Autor Tópico: Como aumentar o tamanho da partição?  (Lida 4188 vezes)

Offline migraineboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Como aumentar o tamanho da partição?
« Online: 17 de Maio de 2006, 21:19 »
Pessoal, instalei o Dapper na partição em que, anteriormente, usava o Breezy. Acontece que com as sucessivas atualizações cheguei ao ponto em que já não tenho espaço pra nada. Além dessa partição, possuo uma partição NTFS com o Windows e uma FAT32 com arquivos, comum aos 2 OS. O que quero saber é se tenho como aumentar a minha partição do Dapper diminuindo a da FAT32 sem ter que  formatar e sem perda de dados. No Windows já fiz isso com o partition magic e foi perfeito. Quero saber, tem como fazer o mesmo no Ubuntu?

Offline migraineboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Como aumentar o tamanho da partição?
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2006, 19:07 »
E aí, ninguem me ajuda? Já estou com 99% do espaço de minha partição ocupado...

Darcamo

  • Visitante
Como aumentar o tamanho da partição?
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2006, 22:35 »
Eu sei que é possível vc redimensionar essa partição FAT e criar uma outra para usar também no linux. Mas não sei se é possível redimensionar a partição do Linux (usando Ext3 ?) para aproveitar esse espaço.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como aumentar o tamanho da partição?
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2006, 02:19 »
Você pode arrumar mais epaço apagando o arquivo de Cache do apt! Pode fazer isso pelo Synaptic mesmo.

Synaptic > Configurações > Preferências > Arquivos

Daí clique no Apagar arquivos de Pacote do Cache!

Quanto a redimensionar a sua partição vai depender de como você realizou a sua formatação. De qual a ordem das suas partições.

Se você fez assim:

Windows / Linux / FAT32

Tudo bem.

Mas se foi:

Windows / FAT32 / Linux

Realmente não sei. Nunca tentei assim. Você deve usar o Gparted em um Live-cd para redimensionar as partições!

Por favor leia as intruções dele antes de usá-lo!


http://gparted.sourceforge.net/larry/resize/resizing.htm

http://gparted.sourceforge.net/larry/generalities/gparted.htm
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline migraineboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Como aumentar o tamanho da partição?
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2006, 16:58 »
Citação de: "galactus"
Você pode arrumar mais epaço apagando o arquivo de Cache do apt! Pode fazer isso pelo Synaptic mesmo.

Synaptic > Configurações > Preferências > Arquivos

Daí clique no Apagar arquivos de Pacote do Cache!

Quanto a redimensionar a sua partição vai depender de como você realizou a sua formatação. De qual a ordem das suas partições.

Se você fez assim:

Windows / Linux / FAT32

Tudo bem.

Mas se foi:

Windows / FAT32 / Linux

Realmente não sei. Nunca tentei assim. Você deve usar o Gparted em um Live-cd para redimensionar as partições!

Por favor leia as intruções dele antes de usá-lo!

http://gparted.sourceforge.net/larry/resize/resizing.htm

http://gparted.sourceforge.net/larry/generalities/gparted.htm


Obrigado pelas respostas, vou fazer aqui o que vc recomenda. Outra pergunta que agora me ocorreu aqui agora: Se eu baixar e instalar uma versão dayly, será que usará menos espaço?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como aumentar o tamanho da partição?
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2006, 18:03 »
Se você fizer uma nova instalação do zero, terá que instalar todos os programas novamente. Por isso ele vai ser menor logo depois que você instalou, mas depois vai crescer do mesmo jeito. Só que menos dessa vez, já que a data limite para a versão RC está chegando. Dia 25. Então as atualizaçoes constantes das outras versões Alpha não mais existirão.

Eu recomendaria deixar uns 10GB para o Dapper.


Só o Dapper e depois que você instalar todos os pacotes Multimídia, irão ocupar cerca de 3,0GB!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline caoTICS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Emancipe-se da escravidão mental!
    • Ver perfil
Re: Como aumentar o tamanho da partição?
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:29 »
Oi Gurizagem Medonha, gostaria de saber se é possível tal operação e COMO faze-la sem perder dados.
1: Tenho um hd de 14Gb, primeira partição swap 512, segunda ubuntu dapper, ext3 com 9gb e na última parte do hd esta vazia uma partição de 4gb e em fat32, gostaria de COLOCAR os 4gb vazios dentro da alocação da EXT3, para o linux aproveitar todo o espaço, como é possivel fazer isso sem destruir meu sistema de arquivos?
Não quero por em risco minha configuração atual.