dois pequenos problemas:
Instalei a versao alfa 6 e estou com dois problemas:
Um é relativo a confirugação do Grub2, depois de uma pesquisa no google percebi que o arquivo de cofiguração mudou, não é mais o "menu.list" e sim o grub.cfg (salvo engano). Tentei confiturar este arquivo, com os parametros que sou acostumado a usar, (tempo antes do boot, distro padrão etc), aparece a mensagem: "Não foi possivel salvar" - voce está tentando salvar um arquivo em disco somente de leitura, por favor verifique se voce digitou a localização corretamente e tente de novo" - Isso acontece mesmo eu tendo aberto o arquivo como root.
Dois - O segundo problema é relativo a resolução do monitor. Eu utilizo uma placa nvidia Geforce 7600, já reconhecida e instalada pelogerenciador de drivers. Mas no utilitario de configuração da nvidia (nvidia-setting) não consta a resolução que eu costumo usar. (1280x720). Abri o arquivo xorg.conf, mas lá não consta resolução nenhuma?
Alguem pode me ajudar?
Eu também tive o mesmo problema no Ubuntu 9.1, pesquisei pela comunidade e vi que muitas pessoas também estavam esse problema. Fui pesquisando, pegando uma informação alí e outra aqui, até conseguir solucionar o problema da resolução dos monitores, que era ocasionado pela instalação do driver da nvidia. Onde a configuração do vídeo, ao ser instalado o driver, ficava limitado a algumas resoluções que não correspondiam à desejada pelos usuários.
Então eu um passo-a-passo para tentar facilitar a vida de mais algumas pessoas. Aí está:
1. O primeiro passo consiste em instalar o driver da placa de vídeo. Para isso utilize o
"drivers de hardware":
Sistema ==> administração ==> drivers de hardware
2. O segundo esta pautado na criação do arquivo de configuração xorg.conf, pois nesta versão
esse aquivo não é criado automaticamente. Para essa tarefa chamamos o nvidia-xconfig com o seguinte comando:
sudo nvidia-xconfig
3. E o terceiro na edição do xorg.conf segundo o modelo de seu monitor. Para isso tenha em mãos a
frequência de vídeo(dotrase), de varredura horizontal, e vertical do respectivo monitor. Você
poderá encontrá-las através do suporte ou site do fabricante. Agora é só digitar no terminal:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Encontre essa parte do xorg.conf(os valores que estão abaixo apresentam alguma diferença, mas servem
plenamente de modelo):
Section "Monitor"
Identifier "Monitor0"
VendorName "Philips"
ModelName "105s6"
HorizSync 30.0 - 54.0
VertRefresh 50.0 - 120.0
Option "DPMS"
EndSection
Substitua os valores encontrados em HorizSync e VertRefresh pelas frequências horizontais e verticais, respectivamente,
do seu monitor. Mantenha os pontos seguidos da frequência. Salve o arquivo e reinicie o computador.
4. A terceira etapa vem só para que as configurações sejam mantidas. Agora, depois de reiniciado o gnome, vá em "vídeo":
sistema ==> preferências ==> vídeo
A seguinte mensagem será exibida:
"Parece que o drive de vídeo não suporta a extensão
para usar essa ferramenta. Você quer usar o drive
de vídeo do fabricante no lugar?"
Clique em "Não". Agora é só colocar a resolução desejada e a frequência de vídeo do seu monitor. E nunca clique
em "Detectar Monitores".
Obs.: se seu monitor não suporta a resolução que você escolheu a tela ficará preta. Não se preocupe, é só
apertar o "enter" antes de 30s que a resolução antiga voltará.
Nota: para aqueles que tiveram algum problema com a segunta etapa ao utilizar o nvidia-xconfig, basta você mesmo criar
o xorg.conf e seguir adiante nas etapas. O modelo do xorg está aqui, é só coloca-lo na pasta /etc/X11:
# nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
# nvidia-xconfig: version 1.0 (buildmeister@builder63) Thu Jun 25 18:57:07 PDT 2009
Section "ServerLayout"
Identifier "Layout0"
Screen 0 "Screen0"
InputDevice "Keyboard0" "CoreKeyboard"
InputDevice "Mouse0" "CorePointer"
EndSection
Section "Files"
EndSection
Section "InputDevice"
# generated from default
Identifier "Mouse0"
Driver "mouse"
Option "Protocol" "auto"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Emulate3Buttons" "no"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection
Section "InputDevice"
# generated from default
Identifier "Keyboard0"
Driver "kbd"
EndSection
Section "Monitor"
Identifier "Monitor0"
VendorName "Philips"
ModelName "105s6"
HorizSync 30.0 - 54.0
VertRefresh 50.0 - 120.0
Option "DPMS"
EndSection
Section "Device"
Identifier "Device0"
Driver "nvidia"
VendorName "NVIDIA Corporation"
EndSection
Section "Screen"
Identifier "Screen0"
Device "Device0"
Monitor "Monitor0"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1600x1200" "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
Espero que isso ajude a todos que estão com esse problema.