Autor Tópico: nomes de versões  (Lida 5583 vezes)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
nomes de versões
« Online: 20 de Abril de 2006, 14:38 »
Sou iniciante no Ubuntu e dando uma lida aqui no fórum fiquei perdido com nomes como: Dapper, Flight, Dapper Drake, The Edgy Eft, gostaria de saber quais as diferenças destas versões e como saber qual eu tenho instalada no meu micro, obrigado a todos

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: nomes de versões
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2006, 16:33 »
Citação de: Felix
Sou iniciante no Ubuntu e dando uma lida aqui no fórum fiquei perdido com nomes como: Dapper, Flight, Dapper Drake, The Edgy Eft, gostaria de saber quais as diferenças destas versões e como saber qual eu tenho instalada no meu micro, obrigado a todos

Bem-vindo ao mundo Ubuntu, Felix!

Essa questão de nomes já gerou outros tópicos, tanto cômicos como sérios. Também tenho essa bronca com o nome de versões, que conflitam com o número delas.
Bem, de modo bem resumido (os mestres poderão explicar melhor depois), a coisa funciona assim:
1. uma nova versão do Ubuntu era lançada a cada seis meses, sempre nos meses 4 e 10;
2. assim, o número da versão era o ano, com um algarismo, mais o mês do lançamento. Desse modo, a versão mais atual é a 5.10;
3. a próxima versão, que seria lançada no presente mês foi adiada para junho; será, portanto, a 6.06;
4. quanto aos nomes, sem entendermos muito bem a razão da escolha (com exceção da futura, a The Edgy Eft), são usados em paralelo ao número da versão. Temos, assim:
5.04 = Hoary
5.10 = Breezy
6.06 = Dapper Drake (ou apenas Dapper)

Flight é uma designação das versões alfa do Ubuntu. Os mais fominhas aqui da comunidade, que não conseguem esperar a coisa ficar pronta, instalam as versões alfa, beta... Com isso, ajudam no conserto dos bugs e dão outros pitacos.

The Edgy Eft será a versão posterior à Dapper. Leia mais aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5489

Para saber qual é sua versão, clique em Sistema > Ajuda.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 15:57 por KubLin »
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
nomes de versões
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2006, 16:55 »
Só complementando, a nova versão depois do Dapper, não terá mais a nomenclatura com números decimais e pontos. Ainda estão decidindo o que vai ser.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
nomes de versões
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2006, 17:05 »
Citação de: "galactus"
Só complementando, a nova versão depois do Dapper, não terá mais a nomenclatura com números decimais e pontos. Ainda estão decidindo o que vai ser.

Eu prefiro a numeração. Não tem uma sequência lógica, de pelo menos a primeira letra, pra saber qual versão vem antes de qual.

Hoary
Breezy
Dapper
The Edgy Eft
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
nomes de versões
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2006, 12:07 »
Citação de: "agente100gelo"
Eu prefiro a numeração. Não tem uma sequência lógica, de pelo menos a primeira letra, pra saber qual versão vem antes de qual.


Concordo com você cabalmente, agente!
Em outro tópico, eu discuti que o uso, ora do nome, ora da numeração, causa muita confusão para os novos. Em um lugar, você encontra uma dica para o 5.10; em outro, para o Breezy. Quem não sabe que são a mesma coisa fica absolutamente perdido. Ou se usa só um ou só outro; se vão manter números e nomes, que usem sempre os dois.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Agradecendo
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2006, 08:02 »
Muito obrigado a todos, duvida resolvida