Autor Tópico: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows  (Lida 6150 vezes)

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Online: 22 de Setembro de 2009, 00:04 »
Então depois do meu drama de passar 1 semana com meu ubuntu acessando google e orkut, agora ele passou a travar mais que o windows, em um dia eu nao consigo usa o pc direto sempre trava, agora pouco foram uns 3 travamentos seguidos em menos de 5 minutos de intervalo, eu nao uso programas pesados so uso o SO pra net, eu a revirei a net e so achei casos em que para do nada ou a pessoa reinstala o SO, mais ja é acho que a 4 vez que eu formato o hd e instalo linux, será que alguem aqui pode me dar uma luz?
a configuração da minha maquina

Intel core 2 duo @ 4300  1.80Ghz
2Gb de memoria ram
Placa de video XFX Nvidia 7300 LE 512mb (estou usando os efeitos ao maximo area de trabalho com cubo 3D efeitos ao maximar fechar e abri janelas e todas as firulas disponiveis ja testei com os efeitos desativados e e mesmo assim travo)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2009, 09:52 »
Citar
Ubuntu 9.04 Travando mais que windows

Se esta travando mais que Windows o Windows trava ou travava também.

então pode ser problema nos pentes de memoria.

Quando da tela do grub faça um memtest extensivo para verificar.

[],s

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:20 »
ta usando a versao 64bits?
qual versao do drive da nvidia vc ta usando?
; Linux is almost there!

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2009, 14:00 »
entao vo faze esse teste de memoria, e minha versao é a 32bit com o driver eu instalei o ultimo acho que é 180

edit
entao fiz o teste e nao apareceu erro nenhum, mais ainda trava x.x

sera pelo fato de ta rodando num hd um poco antigo ou nada a ve?
« Última modificação: 22 de Setembro de 2009, 15:58 por kinafrat »

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:11 »
Se possível, abra um terminal, digite "top" (sem aspas), fique usando o computador sempre de olhe nesse terminal, quando travar, olhe pro terminal que ele vai indicar o que está com muito uso do processador ou muito uso de memória.
Isso pode dar uma dica...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2009, 17:18 »
assim quando trava, eu tenho que reinicia o pc s nao nao vai x.x

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2009, 21:54 »
Se está travando nos dois sistema, pode ser problema de hardware, dá uma olhada se o cooler da sua máquina (cooler do processador) está rodando direito, ou veja se é possível ver a temperatura do seu processador. Bote a mão na nádegas do micro e veja se está "saindo ventinho" da fonte da máquina. Acho que vc deveria dar também uma limpeza nos pentes de memória, usando-os (se vc tiver mais de um) alternadamente e vendo se os travamentos param.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2009, 22:45 »
Travamentos quase sempre são resultado de superaquecimento, coisa comum  após um ou dois anos em micros com pouca manutenção. Como os colegas bem sugeriram, verifique a rotação do cooler da CPU e a limpeza do dissipador sob ele; da mema forma verifique o ventilador da fonte, e de um modo geral o acúmulo de poeira dentro do gabinete - se necessário , use um aspirador ou ( se dispuser) ar comprimido. A pasta térmica entre a CPU e o dissipador também resseca com o tempo: a cada um ou dois anos deve ser removida ( toalha de papel e álcool) e reaplicada, em pequena quantidade sempre.

Também recomendo instalar o 'lm-sensors' e, para visualização contínua dos valores,  o 'ksensors', ambos disponíveis no Synaptic. Como exemplo, minha CPU está agora  a 35 C, a rotação do cooler em 3300, e o HD em 29 C, com uma temperatura ambiente de de 24 C.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2009, 00:03 »
Bom tive alguns problemas assim de travar tudo e só reset mesmo, uma coisa q fiz mas não sei se foi isso q melhorou, foi colocar pasta térmica no cooler da placa de vídeo e poucos dias depois saíram várias atualizações, só q antes de fazer isso várias outras pessoas tbm tiveram problemas de travamento geral nessa versão 9.04
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2009, 01:04 »
Travamentos quase sempre são resultado de superaquecimento, coisa comum  após um ou dois anos em micros com pouca manutenção. Como os colegas bem sugeriram, verifique a rotação do cooler da CPU e a limpeza do dissipador sob ele; da mema forma verifique o ventilador da fonte, e de um modo geral o acúmulo de poeira dentro do gabinete - se necessário , use um aspirador ou ( se dispuser) ar comprimido. A pasta térmica entre a CPU e o dissipador também resseca com o tempo: a cada um ou dois anos deve ser removida ( toalha de papel e álcool) e reaplicada, em pequena quantidade sempre.

Também recomendo instalar o 'lm-sensors' e, para visualização contínua dos valores,  o 'ksensors', ambos disponíveis no Synaptic. Como exemplo, minha CPU está agora  a 35 C, a rotação do cooler em 3300, e o HD em 29 C, com uma temperatura ambiente de de 24 C.

VB5


Olha, ajudo muito cara, ja tava procurano no google um metodo de verificar as temps do micro, ja me quebro um galhão, so para constar, minha CPU é aberta já pelo fato de que quando fechado esquenta muito, teve uma epoca logo quando eu comprei, ia usa o nero para ripar uns videos sempre travava fui descobri que era minha placa de vidio a quase 100° pelo fato se ser um gabinet compacto e a placa de vidio tem um dissipador passivo, mais vo ve o linux tbm e vlw pela ajuda de todos esse forum aqui é 10 ;}

qualquer coisa eu aviso aqui ;}

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2009, 09:15 »
Usa o Conky, é um utilitário de desktop para vários tipos de monitoramento, dá uma olhada aqui:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/conky
e

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,44891.0.html


Travamentos quase sempre são resultado de superaquecimento, coisa comum  após um ou dois anos em micros com pouca manutenção. Como os colegas bem sugeriram, verifique a rotação do cooler da CPU e a limpeza do dissipador sob ele; da mema forma verifique o ventilador da fonte, e de um modo geral o acúmulo de poeira dentro do gabinete - se necessário , use um aspirador ou ( se dispuser) ar comprimido. A pasta térmica entre a CPU e o dissipador também resseca com o tempo: a cada um ou dois anos deve ser removida ( toalha de papel e álcool) e reaplicada, em pequena quantidade sempre.

Também recomendo instalar o 'lm-sensors' e, para visualização contínua dos valores,  o 'ksensors', ambos disponíveis no Synaptic. Como exemplo, minha CPU está agora  a 35 C, a rotação do cooler em 3300, e o HD em 29 C, com uma temperatura ambiente de de 24 C.

VB5


Olha, ajudo muito cara, ja tava procurano no google um metodo de verificar as temps do micro, ja me quebro um galhão, so para constar, minha CPU é aberta já pelo fato de que quando fechado esquenta muito, teve uma epoca logo quando eu comprei, ia usa o nero para ripar uns videos sempre travava fui descobri que era minha placa de vidio a quase 100° pelo fato se ser um gabinet compacto e a placa de vidio tem um dissipador passivo, mais vo ve o linux tbm e vlw pela ajuda de todos esse forum aqui é 10 ;}

qualquer coisa eu aviso aqui ;}
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2009, 13:25 »
entao instalei tudo aqui mais as temperaturas estao normais GPU 47° CPU 28°, so os cores que estao a uns 38°~45°, se nao até agora nao travo, eu queria sabe como que faiz pra mostra tambem em qual clock o processador esta tipo no evereste que fala

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2009, 13:29 »
adicione o applet chamado "monitor de graduacao da frequencia da cpu" ao seu painel.
; Linux is almost there!

Offline kinafrat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2009, 14:10 »
vlw, mais ai travo de novo ea agora deu para ver as temp, todas normais e mesmo assim travao, sera que nao pode ser uso excessivo da cpu?

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 Travando mais que windows
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2009, 14:57 »
vlw, mais ai travo de novo ea agora deu para ver as temp, todas normais e mesmo assim travao, sera que nao pode ser uso excessivo da cpu?
rode o comando "top" no terminal, como eu tinha dito, mas coloque o terminal para ficar "sempre no topo". Fazendo isso, utilize o computador como você sempre utiliza e quando travar, olhe para o terminal que vai indicar qual o processo que ocupa mais memória/cpu...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...