Autor Tópico: nomes de versões  (Lida 5583 vezes)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
nomes de versões
« Online: 20 de Abril de 2006, 14:38 »
Sou iniciante no Ubuntu e dando uma lida aqui no fórum fiquei perdido com nomes como: Dapper, Flight, Dapper Drake, The Edgy Eft, gostaria de saber quais as diferenças destas versões e como saber qual eu tenho instalada no meu micro, obrigado a todos

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: nomes de versões
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2006, 16:33 »
Citação de: Felix
Sou iniciante no Ubuntu e dando uma lida aqui no fórum fiquei perdido com nomes como: Dapper, Flight, Dapper Drake, The Edgy Eft, gostaria de saber quais as diferenças destas versões e como saber qual eu tenho instalada no meu micro, obrigado a todos

Bem-vindo ao mundo Ubuntu, Felix!

Essa questão de nomes já gerou outros tópicos, tanto cômicos como sérios. Também tenho essa bronca com o nome de versões, que conflitam com o número delas.
Bem, de modo bem resumido (os mestres poderão explicar melhor depois), a coisa funciona assim:
1. uma nova versão do Ubuntu era lançada a cada seis meses, sempre nos meses 4 e 10;
2. assim, o número da versão era o ano, com um algarismo, mais o mês do lançamento. Desse modo, a versão mais atual é a 5.10;
3. a próxima versão, que seria lançada no presente mês foi adiada para junho; será, portanto, a 6.06;
4. quanto aos nomes, sem entendermos muito bem a razão da escolha (com exceção da futura, a The Edgy Eft), são usados em paralelo ao número da versão. Temos, assim:
5.04 = Hoary
5.10 = Breezy
6.06 = Dapper Drake (ou apenas Dapper)