Autor Tópico: Problema com o Ubuntu 9.10, Labels, Travamento e Resolução de Tela...  (Lida 2179 vezes)

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Olá. Acabo de instalá-lo aqui, e vi que muita coisa mudou desde o anterior, mas nada de grave aconteceu até o momento...

Só estou quebrando a cabeça com 3 coisas :

1 - Tenho 3 contas de usuário para a família toda, todas com senha. Ao iniciar o linux, o mouse fica uns 10 segundos travado, e depois tudo volta ao normal (me possibilitando fazer o login). Queria saber se isso aconteceu com mais alguém, e se vocês teriam alguma idéia do que seria isso, e como resolver...

2 - Tenho 2 partições (Windows e Dados), que sempre tenho à mostra no desktop do ubuntu... mas não sei porque, agora vem escrito "Mídia de X GB de dados" ao invés dos nomes referentes ao windows e aos dados...

No 9.04 resolvi isso com o programa "pysdm", bem tranquilo... mas dessa vez reparei que não adiantou (ou adiantou pouco, já que mandei eles serem montados automaticamente no início da sessão, e deu certo), os labels (rótulos) não mudam de nome, e não tenho permissão para apagar arquivos por exemplo (nem como root).

Além disso, o drive de CD não aparece de jeito nenhum... O curioso é que quando virei root, os nomes Windows e Dados estavam lá, como queria, mas no meu usuário normal, nada... e o drive de cd aparece quando estou como root...

3 - A resolução de tela, que no 9.04 foi fácil de mudar (no terminal, virei root e digitei nvidia-settings, e aí foi só setar a resolução que queria - 1280 x 1024, e mandar salvar - Save to X Configuration File)... agora no 9.10 consigo fazer isso também, mas na hora de mandar salvar ele diz que não foi possível fazer o parser - a frase exata eu esqueci agora - , ou seja, na próxima seção eu tenho que fazer o mesmo processo de novo porque ele não consegue salvar...

Ouvi dizer que essa versão tem algo diferente em relação ao xorg.cfg, é verdade ?

----------------------------------

Enfim, é isso. Não são problemas graves, mas que incomodam e que podem vir a ser motivo de chacota por parte dos amigos "windows-users" aqui, entendem ?

qualquer dica/ajuda tá valendo.. valeu...

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Problema com o Ubuntu 9.10, Labels, Travamento e Resolução de Tela...
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2010, 01:17 »
tentei fazer um truque, mudei a extensão do meu xorg, e fui de sudo nvidia-settings de novo, e cinsegui criar um xorg novo... bom, acho que deu certo, só preciso reiniciar a máquina aqui pra confirmar...



________________________________________________________


Quanto ao pysdm, é outro problema...

nesse momento tento não só mudar os labels (os nomes corretos só aparecem pro root), como também fazer o drive de dvd aparecer aqui pra mim (só aparece pro root).

Após clicar em Assistant, sempre está marcada a opção "Mount file system in read-only mode", que por mais que eu a desmarque, ela sempre volta, mesmo eu estando como root...

Olha a mensagem que aparece no console :


-----------------------

Warning: Unknown option: rw
Warning: nouser is not suitable for user
Warning: Unknown option: async
Warning: nls=iso8859-1 can be not suitable for nls
Warning: umask=000 can be not suitable for umask
Warning: nls=iso8859-1 can be not suitable for nls
Warning: umask=000 can be not suitable for umask


-----------------------


Desconfio que todos os problemas estão ligados, com causa direta nessa questão das permissões...

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Problema com o Ubuntu 9.10, Labels, Travamento e Resolução de Tela...
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2010, 14:43 »
bom, confirmando, a resolução de tela agora inicializa OK...

mas continuo batendo a cabeça aqui com os outros problemas, alguém poderia dar uma luz ?

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Problema com o Ubuntu 9.10, Labels, Travamutilitáento e Resolução de Tela...
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2010, 13:33 »
achei que o problema do utilitário de unidades poderia estar relacionado ao problema das permissões...mas não tenho idéia de como mexer nisso...

nos outros ubuntus, mais antigos, e até mesmo o 9.04, não tive maiores problemas pra renomear aquela frase feia que fica no desktop, a do Disco rígido de X GB...e como no root "deu a impressão" de que o rótulo tinha mudado... achei que haveria alguma solução pro caso...

percebi que quando entro na minha conta, se clicar rapidamente no nautilus, consigo ver o drive de dvd sendo montado durante 1 segundo, depois ele desaparece (aí só dá pra ver ele no modo root)...

será que tenho que mexer naquelas paradas de umask, fstab ?

quanto ao problema do travamento na hora do login, o dos 10 segundos... já me conformei com ele...



mas sei que pelo menos tenho que tentar resolver o problema mais grave, que é o do drive de dvd...

será que mais alguém teria mais alguma idéia pro problema ? sou grato a todos...