Autor Tópico: Dual Boot [Ajuda] --> [Resolvido]  (Lida 5160 vezes)

Offline Emanuel Felipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Dual Boot [Ajuda] --> [Resolvido]
« Online: 12 de Abril de 2006, 17:04 »
Bom, tenho aqui dois HDs: um ATA de 20GB e um SATA de 80GB.
O de 80 é a raiz "/" do meu ubuntu e o de 20 é montado em "/media/hda5", ambos com sistema de arquivos ext3.

Fiquei muito satisfeito com o ubuntu para uso pessoal, porem ficou um "buraco" quanto a 2 itens: jogos e adobe site.

Portanto pretendo instalar o XP no hd de 20. Considerando a atual situação, como devo proceder? será preciso reinstalar o ubuntu depois de instalar o xp? Posteriormente como faço para um sistema acessar o outro (ou pelo menos o ubuntu acessar o xp com permissão total)? Terei problemas com o grub? E por último: FAT32 ou NTFS para o XP?

Desculpe tantas perguntas...  :roll: mas obrigado pela atenção...


[EDIT]

Esqueçam, já vi que ninguém sabe exatamente como me ajudar, e já encontrei outra solução... Obrigado mesmo assim.

Meu HD de 20GB será formatado em FAT32, de modo que possa ser acessado tanto pelo Windows quanto pelo Linux, e meu HD de 80GB será particionado em dois. Nele instalarei o Windows na primeira partição e o Linux na segunda, tendo o GRUB como controlador de BOOT.

E francamente, esse fórum está me parecendo um tanto quanto "fraco", praticamente ninguém soube responder adequadamente minha postagem, caso não saiba como ajudar, diga isso. Caso não tenha entendido o propósito do post, pergunte se pode ser melhor explicado assim como nosso amigo arsolto fez.

[/EDIT]

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Dica
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2006, 20:53 »
Amigo, sugiro que você instale o Windows XP no HD de 80GB e o Ubuntu no de 20GB. Acho que você não vai conseguir instalar mais nada além do próprio Windows no HD com menor espaço disponível. O sistema operacional Linux, por outro lado, ocupa menos que 5MB do seu disco.

Offline Emanuel Felipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dica
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2006, 21:15 »
Citação de: "arsolto"
Amigo, sugiro que você instale o Windows XP no HD de 80GB e o Ubuntu no de 20GB. Acho que você não vai conseguir instalar mais nada além do próprio Windows no HD com menor espaço disponível. O sistema operacional Linux, por outro lado, ocupa menos que 5MB do seu disco.


Os 20GB serão suficientes para o XP, eu ja usava ele anteriormente. E como o Linux será meu SO principal, mais espaço para ele porque merece...  :D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dual Boot [Ajuda] --> [Resolvido]
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2006, 23:58 »
O arsolto quis dizer 5GB e não 5MB!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline eng_ividal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Dual Boot [Ajuda] --> [Resolvido]
« Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2006, 00:35 »
sim ele perguntou outra coisa............
Celeron D 2.66 G
Phitronics P7V800Pro-M (onboard)
1GB memoria DDR400
UBUNTU 6.10 em dual boot com XP

Offline Emanuel Felipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Dual Boot [Ajuda] --> [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2006, 01:32 »
Bom, já que ninguém aqui respondeu, um amigo meu sugeriu q eu simplesmente instalasse o XP no HD vazio (20GB) e depois reinstalasse o GRUB, alguem pode me dar dicas de como reinstalar o GRUB posteriormente?

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Não compreendo o problema em questão
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2006, 14:59 »
Emanuel Felipe, sugiro que você re-escreva seu propósito, pois, está muito confuso o tópico criado. Talvez o excesso de perguntas somado a informações desnecessárias esteja dificultando o entendimento dos membros do fórum, inclusive o meu.

PS 1: Ei, eng_ividal, você pode nos explicar o que "ele" perguntou?

PS 2: Sim, galactus, eu quis dizer 5GB.

Offline Emanuel Felipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não compreendo o problema em questão
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2006, 17:28 »
Citação de: "arsolto"
Emanuel Felipe, sugiro que você re-escreva seu propósito, pois, está muito confuso o tópico criado. Talvez o excesso de perguntas somado a informações desnecessárias esteja dificultando o entendimento dos membros do fórum, inclusive o meu.

PS 1: Ei, eng_ividal, você pode nos explicar o que "ele" perguntou?

PS 2: Sim, galactus, eu quis dizer 5GB.


Bom.. eu coloquei os dados nescessários e fiz as perguntas, mas parece que ninguém soube ler com atenção. Mesmo assim obrigado aos que se interessaram em ajudar... já encontrei outra solução.

Offline eng_ividal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
entendi o problema mas tinha as msm duvidas!!!!!
« Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2006, 03:37 »
Caro arsolto,

            Felizmente ele ja resolveu o problema que era quase igual o meu!!!!

            Mas acredito q ficou bem claro na pergunta q ele queria um dual boot numa maquina com 2 hd's sendo esse seu problema principal!!!!

            Outra coisa era o acesso de um SO ao outro que no caso só eh possivel(ou mais facil) atraves do linux!!!!

            Desculpe se naum resp. antes pq tinha esquecido de colocar no notificar-me
         
            se me expressei mal na resp. acima naum era essa a ideia!!!!!

            flw's
Celeron D 2.66 G
Phitronics P7V800Pro-M (onboard)
1GB memoria DDR400
UBUNTU 6.10 em dual boot com XP

walrick1401

  • Visitante
Re: Dual Boot [Ajuda] --> [Resolvido]
« Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2006, 16:04 »
Citação de: "Emanuel Felipe"


Esqueçam, já vi que ninguém sabe exatamente como me ajudar, e já encontrei outra solução... Obrigado mesmo assim.

Meu HD de 20GB será formatado em FAT32, de modo que possa ser acessado tanto pelo Windows quanto pelo Linux, e meu HD de 80GB será particionado em dois. Nele instalarei o Windows na primeira partição e o Linux na segunda, tendo o GRUB como controlador de BOOT.

E francamente, esse fórum está me parecendo um tanto quanto "fraco", praticamente ninguém soube responder adequadamente minha postagem, caso não saiba como ajudar, diga isso. Caso não tenha entendido o propósito do post, pergunte se pode ser melhor explicado assim como nosso amigo arsolto fez.


Cara, esse forum é superfraco. Estou procurando a dois dias um tutorial sobre como instalar o ubuntu, e só acho respostas erradas para perguntas mais erradas ainda!