Autor Tópico: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows  (Lida 6149 vezes)

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2009, 16:30 »
ai bred, fiz oque vc falo e quando trava nao vi nenhuma processo forçano o processador tava normal, travo na hora que eu tava editando o script do conky, alguem mais aqui ta tendo ou ja teve esse tipo de problema?  to quase ficano loco jah  xD

Offline noz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2009, 18:44 »
Pessoal, também gostaria da ajuda de vocês para resolver um problema de travamento. Toda vez que peço pra desligar ou reiniciar o notebook, ele trava e eu tenho que desligar no dedo. Alguém poderia me auxiliar, como posso proceder? Estou usando o Ubuntu 9.04, com Compiz, Cairo e Screenlets.

PS. Notebook Microboard Ultimate Black

Obrigado

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2009, 20:54 »
O melhor teste que vc pode fazer é fazer uma instalação nova em um outro disco rígido e ver se trava; se travar, compre um pente de memória compatível com a sua máquina e veja se trava; se travar, aí o gasto é maior, pois pode ser a fonte, a placa-mãe ou o processador. Ou experimente atualizar a sua bios. Agora uma pergunta: esses travamentos começaram qdo? Vc trocou alguma peça da sua máquina? Será que ela não está em overclock? Já que a sua máquina está aberta, deslique-a e reset a placa-mãe, curto-circuitando os pinos de reset (devem estar perto da bateria, olhe o manual) e, usando o "Load Setup Defaults" veja se tudo volta ao normal.

Lembre-se que isso vale tanto pras travadas do Windows E do Linux.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2009, 21:05 »
embora o conky seja ótimo, recomendo o gkrellm pela facilidade de configuração para iniciantes .  tem no synaptic.
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2009, 21:25 »
velox, acabei de faze isso passe o linux pra jundo do windows no mesmo HD um sata de 160gb, porem continua trvanado, outros componentes tambem nao sao e começo quando eu começei a usa o linux, o windows nao trava assim, só o ubuntu. teve uma epoca que era tela azul reto e direto ai eu formatei e paro,  ais o ubuntu eu to loco, formato reformato e nada sempre trava, mesmo eu nao usando o pc ele trava, to achando que é alguma coisa com o ubuntu.
um detalhe, enquanto eu respondia PUM ele travo x.x

jrkamil
vlw pela dica, to me virando aqui com o conky e até to curtino vlw pela dica



Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #20 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:11 »
Olha, se não foi memória, existe uma outra alternativa.
Se está disposto a perder todos os dados do hd (formatar), inicia com um live-cd, monta o disco e usa o comando mk2efs ou mke2fs (nunca lembro qual dos dois é o correto).
Usando com parâmetro -c -c (sim, repetido), ele faz o melhor teste de hd que eu conheço.
Primeiro ele escreve blocos de 0x5 (0101) em todo o hd e faz um teste de leitura, se for ok, ele escreve 0xA (1010) e testa, se for ok ele escreve 0xF (1111) e testa e se for ok ele escreve 0x0 (0000) e testa. Se tudo der ok, você sabe que não é problema com seu hd, se der algum erro, você já sabe que seu hd está defeituoso.
Infelizmente, ele te devolve o HD todo zerado, ou seja, só faça esse teste se não se importar em perder os dados.
o comando completo:
Código: [Selecionar]
#mke2fs -c -c /dev/sda
Código: [Selecionar]
#mk2efs -c -c /dev/sda (coloquei os dois porque não lembro da síntase correta)
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:20 »
nao posso faze isso pois tenho uns 100gb de coisas que digamos vai ser MUITO dificil de recupera, mais eu tirei o driver de cd fora, e ta so o HD SATA ligado e até agora nada, se nao travar bom se travar vo tenta fazer um backup e segiur sua dica ;}

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:49 »
velox, acabei de faze isso passe o linux pra jundo do windows no mesmo HD um sata de 160gb, porem continua trvanado, outros componentes tambem nao sao e começo quando eu começei a usa o linux, o windows nao trava assim, só o ubuntu. teve uma epoca que era tela azul reto e direto ai eu formatei e paro,  ais o ubuntu eu to loco, formato reformato e nada sempre trava, mesmo eu nao usando o pc ele trava, to achando que é alguma coisa com o ubuntu.
um detalhe, enquanto eu respondia PUM ele travo x.x

kinafrat, ficou meio difícil compreender o acima, mas posso resumir no seguinte:
- se é problema de hardware/manutenção, o que foi dito antes deve dar algum resultado. Como estão as temperaturas e rotação do cooler em sua máquina? Você ainda não nos disse nada  respeito.

Citar
formato reformato e nada sempre trava, mesmo eu nao usando o pc ele trava, to achando que é alguma coisa com o ubuntu.

- Uso Ubuntu desde a versão 6.06 e jamais tive um só travamento - e minha máquina é bem fraquinha, só que faço manutenção preventiva. E jamais precisei reformatar o Ubuntu. Também não compreendi o "mesmo eu não usando o pc ele trava" - quer dizer que ele trava apenas por estar ligado?... Poderia explicar melhor?

VB5


« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 23:07 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2009, 23:48 »
VB5, desculpa, acho que esquece, fiz a limpeza geral, desmontei tudo limpei, troquei a pasta terminaca do processador e tudo mais que se tinha direito, as temps ficaram assim 28~35° pro processador, 45~52° GPU, 3200RPM pro fan do processador, e os cores 1 e 2 ficavam variando entre 38~50°, tudo normal, a respeito do "mesmo eu não usando o pc ele trava" é que mesmo eu nao mechendo o mouse deixando ele parada sem mexer em nada ele trava, um dia eu reiniciei ele e fui beber agua quando voltei o ja tinha iniciado tudo certinho porem quando fui tentar usar estava travado. Eu acho isso muito estranho, pois estou migrando pro linux justo para nao ter mais essa dor de cabeça que no windows é a blue screen of death. espero ter sido mais claro   ;}

edit
esqueci de me expressar melhor pelo que eu disse ali em cima, antes eu estava com o ubuntu instalado em um HD de 20bg da Maxtor, eu achei que poderia ser o fato do HD ja que é meiu antigo, entao eu resolvi instalalo junto com o windows no meu HD principla um Westdigital de 160GB SATA, porem o problema continua, ai eu lembrei de um ocorrido no windows no qual ele trava por comflito com meu driver de DVD, entao desligei o mesmo, mais de nada adiantou.
Eu tambem ja teste os modulos de memoria ram e em ambos trava.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 23:52 por kinafrat »

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #24 Online: 24 de Setembro de 2009, 02:56 »
; Linux is almost there!

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #25 Online: 24 de Setembro de 2009, 14:06 »
eu instalei o driver pelo Drivers de Hardware, e instaltei o 185, mais vo reinstala para ver se melhora

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #26 Online: 24 de Setembro de 2009, 19:31 »
Mesmo depois do sistema estar com as últimas atualizações ocorre o travamento ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #27 Online: 24 de Setembro de 2009, 20:11 »
asghan

aham, mais segui a dica do yzarc, e estou a 4:08 horas sem nenhum travamento, parece que trocar o driver ajudo mtu  ;}

VLW amigos por toda a ajuda ;}, caso acontenca algo eu volto a falara aqui  ;}