Autor Tópico: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..  (Lida 10681 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Essas são dicas simples mas que pode evitar muita dor de cabeça.

Primeira dica
, procure não usar o update para atualizar a versão do seu Ubuntu mas sim fazer uma instalação limpa( baixar a iso do ubuntu e gravar num cd).
                           Antes de fazer a instalação faça um teste rodando o live-cd sem instalar para ver se não terá problemas. (sugestão do live-cd rjbgbo segundo comentário abaixo)

Segunda dica removido por divergências de opinião segundo comentários abaixo.

Terceira dica durante a instalação você pode definir uma partição separada para sua HOME (pasta pessoal) outra para a pasta raiz / e outra para swap.
Se tiver que reinstalar o Ubuntu ou instalar uma nova versão não precisará mexer na partição da sua pasta pessoal onde está teoricamente todos os seus dados (vídeos, fotos, downloads, configurações de aplicativos...)

Quarta dica após a instalação existe uma ordem lógica do que deve ser feito lhes direi quais são:

a) Primeiro de tudo configure a internet sem ela você não irá conseguir fazer nada.

b) Segundo vá em Administração -> Canais de software e na guia "outro software" você verá que alguns dos canais de software estarão desabilitados poderá habilitá-los para usar fontes não oficiais de software.
Em palavras simples: Baixar programas que o Ubuntu deixa bloqueado por não querer ser processado por questão de patentes.

c) Verificar o driver de vídeo, principalmente se usará recursos 3ds e efeitos visuais. Para ver se sua placa irá rodar 3d vá em Sistema->Preferências->Aparência->Efeitos Visuais->Selecione os recursos extras.
Provavelmente o próprio Ubuntu se encarregará de instalar o driver apropriado para isso se não abrir os "recursos extras", se o ubuntu não resolver use envy (pesquise no google).
Isso é importantíssimo porque imagine ter devotado horas para instalar o ubuntu e instalar tudo que tem direito, só depois verifica que o driver de vídeo não funciona como placa aceleradora 3d.

d) Verifique em Sistema->Preferência->Vídeo    se sua resolução está em 85hz ou acima. Se estiver abaixo disso prejudicará sua vista.

e) Primeiro de tudo baixe o totem-gstreamer que não vem instalado no ubuntu 9.10 e é responsável pela pré-visualização (aquelas miniaturas de vídeo)
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install totem-gstreamer
f) Abra Locais-> Pasta pessoal -> na janela que abrirá (chama-se nautilus) vá em editar-> preferências->
Outros arquivos visualizáveis-> mostrar miniaturas
->Sempre -> apenas para arquivos menores que:->4gb

e)O resto pode ser visto nesse vídeo do youtube: Muito bom o vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=1qcVYSNJ9to

Quinta dica o crédito pela dica é do velox256
5- Depois de tudo instalado (programas de uso e tal), fazer um bkp do cache do apt com o AptOnCd e depois um bkp do sistema usando o Remastersys, para no caso de problemas (no caso o Remastersys) é só mandar instalar o live-dvd criado e ter o sistema de volta com tudo instalado.

Se o live-dvd criado der erro da inicialização devido aos módulos squasfs, aufs ou outro 'fs' que não permita o boot do mesmo, basta instalar o kernel do Ubuntu 8.10 e fazer o live-dvd a partir desse kernel que o live-dvd vai funcionar. No caso do Debian, o Remastersys funciona sem problemas com o kernel original (2.6.26.2), mas o bkp completo também coloca os outros kernels instalados, basta configurar o vídeo na hora de dar boot com o sistema já instalado.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 11:30 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
ucastrobr, suas considerações são extrema/ pertinentes.
somente gostaria de add uma obs: testes c/ o livecd são importantes de serem feitos antes da instalação propriamente dita, como testar a conexão de Internet, e demais periféricos caso possa pelo livecd do Ubuntu.
e também se municiar de documentação de possíveis problemas a respeito de respectiva versão p/ cada hardware.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Gostei das suas dicas, como sempre, porém discordo 1000% da segunda, se me permite.

Se todos passarem a usar a distro após um mês os bugs não serão encontrados tão rapidamente, e ai ela estará como você quer após 2 meses.

Eu por exemplo, que sempre tenho um hardware bem escolhido, nunca tive grandes problemas, mesmo instalando (algumas vezes) antes da versão final, assim isso da distro estar "boa" para o uso (ou não) é bem particular.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 22:43 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Resposta a Rjbgbo:
Fazer teste com live-cd é ótimo, embora não revele todos os problemas tipo "grub 2", mas usar o live-cd é uma boa dica que colocarei acima na introdução do tópico.
Veja no link abaixo faz cerca de um mês que você disse que a instalação limpa é a mais recomendada igual minha sugestão:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,58430.0.html
Com respeito a instalação limpa, não sou só eu que sou adepto dessa filosofia mas muitos outro como o Galactus, e vários do fórum gringo ubuntu que são experientes.
Instalação limpa:
Pode haver um pouco de trabalho adicional envolvido configurar tudo, mas isso não é nada comparado com a dor de uma atualização correu mal.
Se já está instalada uma versão do Ubuntu, e existe uma versão nova, é possível fazer uma atualização, porém, seu sistema ficará mais carregado, isto é, com mais arquivos, significando mais espaço ocupado no seu HD.
Por isso é recomendável uma instalação limpa. Quando se procede assim, formata-se e instala-se a versão mais recente, só fica instalada a última versão do kernel e as configurações novas.
Todavia o upgrade tem se revelado mais seguro a cada versão nova do Ubuntu.
Como ao Ubuntu se renova a cada 6 meses, é importante pensar em qual tipo de instalação seria adequada para, no futuro efetuar uma re-instalação, mas mantendo algumas configurações e arquivos.
A colocação da pasta /home em uma partição separada pode ajudar a resolver esse problema.
Alguns prós da instalação limpa.
* Não muda nada na rotina de instalação.
* Pode mudar a tabela de partições, se quiser fazer alguma mudança.
* Estará com um sistema “virgem”, sem nenhuma modificação.
* Para um iniciante é ótimo para aprender a configurar o sistema e ir se desenvolvendo.
Não é uma medida extrema, sou capaz de apostar quem daqui uns 4 anos ficar dando só upgrade terá um monstrengo de sistema.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 02:12 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Você entendeu tudo errado!

Na verdade espero que você tenha é brincado comigo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
ucastrobr isso não é assunto para se discutir via MP, é algo interessante demais e deve ser compartilhado/discutido por todos.

Eu trabalho com desenvolvimento a quase 20 anos, e nunca vi um novo sistema/programa/pacote/Sistema Operacional (ou sei lá o que) nascer sem bugs. Mesmo quando é apenas o lançamento de uma nova versão.

Sabe o que deixa o sistema robusto e sem erros? O uso, o dia-a-dia na mão do usuário, pois retorno por parte deles dos bugs e problemas é essencial para o amadurecimento e crescimento da aplicação.

Assim fico imaginando o pior cenário da sua (segunda) dica: 100% dos usuário demorarem 1, 2 ou 1000 meses para começar a usar uma nova versão!

Sabe o que acho que aconteceria? Quando começarem a usá-la, ela vai ter sido tão pouco colocada a prova que vai estar praticamente como no lançamento!

Entenda que respeito você demais e acho sua participação no fórum das mais importantes (já te disse isso por MP, e em aberto, e se não disse esta dito!), mas para mim sua dica é a mais furada que poderia ser, infelizmente. Não leva a mal essa pequena crítica, é apenas ao item 2 mesmo, no mais esta de parabéns (como sempre).

Sacou agora?

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Concordo com você que se "todos" instalassem o ubuntu um mês após surgiria os mesmos bugs que se tivessem instalado um mês antes.
Mas não é essa a idéia.
Veja que a sugestão é para os iniciantes que geralmente não é a maioria instalarem cerca de um mês  após o lançamento e não todos, porque os mais experientes instalam durante o lançamento para sentirem os bugs e postarem correções e os menos experientes instalam após um mês que já haverá inúmeras "soluções" para perguntas tipo:
atualizei meu sistema e agora não consigo...?

Bom mesmo assim irei retirar o item 2 da postagem.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 02:03 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Acho que toda experiência é válida, seja para o iniciante usando um sistema novo, seja pelo retorno que ele pode dar em prol do amadurecimento do sistema.

Quanto menos conhecimento ele tem, mais coisas erradas ele deve fazer, e o normal é que o sistema deve ser bom o suficiente para não deixar que ele o faça. Então muitas vezes um bug no sistema é deixar algumas coisas acontecerem, e achar esses erros é difícil para usuários experientes, que nunca caem em algumas coisas banais. Ter o retorno dos problemas encontrados pelos iniciantes é muito interessante (se eu contar coisas que já vi você cai no chão de rir!).

Então o uso de todos os tipos de usuário são essenciais para o amadurecimento de um sistema.

Acho legal uma comunidade por isso, opiniões diferentes levam a discussões interessantes. Gosto de ver todos os pontos de vista.

[]'s meu amigo, vamos aguardar a opinião dos outros, só espero não disvirtuar seu tópicos.

Cristiano
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 02:01 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Uma receita minha que eu sempre sigo nas minhas instalações de Ubuntu ou Debian tem algumas coisas que foram colocadas aqui, mas vou acrescentar algumas coisas:

1- Testar live-cd é válido, principalmente no tocante à placa de som, se funcionar já é meio caminho andado, mesmo que o vídeo fique como Vesa e não o driver certo;
2- Instalar o sistema com a pasta /home separada pra evitar 'cagadas' do sistema em caso de reinstalação do mesmo;
3- Uma vez instalado o sistema, a primeira coisa a fazer é configurar a conexão com a internet, habilitar os novos repositórios e partir pra atualização do mesmo;
4- Uma vez atualizado, se tiver uma placa de vídeo nVidia ou ATI, instalar os drivers da mesma;
5- Depois de tudo instalado (programas de uso e tal), fazer um bkp do cache do apt com o AptOnCd e depois um bkp do sistema usando o Remastersys, para no caso de problemas (no caso o Remastersys) é só mandar instalar o live-dvd criado e ter o sistema de volta com tudo instalado.

Se o live-dvd criado der erro da inicialização devido aos módulos squasfs, aufs ou outro 'fs' que não permita o boot do mesmo, basta instalar o kernel do Ubuntu 8.10 e fazer o live-dvd a partir desse kernel que o live-dvd vai funcionar. No caso do Debian, o Remastersys funciona sem problemas com o kernel original (2.6.26.2), mas o bkp completo também coloca os outros kernels instalados, basta configurar o vídeo na hora de dar boot com o sistema já instalado.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Velox256 também estou pensando em instalar o Debian no meu pc diria que de todas as distrus é a mais confiável, mais testada, além do que já existe o kernel final para Debian kernel 2.6.32.
http://blog.robertalks.com/index.php/2009/12/03/kernel-2-6-32-final-for-debianubuntu-is-here/

Velox256 irei incorporar algumas de suas dicas no tópico acima.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 11:31 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2010, 11:59 »
Vou dar uma sugestão !!

Após o sistema todo instalado inclusive programas de uso tipo amsn,vlc,frostwire, codecs de vídeo e áudio e por ai vai, de acordo com casa usuário, sugiro a criação da ISO do cache com o APTONCD caso o usuário necessite reinstalar o sistema ele não vai precisar sair baixando tudo novamente. Quando comecei a usar o APTONCD, quase todo fim de semana quando não tinha nada pra fazer eu formatava o pc.srsrsr
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2010, 13:57 »
E não foi o que eu falei no item 5 de modo resumido?  ;D


Vou dar uma sugestão !!

Após o sistema todo instalado inclusive programas de uso tipo amsn,vlc,frostwire, codecs de vídeo e áudio e por ai vai, de acordo com casa usuário, sugiro a criação da ISO do cache com o APTONCD caso o usuário necessite reinstalar o sistema ele não vai precisar sair baixando tudo novamente. Quando comecei a usar o APTONCD, quase todo fim de semana quando não tinha nada pra fazer eu formatava o pc.srsrsr
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:04 »
E não foi o que eu falei no item 5 de modo resumido?  ;D


Vou dar uma sugestão !!

Após o sistema todo instalado inclusive programas de uso tipo amsn,vlc,frostwire, codecs de vídeo e áudio e por ai vai, de acordo com casa usuário, sugiro a criação da ISO do cache com o APTONCD caso o usuário necessite reinstalar o sistema ele não vai precisar sair baixando tudo novamente. Quando comecei a usar o APTONCD, quase todo fim de semana quando não tinha nada pra fazer eu formatava o pc.srsrsr

Nossa, é verdade mesmo, eu li o post quando tinha acabado de acordar  ;D.

Fala nisso acho q estou viciado nesse fórum .  :D
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:08 »
No meu caso eu mesmo compilo o kernel pra deixá-lo mais enxuto e esperto, dá uma olhada aqui, tuto de compilação e tem até um site com arquivos .config que podem ser usados para configurar os parâmetros de compilação. Eu estou usando o kernel 2.6.32.5 no meu Debian:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/kerneldebian.htm

Citar
http://merkel.debian.org/~jurij/

O tutorial tem que ser adaptado à versão do kernel que vai se compilar, lógico...




Velox256 também estou pensando em instalar o Debian no meu pc diria que de todas as distrus é a mais confiável, mais testada, além do que já existe o kernel final para Debian kernel 2.6.32.
http://blog.robertalks.com/index.php/2009/12/03/kernel-2-6-32-final-for-debianubuntu-is-here/

Velox256 irei incorporar algumas de suas dicas no tópico acima.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:10 »
Que nada, vc falou de modo completo o que eu resumi, heheheh... O completão pode ser visto aqui:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/aptoncd.htm


E não foi o que eu falei no item 5 de modo resumido?  ;D


Vou dar uma sugestão !!

Após o sistema todo instalado inclusive programas de uso tipo amsn,vlc,frostwire, codecs de vídeo e áudio e por ai vai, de acordo com casa usuário, sugiro a criação da ISO do cache com o APTONCD caso o usuário necessite reinstalar o sistema ele não vai precisar sair baixando tudo novamente. Quando comecei a usar o APTONCD, quase todo fim de semana quando não tinha nada pra fazer eu formatava o pc.srsrsr

Nossa, é verdade mesmo, eu li o post quando tinha acabado de acordar  ;D.

Fala nisso acho q estou viciado nesse fórum .  :D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.