Autor Tópico: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB  (Lida 18384 vezes)

Offline Brain_Red

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Online: 25 de Agosto de 2009, 09:24 »
Caros colegas,

Me surigiu um pequeno dilema, comprei um HD iomega 250GB, se o ligo directamente a entrada usb ele é reconhecido pelo sistema logo após alguns segundos, (ubuntu8.10), mas se primeiro adapto o meu hub com saída para poder usar simultaneamente o HD e a minha pen para o acesso Wireless a internet simplesmente o HD deixa de ser reconhecido, uso a internet, consigo localizar minha pen drive, etc. Para poder usar o HD Externo tenho que retirar o HUB e deixar somente o HD esterno.
Alguém pode me ajudar?

Obrigado!

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2009, 10:22 »
Kra, eu sinceramente não tenho certeza, mas pelo visto, parece que há uma sobrecarga no hub usb ao ligar todos os periféricos que você está ligando...
Só uma dúvida. Ao ligar o hd sozinho no hub ele funfa?!

Se sim, há uma grande chance de ser o que lhe disse!!! ;)

Abraços!!!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline mach1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2009, 10:23 »
Não é porque falta alimentação para o HD? Ou o HUB pode não fornecer a alimentação adequada.

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2009, 10:30 »
A sobrecarga que eu quis dizer foi realmente a de energia ;)
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline Brain_Red

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2009, 06:50 »
Fiz o teste mencionado,

O meu Hd externo é um iomega usb, sem fonte de alimentação 250GB, mas desta vez pluguei o hub e depois o HD externo somente e não funcionou, na sequencia retirei o hub e pluguei somente o HD directo na usb aí o ubuntu reconhece na hora...O problema é o HUB, não entendo, pois ele reconhece por exemplo minha pen wireless, meu mp3, etc só não reconhece mesmo o HD.
Tens alguma outra idéia?
:)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2009, 07:42 »
Cada porta USB fornece 5 Volts e 500 miliAmperes

Voce conecta o hub, ele consome 100mA, logo sobram 400mA para o Hd e nessas condições ele não da a partida

Insistindo, voce corre o risco de queimar o capacitor eletrolitico da porta USB na board

Geralmente os Hd externos vem com um cabo com uma derivação ou seja, dois conectores USB, o cabo mais grosso voce põe no Hub, e o outro mais fino, numa segunda porta USB do computador para fornecer os 500mA exigidos

Outros perifericos, ou usam energia de suas baterias, ou tem um consumo muito pequeno, ao redorer de 50mA, logo, funcionam sem usar a energia da porta USB

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2009, 09:26 »
Cada porta USB fornece 5 Volts e 500 miliAmperes

Voce conecta o hub, ele consome 100mA, logo sobram 400mA para o Hd e nessas condições ele não da a partida

Insistindo, voce corre o risco de queimar o capacitor eletrolitico da porta USB na board

Geralmente os Hd externos vem com um cabo com uma derivação ou seja, dois conectores USB, o cabo mais grosso voce põe no Hub, e o outro mais fino, numa segunda porta USB do computador para fornecer os 500mA exigidos

Outros perifericos, ou usam energia de suas baterias, ou tem um consumo muito pequeno, ao redorer de 50mA, logo, funcionam sem usar a energia da porta USB

Depois disto acho que não há mais dúvidas ;)
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline Brain_Red

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2009, 09:34 »
Ops!

Agora acredito que consigo entender na lógica o que esteja se passando. Veja meu amigo o cabo que tenho lá existem realmente duas saídas usb e uma mini-usb, a Mini conectei ao HD, uma das usb´s conectei ao Hub e a outra extremidade ficou sobrando, resultado já mencionado de que não funcionou.
Quando consigo que o ubuntu reconheça o Hd é justamente quando conecto a mini-usb ao HD externo e uma usb directo no portátil e a outra usb fica sobrando, só ligando assim tenho sucesso!

Exemplo do cabo:
http://www.kuantokusta.pt/img_upload/produtos_informatica/35073_2.jpg


Acredita que a questão e o erro esteja na forma como estou a utilizar o cabo do HD externo? Ou seja pelo que você me falou e se entendí correctamente tenho que utilizar as duas extremidades usb do cabo para equilibrar a voltagem necessário e não queimar meu capacitor? A questão que o meu portátil é um Compaq Armada e500 e só possuí uma saída usb, é bem antiga minha máquina! O que achas meu amigo? Desde obrigado!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2009, 14:55 »
Citar
Acredita que a questão e o erro esteja na forma como estou a utilizar o cabo do HD externo?

Sim

Citar
Ou seja pelo que você me falou e se entendí correctamente tenho que utilizar as duas extremidades usb do cabo para equilibrar a voltagem necessário e não queimar meu capacitor?

Exatamente isto

Citar
A questão que o meu portátil é um Compaq Armada e500 e só possuí uma saída usb, é bem antiga minha máquina! O que achas meu amigo?

A questão aqui é que os armada vem com uma tomada PS2, voce pode usar esta porta bastando comprar um cabo entrada ps2 e saida USB para conectar o rabicho sobrante do seu cabo Iomega. É uma alternativa.

Existem hubs USB com entrada externa para fonte de 5Volts, poderias comprar um e resolver desta forma.

Se isto não for satisfatório, não há alternativa a não ser dar esclusividade da porta ao seu hd.

[],s


Offline dudu_fernandoo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB
« Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2009, 18:10 »
Bom so reforçando na maioria das vezes um plug double usb é pra energia e outro pra dados

ou sincronizados em ambos dai a necessidade de ter dois usb's

ok

e a questão da necessidade da usb o amigo acima ja te deu a dica

valeu

GNU/LINUX Ubuntu 9.04 - Intel Core 2 Duo 3.0/Mobo Gigabyte GA-G31M-S2L/
4GB RAM Kingston 800Mhz/GeForce 9400GT 1Gb/HD 250Gb Samsung/
Monitor 19" Samsung

Offline Brain_Red

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: HD externo não é reconhecido se utilizo o HUB(Resolvido)
« Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2009, 09:23 »
Ok obrigado mais uma vez!
 :)