Autor Tópico: Tenho problemas de performance.  (Lida 13535 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Driver i810 está instalado, que surpresa!
« Resposta #15 Online: 16 de Abril de 2006, 21:25 »
Ei, galactus, veja isto: xserver-xorg-driver-i810. Acho que é o driver que tanto procurava, mas nunca faltou no meu sitema operacional. Só consegui descobrir a existência dele após ler um dos tutoriais do Morimoto no sítio Guia do Hardware. O autor fala, num pequeno trecho do texto, o seguinte: -- "i810: Este é o driver usado por todas as placas de vídeo onboard com chipset Intel suportadas. A lista de compatibilidade inclui quase todos os chipsets para Pentium III, Pentium 4 e Pentium M, incluindo as placas com o chipset Intel 900."

Daí que na desconfiança de que o driver poderia estar instalado (e sempre tive motivos para isso), realizei uma pesquisa no Synaptic e encontrei dois itens, o xserver-xorg-driver-i810 e o i810switch . O primeiro é o tal driver da placa de vídeo e este último eu não sei muito bem do que se trata, você pode me explicar?

Confirmado a presença do driver da minha placa de vídeo no sistema operacional, fica a pergunta: Qual a razão para os DVD's apresentarem baixa qualidade de imagem? Porque durante a reprodução de um DVD percebo que os personagens em ação no vídeo deixam linhas escaparem de seus corpos? É tosco demais!

Uma amigo me falou sobre a existência de uma taxa de aceleração dos vídeos, ele falou que deve haver algum menu onde eu possa reduzir a taxa para poder assistir os vídeos sem a anomalia relatada aqui. No Windows eu sei que tem um menu para isso, já no Linux...

Offline pedroviski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2006, 23:00 »
Bom, só para dizer que ativar o DMA resolveu. Isso é que é performance.

Valeu galera!!! Bejão pra vcs

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.684
    • Ver perfil
Re: Driver i810 está instalado, que surpresa!
« Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2006, 00:03 »
Citação de: "arsolto"
Ei, galactus, veja isto: xserver-xorg-driver-i810. Acho que é o driver que tanto procurava, mas nunca faltou no meu sitema operacional. Só consegui descobrir a existência dele após ler um dos tutoriais do Morimoto no sítio Guia do Hardware. O autor fala, num pequeno trecho do texto, o seguinte: -- "i810: Este é o driver usado por todas as placas de vídeo onboard com chipset Intel suportadas. A lista de compatibilidade inclui quase todos os chipsets para Pentium III, Pentium 4 e Pentium M, incluindo as placas com o chipset Intel 900."

Daí que na desconfiança de que o driver poderia estar instalado (e sempre tive motivos para isso), realizei uma pesquisa no Synaptic e encontrei dois itens, o xserver-xorg-driver-i810 e o i810switch . O primeiro é o tal driver da placa de vídeo e este último eu não sei muito bem do que se trata, você pode me explicar?

Confirmado a presença do driver da minha placa de vídeo no sistema operacional, fica a pergunta: Qual a razão para os DVD's apresentarem baixa qualidade de imagem? Porque durante a reprodução de um DVD percebo que os personagens em ação no vídeo deixam linhas escaparem de seus corpos? É tosco demais!

Uma amigo me falou sobre a existência de uma taxa de aceleração dos vídeos, ele falou que deve haver algum menu onde eu possa reduzir a taxa para poder assistir os vídeos sem a anomalia relatada aqui. No Windows eu sei que tem um menu para isso, já no Linux...


Ué, no Synaptic mesmo explica o i810switch = Enables/disables video output to CRT/LCD on i810 video hardware
i810switch enables/disables the output to the CRT display and LCD, depending on the i810 graphics controller hardware. Such hardware is found
on some laptops (eg, Sony Vaios, some Dell models, etc). Chipsets also supported include i855, i830, i845.
This package includes the i810rotate script, which toggles the output between three states: LCD only, LCD + CRT, and CRT only.


Trocando em miúdos, esse Driver é o responsável pela ativação/desativação da saída para monitores CRT/LCD.

Quanto ao Driver xserver-xorg-driver-i810, o meu Dapper também têm ele instalado aqui. Ele é mais uma opção na hora de reconfigurar o Xorg.

Você vai reconfigurar o Xorg e ter certeza que você indicou o driver i810 para ser usado por ele.

Saia da sua sessão e depois faça um ALT+F1. Coloque sua senha. Depois no terminal faça:

sudo /etc/init.d/gdm stop

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Siga as intruções e na hora de escolher o Driver da sua placa de Vídeo, escolha o i810. O restante é fácil, só seguir o script. Tenha em mãos os dados técnicos do seu monitor. Ele vai te perguntar também a quantidade de memória RAM da sua placa de Vídeo. Se for 128MB por exemplo, você vai colocar a quantidade em Kb, se não souber deixa em branco que ele mesmo configura.
Depois quando estiver de volta ao terminal:

sudo /etc/init.d/gdm start


Tudo deve voltar ao normal. Tente assistir os DVDs agora, com o DMA ativado claro. A Imagem já deve estar bem melhor.

Mais informações: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=156504&highlight=xorg+driver+i810

Se nada disso funcionar, melhor sorte no Dapper.  :cry:
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Qual o procedimento correto?
« Resposta #18 Online: 18 de Abril de 2006, 19:35 »
Mas, galactus, preciso fazer mesmo todos esses comandos?

Será que não basta executar, via Terminal, o comando sudo gedit /etc/X11/xorg.conf e fazer a verificação dos dados.

Veja o que contém no arquivo xorg.conf após o comando acima, aqui.

Entendi o que você me disse, galactus, mas preciso saber qual é o procedimento correto, bem como a diferença de um para o outro. Estou no aguardo...

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #19 Online: 18 de Abril de 2006, 20:43 »
pra ativar o dma, basta colocar estas linhas no arquivo bootmisc.sh, localizado em /etc/init.d (ex.: sudo gedit /etc/init.d/bootmisc.sh), antes da ultima linha do arquivo (: exit 0), salve e reinicie o micro .

hdparm -c 1 -d 1 -k 1 /dev/hda
hdparm -c 1 -d 1 -k 1 /dev/hdb
hdparm -c 1 -d 1 -k 1 /dev/hdc
hdparm -c 1 -d 1 -k 1 /dev/hdd

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.684
    • Ver perfil
Re: Qual o procedimento correto?
« Resposta #20 Online: 18 de Abril de 2006, 20:55 »
Citação de: "arsolto"
Mas, galactus, preciso fazer mesmo todos esses comandos?

Será que não basta executar, via Terminal, o comando sudo gedit /etc/X11/xorg.conf e fazer a verificação dos dados.

Veja o que contém no arquivo xorg.conf após o comando acima, aqui.

Entendi o que você me disse, galactus, mas preciso saber qual é o procedimento correto, bem como a diferença de um para o outro. Estou no aguardo...


É; pelo seu Xorg o driver i810 já está ativo. :(
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Qual a finalidade de ativar a DMA, Joseph?
« Resposta #21 Online: 18 de Abril de 2006, 23:23 »
EI, Joseph, vou tentar aplicar a sua orientação ao meu sistema, mas peço que me responda três coisas:

O disco que está instalado o Ubuntu se chama sdb, logo, devo substituir a linha: hdparm -c 1 -d 1 -k 1 /dev/hdb por hdparm -c 1 -d 1 -k 1 /dev/sdb.

Já no disco que se chama sda, eu instalei o Windows, preciso colocar uma linha para este também?

E qual a finalidade de ativar a DMA, Joseph? Acho que já está ativa (clique aqui), concorda?

Lhe agradeço pela orientação.

PS: Ei, galactus, já me conformei com a situação do vídeo. Cansei! Como diria você, "melhor sorte no Dapper".

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Qual a finalidade de ativar a DMA, Joseph?
« Resposta #22 Online: 19 de Abril de 2006, 06:33 »
Citação de: "arsolto"
EI, Joseph, vou tentar aplicar a sua orientação ao meu sistema, mas peço que me responda três coisas:

O disco que está instalado o Ubuntu se chama sdb, logo, devo substituir a linha: hdparm -c 1 -d 1 -k 1 /dev/hdb por hdparm -c 1 -d 1 -k 1 /dev/sdb.
correto

Já no disco que se chama sda, eu instalei o Windows, preciso colocar uma linha para este também?
substitua de acordo com o fstab

E qual a finalidade de ativar a DMA, Joseph? Acho que já está ativa (clique aqui), concorda?
so se esta vindo ativado por padrao, mas antes de incluir estas linhas, quando usava o dapper alpha 2, nao estava.

Lhe agradeço pela orientação.

PS: Ei, galactus, já me conformei com a situação do vídeo. Cansei! Como diria você, "melhor sorte no Dapper".


respondi dentro da citaçao, desculpa, eh a pressa, vou trabalhar.