Olá.
Vai a dica para quem tem esse modem e o serviço Claro 3G.
O Lucid Lynx - 10.04 não reconhece esse modem ao ser plugado na entrada usb. Também não adianta desmontá-lo. A situação é outra e simples.
Vários sites e foruns indicam a instalação dos pacotes "usb-modeswitch", "usb-modeswitch-data" e "modemmanager".
Pois bem. O "modemmanager" já vem instalado no Ubuntu. Os outros dois não, e isso é o cerne da questão. São eles que reconhecem os modems 3G. Infelizmente, não estão presentes no LiveCD, mas eu e vários outros já nos posicionamos no Lauchpad pedindo a inclusão nativa, pois essencial nos dias de hoje.
Então, a simples solução é instalar os dois pacotes e, a partir daí, esse modem 3G é reconhecido ao ser plugado no usb, não precisando ser desmontado para funcionar, e o instalador do network-manager faz a instalação correta do serviço Claro 3G.
Agora a parte sobrenatural da coisa: se plugar o pendrive-3G-E1553 diretamente no notebook, ele fica desconectando a cada 1 ou 2 minutos e não reconecta automaticamente, mesmo configurado no network-manager para tal. Existem dicas para outros modems 3G na net, mas não resolveram. Vi dicas para esse problema de conexão/desconexão como esta para o E160 (número mais aproximado do meu modem):
Editar o arquivo /etc/ppp/options e acrescentar ao final do arquivo depois de
# ---<End of File>---
"asyncmap 0xa0000
mru 1500
refuse-chap
ipcp-max-failure 30"
Não funcionou.
Aí observei que o lsusb indicava que ele era um "E620" ao invés de "E1553", tentei inúmeras dicas para o referido modelo e também não deu certo.
Por fim, já meio que aceitando que teria que ficar reconectando manualmente a cada 1 ou 2 minutos a minha conexão Claro 3G (também vi escrito em algum lugar que isto era problema de sinal) até que surgisse uma solução para tal problema, eis que ela pintou de maneira inesperada...
Ao usar o cabo extensor usb que veio com o modem o sinal ficou estável.
Sinistro... Deve ter alguma explicação física, química, matemática... mas eu é que não vou ficar lucubrando aqui.
Enfim, para que ninguém ache que é mera coincidência, não tive mais
nenhuma desconexão em horários diferentes e em locais diferentes e distantes em Curitiba.
É isto, solução muito simples para um problema que parecia gigantesco.