Problema: Eu precisava instalar o Ubuntu, num micro
sem internet. Queria a instalação padrão mais os programas que gosto.
(scripts em breve - acho)
pré requisitos:- micro com internet e ubuntu instalado/configurado/atualizado
- micro sem internet, com ubuntu (ou outro debian like)
- midia para transportar dados (hd-usb, CD-ROM, DVD-ROM, DVD-RAM etc)
No micro com internet:-
sudo apt-get update para atualizar a lista de pacotes. Verifique com atenção para não fazer backup problematicos.
- copie os pacotes .deb de
/var/cache/apt/archives/ (pacote dos programas)
- copie o arquivo
/etc/apt/sources.list (lista de repositorios)
- copie os arquivos de
/var/lib/apt/lists/ (base de dados, do que tem em cada repositorio)
No micro sem internet:- restaure os arquivos copiados anteriormente :cool:
Observacoes:- Os updates automáticos ja instalados no micro com internet, vão estar disponiveis para instalação, no micro
sem internet
-
sudo apt-get install (pacote) funciona perfeito, instalando as dependencias etc
- As GUIs do apt-get acho que apagam/baixam os /var/lib/apt/lists/ ... se usar eles (as GUIs) num micro sem internet, esse diretorio lists/ fica vazio e o apt-get install nao funiciona.
Por isso e, importante fazer um apt-get update
antes de fazer o backup dese diretório.
- percebi que o
bum (Boot Up Manager) também apaga o "lists" se não tiver internet.
- ops, eu ainda não vi direito onde ficam os temporários das instalações das fontes ms-ttf... e pacotes de outros scripts fora o apt-get... aqueles com wget por exemplo.
- na hora de copiar os .deb, eu gosto de usar o rsync dai ele apenas atualiza o backup. muito prático pra usar com meu dvd-ram externo
-> testei isso hoje, depois de dar uma olhada no script "gerar kokar" que tem no kurumin... (isso foi na epoca do post original)
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5915- talvez seja mais fácil fazer uma adaptação pro Ubuntu do script original do Morimoto: "Gerar Kokar". Esse script faz o backup acima descrito, criando uma imagem .iso para ser gravada no CD.
http://www.guiadohardware.net/kurumin/scripts/gerar-kokar* foi o galactus que insistiu para eu postar isso :wink: