Autor Tópico: Vulnerabilidade do Linux  (Lida 1680 vezes)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Vulnerabilidade do Linux
« Online: 11 de Maio de 2009, 11:56 »
Ola todos.
O linux como é conhecido dificilmente sofre problemas com vírus ou outras ameaças correlatas.
Entretanto, ao meu ver o sistema é altamente vulnerável no seguinte ponto:
- nos repositórios não oficiais em que fazemos instalação de sistemas, e também nos arquivos deb, alguém pode:   
  - colocar códigos mal intencionados, cujo programa ao ser instalado  pode inutilizar o sistema instalado, ou fazer outros papéis tipo spyware;
  - erros involuntários nos pacotes podem ocasionar sérios problemas no sistema.

Estou tendo um sério problema com o synaptic/aptitude, que esta relacionado com o java.
Os repositórios do Java estão com erros que podem danificar todo o sistema, pois sua instalação pode criar um loop perpetuo de erros, de onde não se sai, deixando o sistema imprestável.
Simplesmente não dá para instalar/desinstalar e usar qualquer código terminal relativos ao apt, dpkg que o sistema trava.
Não sou muito experiente em linux para afirmar de verdade que o sistema é falho.
Mas me parece ser um falha grave.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Vulnerabilidade do Linux
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2009, 12:27 »
Eu tbm acho(quer dizer que não sei se é verdade) que o linux tbm tenha muitas falhas de segurança, todo sistema tem.
Se o linux desktop começar a ser usado por mais usuários nos próximos anos a um nível que dê lucro para Bandidos teremos sérios problemas.
Tenho muito medo de esta infectado por um vírus e nem saber que ele esta no meu pc fazendo alguma coisa,
é difícil tomar uma posição só tendo 1 anos de linux.

Mas sobre o que o amigo falou a cima já li que ao invés dos programas usarem os mesmo pacotes poderiam  fazer instalações independentes, para que se houver algum erro ou problema nê alguma dependência o sistema não fica comprometido.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Vulnerabilidade do Linux
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2009, 17:48 »
Ola todos.
O linux como é conhecido dificilmente sofre problemas com vírus ou outras ameaças correlatas.
Entretanto, ao meu ver o sistema é altamente vulnerável no seguinte ponto:
- nos repositórios não oficiais em que fazemos instalação de sistemas, e também nos arquivos deb, alguém pode:   
  - colocar códigos mal intencionados, cujo programa ao ser instalado  pode inutilizar o sistema instalado, ou fazer outros papéis tipo spyware;
  - erros involuntários nos pacotes podem ocasionar sérios problemas no sistema.

Estou tendo um sério problema com o synaptic/aptitude, que esta relacionado com o java.
Os repositórios do Java estão com erros que podem danificar todo o sistema, pois sua instalação pode criar um loop perpetuo de erros, de onde não se sai, deixando o sistema imprestável.
Simplesmente não dá para instalar/desinstalar e usar qualquer código terminal relativos ao apt, dpkg que o sistema trava.
Não sou muito experiente em linux para afirmar de verdade que o sistema é falho.
Mas me parece ser um falha grave.
Por isso que recomenda-se MUITO CUIDADO na hora de adicionar novas entradas no repositório...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Vulnerabilidade do Linux
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2009, 18:23 »
Concordo com o bred81.

Nenhum sistema é imune ao usuário, então se você for colocar um repositório desconhecido, ou instalar um pacote vindo de algum lugar duvidoso a culpa não é do Ubuntu, assim como quando você instala algo duvidoso no windows.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!