Autor Tópico: Games de ponta, pq não?  (Lida 15539 vezes)

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Games de ponta, pq não?
« Resposta #75 Online: 24 de Maio de 2010, 07:44 »
Aliás, vou aproveitar pra perguntar:
Se eu instalar o opengl4 e jogar um jogo mais pesado pra linux, tipo o 'heroes of newerths', o jogo roda melhor?
Ou só faz diferença se for um jogo bem mais pesado tipo os que tem pra windows, como o crysis?

Não posso dizer com certeza, mas a princípio não faria diferença alguma, ao menos que o jogo tenha sido desenvolvido para OpenGL 4, não importa o peso, ou então no caso de um jogo portado, o WINE utilize as bibliotecas do OpenGL 4 na conversão das instruções DirectX.

Vale lembrar que tanto no caso do Windows quando do Linux, depende muito mais dos drivers de vídeo suportarem as novas extensões, do que o sistema operacional em si, já que as extensões OpenGL's aceleradas normalmente são distribuídas dessa forma.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Games de ponta, pq não?
« Resposta #76 Online: 24 de Maio de 2010, 18:33 »
Na caixa da minha placa de video diz que ela suporta o opengl 2.1, será que se eu instalar essas ultimas versões de drivers ela ira passar a reconhecer essas novas versões? Ou é que nem o directx 11, que só as novas placas reconhecem? :-X


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Games de ponta, pq não?
« Resposta #77 Online: 25 de Maio de 2010, 14:41 »
Na caixa da minha placa de video diz que ela suporta o opengl 2.1, será que se eu instalar essas ultimas versões de drivers ela ira passar a reconhecer essas novas versões? Ou é que nem o directx 11, que só as novas placas reconhecem? :-X


[]'s


Alyscom

Apenas as novas placas suportam, da mesma maneira que acontece com o DirectX.

OpenGL 4 por exemplo, é suportado apenas pelas GeForce série GT/GTX 400 e Radeon série 5000.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Games de ponta, pq não?
« Resposta #78 Online: 30 de Maio de 2010, 12:12 »
Não sei se alguem chegou a responde. Mas de qq forma vou tentar explicar o que acontece.
Quando uma empresa é contratada para fazer algum game, a contratante costuma fazer algumas exigências. E uma exigência muito comum é que o jogo suporte apenas a plataforma Windows.Outras vezes querem que o jogo seja multi-plataforma ou seja win e mac.
Também é bem comum o jogo ser desenvolvido totalmente em linux e só vendido para windows ou mac. Por enquanto acho muito difícil que os developers consigam vender seus games para o pinguin já que rola muita burocracia dos publishers e interesse de alguns OS.
O engraçado é que quase todos os MMOs rodam em servidores linux com clients somente para windows.. Como se eles não tivessem clients para linux também..