Autor Tópico: Desempenho do aMule e ID  (Lida 2928 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Desempenho do aMule e ID
« Online: 15 de Abril de 2006, 08:17 »
Pessoal, eu tava lendo que no eMule rola um lance de ID. Quanto mais compartilha, mais alta é sua ID e consequentemente maior sua taxa de download.

Queria saber se no aMule também tem isso, onde faço pra ver se meu ID está alto ou não? Também vi que firewall pode interferir. Eu adicionei regras no meu modem que está configurado pra roteador com as seguintes configurações de Port Forwarding:

Código: [Selecionar]

ID     Public Port   Private Port   Port Type   Host IP Address  
1 4662              4662                 TCP        10.0.0.5
2 4672              4672                 UDP        10.0.0.5
3 4661              4661                 TCP        10.0.0.5
4 4665              4665                 UDP        10.0.0.5
5 4711              4711                 TCP        10.0.0.5


Aí vi que com isso o meu Firestater dava alerta de bloqueio no serviço eDonkey na porta 4662. Eu cliquei com botão direito e selecionei Permitir serviço de entrada para todos. Está correto essa configuração?

E com isso tudo, está configurado certo meu aMule para aumentar a ID (caso tenha isso)? Tenho que fazer algo mais? Fiz algo que não precisava ser feito?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Darcamo

  • Visitante
Desempenho do aMule e ID
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2006, 12:18 »
Vc fez certo, só se equivocou a respeito do que é a ID, confundiu com os créditos.

Pelo que sei a ID é apenas um número que identifica vc na rede.
Quando seu router ou seu firewall bloqueia as portas que o amule precisa, vc se conecta no servidor com low ID. Com isso o número de fontes que podem passar o arquivo para vc é menor por causa de impossibilidades na sua máquina (portas bloqueadas). Portanto é bom liberar as portas no router e no firewall para que vc se conecte com high ID (as duas setinhas no globo que indica se vc está conectado ficam verde e sua ID tem uns 10 dígitos - se ficar amarela é vc se conectou com low ID - tem um número menor de dígitos que não lembro, 6 talvez).

Se vc não mudou as portas padrões utilizadas no amule, então basta liberar as portas 4662 (TCP) e 4672 (UDP). As outras vc pode bloquear. Vc pode optar por deixar a 4711 liberada também, mas isso só é importante se vc quizer controlar o amule pela internet. Se não for fazer isso bloqueia ela.


Quanto ao fato de quanto mais vc compartilhar maior a taxa de seus downloads, isso é verdade, mas não tem a ver com ID e sim com os créditos. Quando vc passa um arquivo para alguém vc ganha créditos com aquela pessoa (só com ela).
Quando vc for pegar um arquivo dessa pessoa, vc estará em uma posição melhor na fila quanto maior o número de créditos que vc tem com ela.

Tudo isso (ID, créditos, posição na fila, etc) não são características do amule em si, mas dos programas da rede edonkey. Então no site da maioria dos programas que se conectam na rede edonkey tem essas informassões que te passei e mais coisa (o mais importante é isso mesmo).

Offline Axl_Kurt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
    • Ver perfil
Desempenho do aMule e ID
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2006, 12:32 »
Aproveintando o tópico venho com a seguinte pergunta:
Como faço para jogar meu amule no tray( minimizar ele p/ ele ficar ao lado do relogio)? Isso se tiver jeito.
Muito obrigado, desde já.....
Axl_Kurt

Offline Axl_Kurt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
    • Ver perfil
Desempenho do aMule e ID
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2006, 12:51 »
Desculpem minha ingnorância, mas para você conseguir minimizar o amule no tray é só vc, ir na seção "Preferências", nesta seção você ir na guia "Geral" ( é a que aparece no inicio por padrão, após ter clicacdo no botão "preferencias"), e assim marcar as opções:

>> Ativar Icone no Systray
>> Minimizar para o Systemtray


Pronto, resolvido o problema, que por estar com preguiça eu não tinha achado a solução.

Falows....
Axl_Kurt