He he he
Eu quebrei bem a cabeça a respeito deste modem e percebi, a duras penas, que o modem é problemático mesmo. Hoje, dou preferências aos da Huawei que pelo menos tem suporte técnico da empresa e são bem difundidos no mercado, aumentado a possibilidade de ajuda entre nós usuários do Ubuntu. A ZTE, realmente, é uma empresa que deixou a desejar criando um modem que deveria funcionar no Linux e não funciona no Linux.
Eu adquiri, recentemente, o roteador Huawei D100 junto com o modem E1756 e depois que os configurei, nunca mais tive dores de cabeça com rede 3G. Deixo o roteador perto da janela e ele pega uns 100% de sinal, daí posso usar meu Ubuntu numa boa, em qualquer lugar da minha casa, sem me preocupar com intensidade de sinal nem sistema operacional.
Também consegui - aprendendo com as surras que levava do ZTE MF 645, ZTE MF 626, ZTE MF 100 e 110 (este MF 110 é terrível!!!), etc... - configurar alguns modelos de modens do mercado no Linux, como o E1756 e E156 da Huawei, o CS-10 da Nokia e o C178 da Bandluxe.
Recentemente, postei aqui no Ubuntuforum dois passo-a-passo para configurar o Nokia CS-10 e o Huawei E1756 no Ubuntu.
É essa a essência do Linux: os usuários se ajudarem.
Obrigado pela atenção
Éverton Wallas
Rio de Janeiro, 08 de julho de 2010. Quinta-feira.