Autor Tópico: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?  (Lida 14086 vezes)

Offline JowCG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Online: 19 de Dezembro de 2009, 12:51 »
Oi pessoal, já uso o Ubuntu a mais de um ano, todos os dias, em casa e no trabalho, 100% Linux. Atualmente utilizo mais para navegar na internet e programar para web, para essas duas tarefas não me vejo usando Windows.

Mas estou com vontade de comprar um Pc mais moderno, nos próximos dias. Um com tecnologia de mais de um núcleo, placa de vídeo melhor e etc. Nesse novo Pc provavelmente utilizaria para multimídia, encoder e produção de vídeos HD, talvez alguns jogos modernos como Call of Duty Modern Warfare 2, para essas tarefas não me vejo usando o Linux...

Pelo que eu já tentei usar de programas de edição em Linux, não gostei muito, aparentemente existem opções melhores para o Windows, ou ao menos existe pouca informação nesse ponto para o Linux. No caso de games novos é praticamente certo que não ficam bom no Linux, por ter que usar o Wine, que apesar de ser um ótimo programa não tem como rodar 100% igual ao Windows.

A questão é vocês acham que um Pc com Linux consegue aproveitar o máximo de proveito de um computador novo, 3, 4 núcleos, para tarefas como produção de vídeo, produção 3D (o Blender ta aí) e Games ?

Acredito que essas sejam as tarefas que mais exigem do Pc.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2009, 13:17 »
Claro que pode, se vc for editar 4 vídeos em HD, 1 em cada area de trabalho, é certeza que vai estourar o seu PC ;D

Mas falando sério, pra jogos é realmente complicado, mas edição de vídeo eu não vejo como windows pode ser melhor, temos Kdenlive e Cinelerra. Isso sem flar no OpenShot que é extremamente simples. Se fosse pelo menos Mac n ia ser tão ruim, mas comparar com windows acho que não vale.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2009, 18:56 por Falco90 »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2009, 14:23 »
Acredito que o Linux consiga utilizar melhor um processador com vários núcleos em relação ao Windows, sabendo configurar e compilar um kernel.
Para edição de vídeos os Macs tem uma certa vantagem.

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2009, 18:04 »
Pra jogos, windows. Não tem muito o que discutir... Linux tem jogos bons também, mas o windows tem os mesmos.
Então deixa lá sua partição com o windows, não tem do que se envergonhar disso. rs

Mas quanto a edição de foto e vídeo, a coisa mudou muito nesse último ano especificamente, principalmente em relação a vídeo. Muitos projetos bons surgiram e continuam em desenvolvimento. Windows sempre teve bons softwares, mas o sistema nunca foi feito pensando nesse tipo de performance (bem, só de iniciar o windows 7 ele já consome 1/4 dos meus 4gb de ram), enquanto que o linux sempre soube aproveitar melhor os recursos da máquina e a arquitetura (é possível compilar certos programas com o suporte a multicores, e eles ficam absurdamente rápidos, como o caso de encoders de video)... Então juntando isso com os softwares que estão surgindo pro linux, eu acho que vale a pena sim investigar isso mais a fundo.

Infelizmente eu não posso dar mais informações pois sou apenas curioso da área... mas o pessoal que trabalha com isso sabe o que to dizendo.
Googling since 1999.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2009, 18:54 »
Pra jogos, windows. Não tem muito o que discutir... Linux tem jogos bons também, mas o windows tem os mesmos.
Então deixa lá sua partição com o windows, não tem do que se envergonhar disso. rs

Mas quanto a edição de foto e vídeo, a coisa mudou muito nesse último ano especificamente, principalmente em relação a vídeo. Muitos projetos bons surgiram e continuam em desenvolvimento. Windows sempre teve bons softwares, mas o sistema nunca foi feito pensando nesse tipo de performance (bem, só de iniciar o windows 7 ele já consome 1/4 dos meus 4gb de ram), enquanto que o linux sempre soube aproveitar melhor os recursos da máquina e a arquitetura (é possível compilar certos programas com o suporte a multicores, e eles ficam absurdamente rápidos, como o caso de encoders de video)... Então juntando isso com os softwares que estão surgindo pro linux, eu acho que vale a pena sim investigar isso mais a fundo.

Infelizmente eu não posso dar mais informações pois sou apenas curioso da área... mas o pessoal que trabalha com isso sabe o que to dizendo.
Não é só nos últimos anos. Olha só que eu achei no google, artigo de 2003:
http://digitalcontentproducer.com/dcc/revfeat/video_linux_hollywood/

Offline JowCG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2009, 19:44 »
Esses programas que o Falco90 citou eu não conhecia, acho legal, pq ao menos nessa área de vídeo não vejo muito informação para Linux, a maioria dos tutoriais (pra nao dizer todos) que vejo pela internet são pra Windows, então se realmente tem surgido bons softwares para Linux também, acho que nao entao muita informação ainda sobre eles.

Nos grandes sites e foruns sobre vídeo, como o doom9, vmesquita, htforum, clube do hardware, se encontra facilmente tutoriais e grandes informações para Windows, mas quase nada para Linux.

A parte de produção 3D eu não entendo, só citei pq acredito que seja uma área que use bastante o potencial do Pc.

niquelnausea, não é qualquer um que consegue configurar e compilar o kernel, eu nem me atrevo a tentar. :)

O pessoal que usa por exemplo programas da Adobe como Photoshop, Illustrator, After Effects, fica difícil viver só no Linux. Eu não uso nenhum desses, já usei pouco o PS, que não funciona legal no Wine e não é de fácil substituição pelo Gimp.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2009, 19:50 por JowCG »

Offline Iuri_VHC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2009, 21:14 »
melhor coisa que tu faz

faz a partição com linux e windows

se tem um programa que  vc axa ke no windows eh melhor,a partição dele ta ali pra isso!


Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2009, 21:37 »
Olha, aqui as vezes fica lento e o clock continua no do C'nQ.
Eu acho que se souber adaptá-lo(compilar) ele fica melhor que Windows, Mac, etc.
Mas se tiver preguiça fica só igual :P
Posso ajudar a sugerir um PC?
Qnto pode gastar?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2009, 23:15 »
melhor coisa que tu faz

faz a partição com linux e windows

se tem um programa que  vc axa ke no windows eh melhor,a partição dele ta ali pra isso!
Concordo.

Tipo, se vc acha que GIMP é melhor ou tem o mesmo potencial que PhotoShop, mesmo a mudança sendo dolorosa, é melhor ir mudando, nem que seja aos poucos, começando com trabalhos mais simples. Para no final usar algo melhor ou pelo menos parar de reiniciar o PC toda hora só pra usar outro programa. Mas se achar o programa do outro SO realmente melhor, que use o melhor, nem que pra isso tenha que reiniciar o PC.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2009, 23:39 por Falco90 »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2009, 23:54 »
Concordo em usar a máquina em regime de dual boot, tipo Seven e Linux, assim se tem o melhor dos dois mundos. Para "facilitar" a vida de quem usa o dual boot, basta configurar pastas "equivalentes" de programas equivalentes aos dois sistemas na partição do Windows, como o Azureus, Deluge, Thunderbird, aMule e tal, para no caso de ter que usar o Windows e continuar alguma tarefa p2p que estava fazendo no Linux. Desse jeito, digamos que o usuário esteja fazendo um download de um seriado usando o Azureus no Linux; como a pasta de downloads do Azureus está na partição do Windows, se por acaso o usuário tiver que ir no Windows por alguma razão, poderá continuar a tarefa de download usando o Azureus do Windows enqto faz o que tem que fazer.

Eu sou exemplo de usuário relativamente pesado de micro e faço tudo no Linux, meu Windows é mais pra jogar ou pras minhas "vizinhas" usarem a máquina qdo não gostam do Linux. Digo usuário pesado pois edito vídeos e áudio, faço dvds de cds, ripo cd e dvd, traduzo, faço e sincronizo legendas, faço mixagens e montagens de áudio e por aí vai, as ferramentas são práticas e depois que se pega o jeito é a jato. Um exemplo prático de uso do Linux é a possibilidade de, através de um script ou uma linha de comando, converter um vídeo comum e juntar a ele uma leganda para funcionar em celulares ou players de mp4 que parecem um iPhone. No Windows, são necessárias "duas passadas", ou seja, uma conversão básica do vídeo para fixar a legenda e eventualmente cropar o vídeo e depois uma nova conversão para adequar o formato final de bitrate e tal para o celular ou player de mp4 rodar o vídeo.

Dê uma olhada aqui:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/inserirlegenda.htm
http://sidserra.phpnet.us/playermp4.htm
http://sidserra.phpnet.us/amv.htm
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2009, 15:16 »
Quem gosta de multimídia, vale a pena conhecer o Ubuntu Studio.

Offline JowCG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2009, 22:43 »
velox256, valeu pelas informações, vou conferir, sempre achei meio difícil usar o mencoder e o ffmpeg, são muitos comandos, seria melhor se encontrasse uma GUI pra isso. Eu já vi uma, não lembro o nome, mas é para o KDE, ficou toda bugada aqui no Gnome.

Quanto a usar em Dual Boot, tem as vantagens de vc poder usar todo que gosta, mas a desvantagem de ficar reiniciando. Além de que em Dual, acabe-se usando mais o Windows e o Linux fica só ocupando espaço, pelo menos comigo era assim, quando tinha Dual.

Alakazan, já que tocou no assunto, penso em comprar um PC mais ou menos assim:

Phenom II X3 720 Black Edition Box 2,8Ghz = R$ 264,99
OU
Phenom II X4 945 Box 3.0Ghz = R$ 336,00

Markvision  DDR3 1333 - 2 GB = R$ 118,00

Asus M4A785TD-M EVO = R$368,90 (ou M4A785TD-V EVO)

A placa de vídeo on-board é ATI Radeon HD 4200, pra game é fraca, mas a princípio irei utilizar para ver vídeos e pelo que li ela trabalha numa boa para Home Theater PC, roda tranquilo video Full HD. Se mais a frente sentir necessidade talvez compre uma ATI HD 4770 512MB DDR5 R$ 342,00.

Acredito que a princípio usarei o meu gabinete e fonte atuais, uma Seventem 420w, acredito que ela aguente numa boa né ?

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2009, 01:07 »
Para edição de video o windows é melhor pois oferece programas de melhor qualidade que o Linux.
Melhor fazer um dual boot como já disseram alguns.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2009, 10:13 »
Acredito que a Seventeam aguente sim, porém tem algumas linhas dela que devem ser evitadas, a BKV por exemplo (ou era BKZ?).
As únicas recomendações que eu tenho é que o x3 720 ao que parece parará de fabricar, e que vale muito a pena pegar o 945 revisão C3, com TDP de 95 Watts, se achar. Ele é um monstro de over :P (e consome e esquenta bem menos que o C2 125 Watts).
RAM não pegue Markvision, pegue Corsair, Kingston, OCZ, GSkill, por exemplo. E se der pegue 2x 2GB, pois além de aumentar o desempenho devido ao dual channel, aumenta bastante o desempenho do vídeo onboard.
Essa tua config não chegará a consumir nem 250 watts, a fonte aguentará sim. Só não use estabilizadores e seus malditos reles, que só servem pra duplicar o trabalho da fonte, ok?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: O Linux tem capacidade de tirar o máximo de proveito de um novo Pc ?
« Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2009, 11:41 »
Para edição de video o windows é melhor pois oferece programas de melhor qualidade que o Linux.
Melhor fazer um dual boot como já disseram alguns.


FATO!