - "Alt Gr" - "Menu" - "/ e ?" - "Setas Direcionais e Avançar e Voltar Páginas"
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 09:33 por andremedeiross »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2009, 16:12 »
Meus amigos, também estou com problemas no teclado. estou com um ABNT2 e não consigo fazer os símbolos de "primeiro" e "primeira" aparecerem após o número.
No"outro" SO usava as teclas Alt+167 e Alt+166, respectivamente.
Alguma sugestão?
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline ricarribe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2009, 00:47 »
Eu estava com o mesmo problema relacionado à tecla "Alt Gr". A configuração que estava em uso era:

Sistema>Preferências>Teclado>Disposições

Modelo de teclado: ABNT2
Disposição: Brasil
A oção "Disposição separada para cada janela" estava marcada.

Eu consegui resolver o problema da seguinte forma: alterei o modelo de teclado para a opção correspondente ao meu notebook ("Acer Laptop") e desmarquei a caixa "Disposição separada para cada janela".

Offline smylle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2009, 00:58 »
cara vlw pelas dicas aew me foi muito util
=D
agradeço

Offline le_brito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:24 »
Pessoal,

Consegui esta informação com um amigo que teve o mesmo problema com o teclado no notebook Lenovo R61i.

A solução foi configurar o teclado da seguinte maneira:

System -> Preferences -> Keyboard -> Layouts

Keyboard Model: IBM ThinkPad 560Z/600/600E/A22E
Layout: Brazil Dvorak

Desde então, / e ? funcionam corretamente sem a necessidade de utilizar o "AltGr".

Abs,

Leandro

Offline Eduardo_60

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ubuntu 9.04 com problema no layoute do teclado!
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2010, 11:59 »
Pessoal,

Consegui esta informação com um amigo que teve o mesmo problema com o teclado no notebook Lenovo R61i.

A solução foi configurar o teclado da seguinte maneira:

System -> Preferences -> Keyboard -> Layouts

Keyboard Model: IBM ThinkPad 560Z/600/600E/A22E
Layout: Brazil Dvorak

Desde então, / e ? funcionam corretamente sem a necessidade de utilizar o "AltGr".

Abs,

Leandro

Valeu Leandro muito util, a muito tempo espero acertar o meu teclado e com a sua ajuda consegui, muito obrigado.